Presépio MontariolA Igreja de Montariol acolhe o mais antigo presépio movimentado da Cidade de Braga. Dada a sua longevidade, este é um local de grande atração, pois muitas são as pessoas que procuram visualizar o quase nonagenário presépio.

Montado pelos escuteiros do Agrupamento 660, desde 1993, este presépio perdura no tempo, atravessando gerações, tendo o primeiro presépio movimentado sido obra de Frei Manuel Marinho, em 1926.

O presépio tem por base a representação da vida das cidades, no tempo de Jesus, mostrando figuras esculpidas na madeira e vestidas de acordo com a época, onde se podem observar várias profissões em movimento, como o serralheiro, o padeiro, o carpinteiro e as tarefas agrícolas como a colheita do trigo, a apanha da azeitona, a ceifa, entre outras. Na gruta sobressaem as figuras mais importantes do presépio e sobre a manjedoura a estrela brilhante assinala o local do Menino Jesus.

O Presépio de Montariol é movido através de um complexo sistema de roldanas e cintas, mediante a introdução de uma moeda de 1 euro e a sua montagem e consequente desmontagem, bem como conservação do espólio, está confiada ao Agrupamento n.º 660 de Montariol, do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Ricardo Silva, Domingos Abreu e José Ferraz, do executivo da Junta de Freguesia de S. Victor visitaram, na tarde de 11 de janeiro, o mais antigo presépio movimentado de Braga, levando até aos Escuteiros do Agrupamento 660 a mensagem de congratulação por manterem a tradição do Presépio e reforçar os laços de colaboração entre o Agrupamento e a Junta de Freguesia de S. Victor.

Dado que o Agrupamento CNE 660 foi o grande vencedor do concurso de Cascatas de S. João, em representação da freguesia de S. Victor, esta visita serviu para lançar novamente o convite aos Escuteiros de Montariol e convida-los a assumirem esta missão.