img_3695_1

Cumprindo a tradição instituída, o Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva, em representação do Executivo da Autarquia de S. Victor visitou no “Dia de NATAL”, o original “Presépio Movimentado”, que tem a autoria, há dezenas de anos, do Casal Ramôa/Vieira, residente na Rua 1º de Maio, no popular Bairro da Alegria da nossa freguesia de S.Victor – Braga.

O simpático casal volta a abrir as portas da sua garagem e a todos mostra o seu renovado “Presépio”, num “quadro” alusivo à época Natalícia, um dos momentos mais significativos do ano, pela mensagem de paz, de amor, relembrando os valores da “Família”.

Este presépio, inaugurado no Dia de Natal, já ganhou fama e centenas são as pessoas que, nesta época do ano, procuram o Bairro da Alegria, oriundas de várias Freguesias do Concelho de Braga e mesmo de fora, registando a Rua 1º de Maio e a garagem do casal Ramôa/Vieira, uma grande afluência de pessoas, sobretudo de crianças que, na companhia dos seus pais e avós, ali fazem questão de se deslocar.

O PRESÉPIO, composto por dezenas de figuras, muitas delas movimentadas, tem na sua “técnica mecânica”, o maior segredo, pois utiliza a água como “força que faz movimentar este Presépio familiar”. Curioso é o desejo que o casal realça na produção do seu Presépio, enfatizando a importância da Água. Apresentam, neste Presépio animado, as Mães d’Água das Sete Fontes, realçando o desejo do que gostariam que no futuro fosse o PARQUE ECO-MONUMENTAL das SETE FONTES”, situado paredes meias com o Bairro da Alegria.

O octogenário Casal Ramôa/Vieira manifesta o desejo de que os seus netos possam, no futuro, ser o garante deste momento particular na vida da nossa Comunidade e das boas tradições.

A Autarquia de S. Victor, na visita que efetuou, procedeu à entrega de recordações deste Natal, com destaque para os postais de Natal, concebidos pelos alunos das EB1 e Jardins-de-Infância de S. Victor.

O Presépio está disponível para ser visto até final do mês de Janeiro de 2017.