Respirar Feliz em S. Victor Guadalupe
Os Escadórios da Capela de Guadalupe em S. Victor, transformaram-se no Auditório ideal oferecendo um cenário lindíssimo da cidade a todos aqueles que encheram este bonito espaço que acolheu o encerramento informal das atividades de Verão da Junta de Freguesia de São Victor. Com uma verdadeira noite de Verão, este local idílico e a merecer mais atenção dos Bracarenses, ganhou ainda mais encanto porque juntou na oportunidade a qualidade do espetáculo e o cenário invejável da nossa cidade. A forte presença das muitas pessoas que não quiseram perder este programa, deu razão aos objetivos de descentralização das atividades Culturais da Freguesia de São Victor, sendo notória entre os muitos presentes, a presença de muitos emigrantes que no Verão voltam às suas origens e forasteiros que no dia seguinte nos acompanharam também na Jornada de “Desporto e Saúde”, materializada no “Trilho dos dois Montes”. Foi bom sentir os seus aplausos e o conforto das suas palavras no final depois de aplaudirem a diversidade e a qualidade da programação selecionada para este evento.

Guadalupe 2013 - DJ Fone

Guadalupe 2013 - Paulo Garcia de Cabo Verde

Em contraste com a temperatura deste Verão, a programação selecionada apresentou uma frescura em que se juntou um vídeo-documentário da autoria de Dinis Ribeiro, com imagens de duas das recentes iniciativas da Autarquia de S. Victor e já emblemáticas da cidade de Braga: – “As Noites Brancas da Senhora-a-Branca-Festival Internacional de Polifonia” e as “Victoríadas”, uma marca do Desporto Regional. Juntou-se depois num ambiente perfeito, uma aula prática de Yoga Tibetano, método “Lu Jong”, ministrada pela Professora Fátima Ramos. Marcando as excelentes relações com a comunidade Africana, residente em Braga, ouviu-se ainda a mais recente produção do “DJ Fone”, fundindo, sons lusos e africanos, num misto de excepcional qualidade. A animação Afro-Latina ganhou ainda mais força com a inesquecível actuação de Paulo Garcia, da Ilha de Santiago, do Grupo Sotavento de Cabo Verde, que trouxe a “doçura” da “morna”, tradicionalmente tocada com instrumentos acústicos e que reflecte a realidade insular do povo de Cabo Verde, o romantismo dos seus trovadores e o amor à terra (ter de partir e querer ficar).

Guadalupe 2013 - Yoga Tibetano

Guadalupe 2013 - Grupo de Fados da Universidade do Minho - Fado da despedida
Num ambiente acolhedor e com um cenário deslumbrante, foi “aos pés” da Capela de Guadalupe, mandada construir sobre o Monte de Santa Margarida pelo então Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, que a benzeu em 23 de Março de 1725 e já declarada de interesse Público, assim como a zona envolvente (ZEP) pelo anúncio nº 6.533/2012, publicado no Diário da República de 27 de Março de 2012, que se apresentou o “Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho”, que rendeu a merecida homenagem ao FADO, reconhecido pela UNESCO como PATRIMÓNIO imaterial da Humanidade.
Os presentes foram brindados com uma actuação de grande qualidade, quer dos instrumentistas e das vozes, e com uma apresentação cuidada e bem disposta da inconfundível voz do “fado Coimbrão” Jaime Leite.
Para a história desta fantástica e imperdível noite fica o registo daqueles que tornaram ainda mais apetecível ouvir o fado nas vozes de Miguel Rêgo e Jaime Leite, excelentemente bem acompanhados à guitarra por Sérgio Lucas e Fernando Faria e na viola por Pedro Paredes e Jorge Pinto.
Guadalupe 2013 - Entrega lembrancas JOVEMCOOPNo final, para além das lembranças entregues a todos os participantes, distinguiu-se o “Exército de Voluntários”, que ajudou em todas as atividades de Verão, com destaque para as áreas da Acção Social, do Ambiente, Cultura, Desporto e Património. Particular destaque para o momento de reconhecimento ao trabalho efectuado em parceria com a JF de S. Victor pela JOVEMCOOP, num desempenho que desde 2004 marca pela positiva a vida de muitos Jovens, da Freguesia e de Braga, em benefício claro dos VALORES: – Ambientais, Humanos e Patrimoniais da nossa REGIÃO e do nosso PAÍS.

S. Victor em Braga, 21 de Agosto de 2013