Educar para a cidadania, estimular a intervenção política de forma próxima da população, transparente e correta, são algumas das motivações para a iniciativa “Executivo Júnior”.

Esta iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de S. Victor e que conta com a colaboração dos Agrupamentos de Escola D. Maria II e Dr. Francisco Sanches, passará por todas as escolas básicas da Freguesia e cada uma delas concederá um “Executivo Júnior”, composto por 7 alunos e alunas, que durante um dia acompanharão o Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor no quotidiano da sua atividade.

O “Executivo Júnior” irá reunir com professores, associações de pais, associação de moradores e outras instituições que façam a diferença na vida da Freguesia. Assim, o “Executivo Júnior” irá sentir o pulsar da Freguesia e conhecerá a realidade local.

Ao “Executivo Júnior” competirá decidir sobre o destino a dar a um montante financeiro que a Junta de Freguesia de S. Victor irá disponibilizar a cada escola, num verdadeiro ato de responsabilidade de gestão dos dinheiros públicos, a partir de três propostas que a coordenação da escola entregará ao “Executivo Júnior” em funções.

Acreditamos que o “Executivo Júnior” é uma forma de aproximar os jovens da política, é uma maneira de dar o exemplo aos jovens e dizer-lhe que são os decisores do amanhã e que a sociedade conta com eles e com a sua capacidade de intervenção. Formar, educar e incentivar são o nosso principal móbil, enquanto mostramos a força e a determinação de quem serve a causa pública, seja pela responsabilidade de representar uma comunidade, seja pela responsabilidade de gerir dinheiros públicos. É, ainda, a nossa forma de celebrar os 43 anos de democracia, fruto da Revolução de Abril’74 e os 41 anos das primeiras eleições livres, homenageando o poder local e o seu trabalho.

A primeira sessão do “Executivo Júnior” decorre esta 5ª feira, dia 20/04, na EB1 do Bairro Eng. Duarte Pacheco, com a tomada de posse do “Executivo Júnior” a partir das 10h.

Dia 26/04-EB1 Bairro Alegria; 27/04-EB1 Enguardas; 02/05-Santa Tecla e a 12/05-EB1 S. Victor.