Habemmus PAPA  Mito - cabido Cardeais da U Minho
Tomou posse recentemente, o CABIDO dos Cardeais, estrutura responsável na Academia Minhota (UM) pelo cumprimento respeitoso 3 escrupuloso do Regulamento das Praxes Académicas, recentemente aprovado pelas Academias do País.
A MISSÃO principal desta estrutura da Academia Minhota tem como principais objectivos: a melhor recepção e integração dos novos Alunos, conhecidos no meio académico como “caloiros”. É a entidade responsável que fiscaliza a aplicação de “boas regras na aplicação das praxes académicas”. A Autarquia de São Victor mantem estreitas relações com as instituições representativas da Academia Bracarense e por isso esteve presente na cerimónia que deu posse a esta estrutura, realizada na Universidade do Minho. O Presidente da Autarquia Firmino Marques usou da palavra na abertura da cerimónia, saudando de forma particular os “Cardeais” ali empossados e todos os presentes entre os quais se encontrava o Presidente da AAUM Carlos Alberto Videira. A novidade surgiu para este ano com novo “Papa”, agora no feminino, assumindo a responsabilidade a Estudante Minhota Mitó, amiga conhecida da Junta de Freguesia de S. Victor. Deixou o desejo a todos os “Cardeais” de que o futuro próximo os faça “cessar funções” rapidamente, sinal que os referidos deram por terminados os seus estudos, num desejo que tornou extensivo à nova “Papa”. Recordou o histórico das relações entre a Autarquia a que preside e o “CABIDO dos CARDEAIS”, saudando o carácter solidário de muitas iniciativas que integram as “praxes”, nomeadamente a exemplar actividade do último ano lectivo, que recolheu centenas de quilos de produtos alimentares para reforço do stock de muitas Instituições de Solidariedade Social e de Famílias de S. Victor e de Braga, num total de mais de 1.000 Kg de alimentos. Lembrou ainda, aproveitando a presença do Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, para recordar a parceria que UNE a Junta de Freguesia de São Victor e a AAUM para a área Social.
No final da cerimónia e para a posteridade, cumprindo a “praxe”, a “Papa” Mitó, o Presidente da JF de S. Victor, Firmino Marques e o Professor Domingos Abreu, Secretário da nossa Autarquia, deixaram-se fotografar pelos presentes.