Colonia de ferias
Nos últimos doze anos, as Colónias de Férias Balneares da Junta de Freguesia de São Victor, Braga, marcaram de forma muito positiva a vida da Comunidade. Doze anos de muitos sonhos concretizados. As instalações da Segurança Social em Apúlia, Esposende, com a gestão do CCD dos Trabalhadores da Segurança Social e Saúde de Braga, foram o lugar ideal para acolher cerca de duas mil crianças, tantas quantas beneficiaram desta salutar iniciativa de índole social. Mais de noventa Jovens tiveram também a oportunidade de, como Monitores recrutados no âmbito de uma parceria entre a Autarquia de S. Victor e o I.P.D.J., ajudarem a concretizar momentos inesquecíveis das crianças de S. Victor e das suas próprias vidas. Outras crianças também do Concelho beneficiaram desta iniciativa numa abertura que esta Autarquia mantém de colaboração com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Município de Braga.

Colonia de ferias_3Esta intervenção na área da ACÇÃO SOCIAL assume-se como uma resposta prática e genuína de inclusão, bastando o facto de SER CRIANÇA aos participantes, para possibilitar uma experiência tão importante que “faz daquilo que poderia parecer um SONHO” um momento tão importante como inesquecível na vida de cada um.
O Presidente da Autarquia de São Victor, Firmino Marques, fez-se acompanhar esta semana, na última visita ao 4º Turno da “Colónia Balnear de São Victor 2013”, que se realiza em Apúlia, Esposende, do Tesoureiro José Ferraz e do Vogal José Manuel Cruz, assim como de uma Delegação de Voluntários da Autarquia e que intervêm durante o ano na área da ACÇÃO SOCIAL, DESPORTO, EDUCAÇÃO e SAÚDE, onde conviveram com as cerca de cinquenta crianças que perfazem uma participação anual na ordem das 200 crianças pertencentes à Freguesia de São Victor, sempre acompanhadas de Monitores e Directores, selecionados no âmbito de um programa de Voluntariado apoiado pelo IPDJ – Instituto Português da Juventude e Desporto. A receber esta Delegação esteve presente o primeiro responsável pelo funcionamento desta estrutura gerida pelo CCD da Segurança Social, Dr. Sérgio Balão, que deu nota da enorme satisfação da parceria que há doze anos existe de forma sustentada com a Junta de Freguesia de São Victor.

Colonia de ferias_4Como habitualmente o Padre José Carlos Azevedo, da Paróquia de São Victor participou também na visita desta Delegação à Colónia Balnear de São Victor e que há doze anos ALEGRA a população de APÚLIA, Esposende, funcionando como uma verdadeira “Âncora que agarra todo o imaginário infantil”.
A visão HUMANISTA e os valores da CIDADANIA, são fundamentais no êxito conquistado junto da população, pela Junta de Freguesia de São Victor, contribuindo de forma muito positiva para as “BOAS PRÁTICAS” do Serviço Público e funcionando como um exemplo a seguir de como funcionam de forma exemplar Instituições como a Autarquia, o CCDTSSS (Centro Cultura Desporto Trabalhadores Saúde e Segurança Social) do Distrito de Braga e a Segurança Social, que numa acção concertada e inclusiva tornam reais os “sonhos” das nossas crianças, traduzidos e são palavras suas, em “Férias de Sonho”, que os nossos petizes recordam para toda a vida.

Colonia de ferias_2Esta iniciativa, assente num modelo de planificação pedagógica, adequado a crianças dos 9 aos 15 anos de idade, funciona com uma Direcção autónoma em que os melhores colaboradores, são Monitores Jovens, recrutados no âmbito da parceria que a Junta de Freguesia de São Victor tem com o I.P.D.J. com a particularidade da maioria deles(as) terem já sido utentes desta iniciativa, acentuando deste modo e de forma sustentada, a garantia de uma contínua e renovada Qualidade e que em cada ano procura para dar mais substância aos “pequenos sonhos, nossos e das nossas crianças que os compartilham connosco”…

Colonia de ferias_1No ano de 2014 lá estaremos, contribuindo no crescimento das NOSSAS crianças de hoje e na garantia de melhores Homens e Mulheres de amanhã…

Junta de Freguesia de São Victor – Braga