A Assembleia de Freguesia de S. Victor reuniu no passado dia 29 de Dezembro e fez aprovar o documento estruturante para a vida da Autarquia de S. Victor, para o ano 2017.

O documento apresentado aos eleitos na Assembleia de Freguesia foi aprovado com os votos favoráveis da Coligação Juntos por Braga – S. Victor e da Cidadania em Movimento, tendo contado com a abstenção do Partido Socialista e da CDU.

Na explicação do documento, o Presidente Ricardo Silva fez notar que é um Plano de Atividades dinâmico, que sorve muito daquilo que foi construído ao longo de 12 anos, aquando da presidência de Firmino Marques e que garantiu o prémio de Autarquia Modelo, em 2008 e 2009. Ficando as boas heranças, projeta-se agora um futuro ainda mais ativo e que envolverá ainda mais a comunidade. Este Executivo quer aproximar-se ainda mais das pessoas e tem o desejo que as pessoas conheçam o trabalho do executivo. O facto de empreendermos a aplicação “Minha Freguesia”, ou o projeto “S. Victor de Portas Abertas”, catapultam a freguesia de S. Victor para outro patamar autárquico, querendo destacar a sua atuação em benefício direto das pessoas.

Sumariamente, Ricardo Silva afirma que “continuamos, com orgulho, as atividades “Colónias de Férias, Dia Internacional do Idoso, Festa de Natal das Escolas, Passeio Unir Gerações e as Festas nos Bairros”; Alega, ainda, que “melhoramos, com responsabilidade, eventos como As Noites Brancas da Senhora-a-Branca, Feira do Emprego, Procissão da Burrinha, Branc’arte e Victoríadas”, dando novos cenários e apostando mais na qualidades destas iniciativas. A primeira aposta foi consolidada com a renovação do cenário das Noites Brancas, que granjeou o Galardão “A Nossa Terra”, na categoria evento cultural.

Contudo, adaptamos e inovamos com a inserção, no Plano de Atividades da Horta Urbana da Quinta da Armada, da Aplicação Minha Freguesia, Semana da Comunidade, a Feirinha Bio Sr.ª-a-Branca, Movimento Rosa Vida (apoio aos doentes oncológicos), Orçamento Participativo da Freguesia, a Publicação do Livros “Contos de Natal” e a edição da brochura “A História de S. Victor contada às Crianças”. Para 2017, iremos realizar, ainda, pela primeira vez, o Programa de educação política e autárquica “Executivo Júnior” e o Prémio para Trabalhos Académicos que visem a Freguesia de S. Victor. Reforçamos o apoio à educação, incrementamos o apoio ao movimento cultural e associativo e estabilizamos o apoio às coletividades desportivas, sendo que aumentamos o número de modalidades apoiadas.

Além do mais, queremos que 2017 seja marcado pela introdução de zonas 30km nas áreas da “Makro” e Praça do Bocage, bem como se promova a requalificação da Rua Nova de Santa Cruz.

Pretendemos, ainda, consolidar os passos que estão a ser dados pela CMB (desqualificação da variante, reabilitação do edificado e inibição de operações urbanísticas), para que venhamos a ter o Parque Verde das Sete Fontes ao usufruto da população. Por outro lado, é nosso desejo ver implementadas as Áreas de Reabilitação Urbana (ARU’s) que trarão nova vida à zona nascente e sul da freguesia de S. Victor.

A par disto, seremos parceiros da CMB no que toca à reabilitação das Escolas e do Complexo Desportivo da Rodovia.

Vivemos, nesta fase, um somatório de desejos que pretendemos ver concretizados e esperamos que 2017 seja um ano para mostrar a toda a população aquilo que temos vindo a fazer e a reivindicar junto do Município.

Para melhor conhecer as nossas propostas de atividades, sugerimos a consulta dos seguintes documentos:

Plano-de-Actividades-2017

Orçamento das despesas para 2017

Orçamento das receitas para 2017

PPI_Plano Plurianual de Investimentos para 2017

Resumo das despesas para 2017

Resumo das receitas para 2017

Votos de um Bom Ano 2017 para todos os nossos fregueses e amigos.