Primeiros sons de janeiro2017

A Igreja Paroquial de S. Victor recebeu, no passado dia 13 de janeiro, às 21h30, o concerto de ano novo “Os Primeiros Sons de Janeiro”, um evento organizado pela Junta de Freguesia e pela Paróquia de S. Victor que, à semelhança das edições anteriores, visou dar as boas vindas ao novo ano e auspiciar um ano pleno em iniciativas culturais.

O concerto “Os Primeiros Sons de Janeiro, contou com a atuação do emblemático grupo “Cappella Bracarensis”, cuja interpretação visou um repertório clássico, do qual constaram as obras “Ne timeas Maria”, de Tomas Luis de Victoria; “Dixit Maria”, de Hans Leo Hassler; “Maternidade” e “Natal Minhoto”, de Manuel Faria.

Na segunda parte do concerto  foi apresentada a “Missa Brevis”, de Jacob de Haan, com atuação a 4 vozes mistas acompanhadas pelo renovado órgão de Tubos da Igreja de S. Victor.

A formação “Cappella Bracarensis”, cuja fundação remonta ao ano de 1997, surgiu como octeto vocal e com a vontade firme de se dedicar à música coral pelo prazer de cantar e pela tarefa de divulgar música de todas as épocas, com especial incidência na música portuguesa. É, na atualidade, uma referência Bracarense de grande qualidade na área da Música polifónica. Desde a sua fundação, o Cappella Bracarensis tem vindo a realizar numerosos concertos em muitas localidades do centro e norte de Portugal e também no estrangeiro.

São de notar inúmeras presenças em concertos de Natal, de Semana Santa, intercâmbios culturais, colaboração em eventos públicos, ou participação em liturgias solenes.

A direção artística dos Cappella Bracarensis é de Graça Miranda e o órgão de tubos será tocado por Madalena Fernandes.

A emblemática Igreja Paroquial de S. Victor, Monumento de Interesse Público, foi o cenário deste memorável espetáculo de ano novo.

dm20170110_primeiros-sons-de-janeiro_net