2 Trilho Monte Santa Isabel
Como manda a tradição da programação: “RESPIRAR FELIZ EM S. VICTOR”, à Comunidade da Freguesia e no início de Agosto, foram lançados dois desafios que juntam dois temas SAÚDE e CONVÍVIO numa só acção: a CAMINHADA.
A(s) “CAMINHADA(S) DA AMIZADE e da SAÙDE”, ocorreram nos dois últimos fins de semana, juntando dezenas de participantes, adeptos de “boas caminhadas”. A caminhada desde que recomendada, é um excelente meio de reforçar a saúde de cada um, sem custos e que ajuda a evitar a ansiedade, depressão, osteoporose, artrose, acidentes vasculares e câncer de intestino, auxiliando ainda no tratamento de diabetes. Por ser uma atividade aeróbica, provoca a oxigenação do cérebro, e se praticada rotineiramente, faz com que o organismo de cada um seja capaz de tranquilizar e dar a sensação de bem estar. A Caminhada e o CAMINHAR é por isso uma atividade democrática, excelente para socialização, que pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade, desde que alguns cuidados sejam tomados. O Dr. Kenneth Cooper (o criador do “Cooper”), aconselha ainda caminhar três vezes na semana, em ritmo acelerado por trinta minutos, pois esse facto reduz em 58% o risco de doenças cardiovasculares, que causam morte.
4 Trilho Monte Santa Isabel - Ze RodiguesA primeira das Caminhadas teve a escolha do AMIGO Zé Rodrigues do NHA-Clube da Montanha de Braga, tendo a selecção do Percurso (PR) recaído para o “Trilho da Serra de Santa Isabel” no Parque Nacional da Peneda Gerês em Terras de Bouro, que embora se localize fora da Freguesia e do Concelho de Braga, ajudou mesmo assim a fortalecer num mesmo objectivo os participantes em inesquecíveis momentos de CONVÍVIO e AMIZADE, tendo como denominador comum a NATUREZA e a SAÙDE de cada um que também saiu reforçada.
Este foi o desafio de 2013 da “Caminhada da Saúde e da Amizade”, organizado pela Junta de Freguesia de São Victor-Braga, “fora de portas”, para mais uma aventura da sua Comunidade.
Apesar da proximidade com Braga, continua a ser um local desconhecido para a maioria de nós, pelo que foi uma boa surpresa para todos os participantes.
O Trilho da Serra de Santa Isabel – Trilho PR2 – Castelo do Bouro, deriva doutro sítio arqueológico, denominado Castelo de Bouro, que remata uma zona de rechãs e esporões de altitude, numa paisagem granítica onde predomina o granito de Bouro. São visíveis diversas geoformas, que resultam da longa exposição aos ventos dominantes, além dos magníficos “thors” e caos de blocos. De zonas inacessíveis este “Castelo Roqueiro” data do período da reconquista e tem as mesmas características de outros localizados em Aboim da Nóbrega, Neiva e Fraião.

1 Trilho Monte Santa IsabelA passagem por bosques, campos de cultivo e pelas elevações acentuadas do percurso, mostram o curso mais elevado do Rio Homem, bem como as cumeadas mais conhecidas da Amarela do Gerês, parte da apaixonante paisagem Minhota. Bonito momento aquele em aproveitando a excelente sombra de carvalhos, uma “tropa ou manada de cavalos” se deliciava com a sua frescura natural.
Saindo de Braga bem cedo, com a temperatura amena e o termómetro longe dos recentes 40 graus, tudo se conjugou para uma excelente aventura que culminou com uma “almoço partilhado”, confeccionado a preceito pela dedicada D. Ana, do “Restaurante Duas Pontes” de Santa Tecla. Mas o final da jornada deu-se na Praia Fluvial de Adaúfe, já no Concelho de Braga, bem tratada e que serviu para o final da aventura com um retemperador lanche.
Aí mesmo foi feito o “flash” da foto de família.
CAMINHAR, AMIZADE e muita SAÚDE, foi a proposta do último Domingo, para conhecer o “Trilho dos Dois Montes”, percurso bem citadino e pouco usado pelos Bracarenses, mas sempre incluído nas actividades da Autarquia de S. Victor. Este “Trilho dos Dois Montes” (criado pela Associação de Profissionais de Educação Física de Braga), que abarca três Freguesias de Braga: S. Victor, onde se inicia no Complexo Desportivo da Rodovia, Tenões e Nogueiró, surpreende-nos pela positiva pois acaba por ser uma incursão bastante agradável da cidade ao monte.

3 Trilho Monte Santa IsabelCom uma vista invejável da cidade de Braga, calcorreando sob calor intenso, empedrado, asfalto e monte, ouve tempo para durante o percurso se efectuar uma simpática paragem no “Mini Mercado” do sempre bem disposto Jaime Torres, onde se tomou o “cafezinho matinal” e onde alguns participantes oriundos de Porto Santo da Madeira, ficaram a conhecer e provaram a ”rosca domingueira”, produto da panificação local tão apreciado pelos Minhotos.
Este trilho misto que percorre asfalto, calçada e terra, com vistas magníficas e zonas arbóreas agradabilíssimas, bem no coração da “mata do Bom Jesus”, merece mais visitas e mais iniciativas que o deem a conhecer aos Bracarenses e Forasteiros!
Aconselha-se este percurso de fim de tarde ou matinal e recomenda-se para quem não podendo ir à Serra, queira manter a forma, indo “à Serra cá dentro”.
Junta de Freguesia de São Victor