RosaVida_3sutias

 A Associação Rosa Vida e a Junta de Freguesia de S. Victor entregaram, no passado dia 10 de janeiro, três kits compostos por prótese mamária e sutiã, a três mulheres na condição de vítimas do cancro da mama. Este apoio visa compensar os efeitos físicos da mastectomia, mas, sobretudo, reforçar os índices de confiança psicossocial da mulher.

A nova associação de apoio aos doentes oncológicos da mama tem, no seu quotidiano, recebido vários pedidos de ajuda, até à data só de mulheres, porque esta condição de saúde limita-as em termos pessoais e profissionais. Conjugando a limitação física à carência financeira, as doentes muitas vezes, passam por um quadro depressivo, desistindo, com frequência de continuar a medicação.

A Associação Rosa Vida, conjuntamente com a Comissão Social da Freguesia de S. Victor, tem empreendido esforços de atuação, de forma a acompanhar as mulheres que vivem o cancro mamário, por forma a minimizar os impactos financeiros e auxiliando na condição psicológica.

Além dos 3 kits entregues, a Associação Rosa Vida já comparticipou, em seis meses de atividade, mais de mil e quinhentos euros em medicação, numa iniciativa social de acompanhamento aos agregados familiares. Perante a avaliação dos agregados, a comparticipação desta entidade pode ir desde os 25% até aos 100%, devido a parcerias instituídas com agentes que empreendem descontos especiais sobre os produtos. Todas os doentes oncológicos da mama podem ser acompanhados nas instalações da Junta de Freguesia de S. Victor. Neste momento, a associação procura encontrar melhores condições para receber os doentes, almejando vir a usufruir de um local com melhores condições assim que a Junta de Freguesia de S. Victor vir cumprido o sonho de ter nova sede.

Entretanto, os acompanhamentos sociais são efetuados mediante marcação para o número de telefone da Junta de Freguesia de S. Victor.

Para 2017, a Associação Rosa Vida já tem estabelecida a data da Pink Run, caminhada solidária de apoio e sensibilização para o Cancro da Mama.