Premio_Merito_S_Victor

No passado sábado, dia 21 de Setembro, pelas 21h30, procedeu-se, no Grande Auditório do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, à entrega dos Prémios “Mérito da Freguesia de São Victor”, distinguindo-se o Jovem EMANUEL SILVA, na categoria “Estímulo”, e o “Sénior” Dr. FRANCISCO ALVIM, na categoria “Consagração”. Um momento de grande exaltação dos VALORES da nossa TERRA e um dia histórico para os “homenageados”, como fizeram questão de referir. Esta distinção, atribuída uma vez em cada mandato, distinguiu em 2009, na JUVENTUDE, INÊS VINAGRE, na área da Literatura, e LUIS COSTA, uma figura ímpar de São VICTOR e da cidade de BRAGA, num gesto que visa estimular e reconhecer o “Mérito” de nossos concidadãos colocados ao serviço da Comunidade em várias áreas de intervenção.

Premio_Merito_S_Victor_1Foram muitas as centenas de Amigos e familiares dos homenageados que fizeram questão de estar presentes, lotando o Auditório de grande alegria, numa cerimónia simples, distinta mas muito carregada de grande significado, como destacou o Presidente da J.F. de São Victor, Firmino Marques, conferindo pelos motivos que elencou uma justa homenagem a dois cidadãos, que, honrando a Freguesia que os acolhe, honram também o Concelho de Braga e PORTUGAL. A cerimónia apresentada de forma sentida pela Flávia Silva, que antecedeu a entrega dos “Prémios”, foi preparada cuidadosamente e recheada de enormíssima qualidade. A música e os TALENTOS Bracarenses emergiram numa cerimónia que juntou o Coro Infanto-Juvenil da ACIJE, Instituição que colabora assiduamente com a Autarquia de S. Victor, à Associação Musical SINFONIETA de BRAGA, que “nasceu” com as atividades da Junta de Freguesia de São Victor, numa homenagem inesquecível à música e à PORTUGALIDADE.

Premio_Merito_S_Victor_4
A Direção Artística do “ORGULHO S. VICTOR”, “obra-prima apresentada”, foi de outro talento de S. Victor, HUGO TORRES, que, com o apoio de uma banda de músicos de enorme qualidade, fundiu o “clássico e o moderno” num instrumental difícil de esquecer. Grande atuação da Orquestra da SINFONIETA liderada pelo Jovem PAULO MORAIS e da BANDA, em que o CORAL da ACIJE e os(as) solistas fizeram a síntese perfeita de “uma noite maravilhosa”, como fizeram questão de comentar todos aqueles que tiveram o privilégio de assistir a esta homenagem. EMANUEL SILVA, impossibilitado de estar presente, fez-se representar pela sua mãe e filha, tendo a sua progenitora agradecido de forma emocionada o que considerou “um momento único” da vida do seu filho e da sua família. Para todos os presentes, EMANUEL deixou registado em mensagem “áudio” o seu agradecimento e a honra desta homenagem que mais o estimula para o próximo futuro.
Premio_Merito_S_Victor_5
A Caixa Geral de Depósitos de Santa Tecla, S. Victor, irá proceder à abertura de uma Conta Poupança de 150,00€, incentivo incluído na atribuição do Prémio “Mérito na categoria Estímulo”. FRANCISCO ALVIM, homenageado, agradeceu de forma emotiva e contagiante a distinção que lhe foi conferida, numa alocução muito carregada do HUMANISMO que o distingue.
A cereja em cima do bolo foi colocada no final da cerimónia, com a apresentação pública do “Hino de S. Victor”, com letra de José Machado (Professor da EB 2/3 Dr. Francisco Sanches) e arranjo musical de Hugo Torres.
Repetido a pedido do público, relevamos o refrão do hino apresentado:
– “…S. Vítor, somos nós que te fazemos:
Na escola, no trabalho, no lazer!
E quantos desafios mais tivermos,
Unidos os havemos de vencer.
A Autarquia de São Victor AGRADECE a “gente nossa, gente simples, gente honrada”, que fazem de S. VICTOR e BRAGA uma referência de “GENTE VIVA”, ativa e dinâmica, na defesa dos nossos valores e da nossa identidade.
Premio_Merito_S_Victor_2