img_2472 img_2476

Recebemos, dia 29 de Setembro, na sede da Junta de Freguesia de S. Victor uma visita muito especial.

O Sr. Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, no âmbito da visita Pastoral que está a efectuar à Paróquia de S. Victor, tem vindo a visitar várias instituições que compõem a vida civil e religiosa quer da Paróquia, quer da Freguesia.

Neste intuito, acolhemos o Sr. Arcebispo, acompanhado pelos Párocos Sérgio Torres e José Carlos Azevedo, com muita satisfação, pois, numa conversa muito fluída, foi-nos possível realçar o empenho da Junta de Freguesia de S. Victor em ser um parceiro da Paróquia em vários raios de atuação. Além da Procissão da Burrinha e do Dia da Comunidade, a Junta de Freguesia reconhece o trabalho social empreendido pela Paróquia, instituição a quem recorremos, várias vezes, sobretudo através das Conferências Vicentinas de S. Victor, para prestar auxílio a pessoas e/ou famílias em situação de carência financeira.

Aproveitamos esta visita para dar a conhecer as nossas mais recentes apostas, como a app “Minha Freguesia”, a webserie “S. Victor de Portas Abertas” e a Horta Urbana como instrumento de ação social, a par do GIP, AAAF  e Comissão Social da Freguesia, onde se desenvolvem atividades como o Banco de Livros Escolares, Grão-a-Grão, Recolha de Produtos Alimentares, Tampinha Solidária e Amiga, Campanha dos Sapatos e dos Agasalhos, entre outras.

Tivemos, também , oportunidade para falar da nossa visão de freguesia e de reabilitação do edificado de ruas que compõe o “casco histórico” da freguesia.

Sentimo-nos honrados com esta visita e assinalamos a passagem de D. Jorge Ortiga pela Junta de Freguesia de S. Victor, oferecendo um ícone da “Procissão da Burrinha” e um livro dos “Contos de Natal”, uma compilação de textos dos alunos das nossas escolas.