Bracara_RomanaAproveitando a realização do evento “Braga Romana”, a Junta de Freguesia de S. Victor e a JovemCoop, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, vão realizar duas sessões sobre história local, com o intuito de ajudar a contextualizar e informar sobre o período cronológico de Bracara Augusta.

“Descobrir Bracara Augusta” é o mote de um ciclo de sessões informativas que visa dar a conhecer as condições geográficas, sociais e políticas que permitiram a fundação desta cidade romana.

A primeira sessão, subordinada ao tema “Da Pré-História a Bracara Augusta”, realiza-se na Segunda-feira, dia 23 e será orientada pelo arqueólogo Gonçalo Cruz.

No dia 24, o tema da segunda sessão será “Bracara Augusta: Cidade Bimilenar” tendo por orador Rui Morais, docente universitário e autor do livro “Bracara Augusta”, entre outras publicações alusivas à cidade romana.

Para melhor vivenciar o evento “Braga Romana”, torna-se necessário que as pessoas possam conhecer as origens dos povos, os usos e costumes, bem como os fatores que proporcionaram a entrada dos romanos nesta região. A edificação de Bracara Augusta e o modus vivendi romano ainda hoje marcam o nosso dia-a-dia, influenciando a nossa visão de cidade.

As duas sessões “Descobrir Bracara Augusta” são de entrada livre e realizam-se no auditório da Junta de Freguesia de S. Victor, tendo início às 21h30.