A Comissão Organizadora da Procissão da Burrinha inaugurou, no passado dia 07 de Abril, uma exposição de fotografias, intitulada “Luzes e Cores – a Procissão da Burrinha”, da autoria do fotojornalista Flávio Freitas.

Esta exposição está patente na Câmara Municipal de Terras de Bouro e no Museu da Geira (freguesia de Campo do Gerês) e conta com 50 fotografias sobre a Procissão da Burrinha, que este ano sai para as ruas no dia 12 de abril.

Todos os anos, a Comissão Organizadora da Procissão da Burrinha leva eventos culturais a concelhos vizinhos, ajudando a promover uma das procissões que mais gente atrai às ruas da cidade de Braga. Este ano, a opção recaiu sobre o Concelho de Terras de Bouro, pelo potencial turístico que atrai milhares de pessoas à serra do Gerês, bem como pela proximidade geográfica.

O ato inaugural da exposição decorreu nos Paços do Concelho, no passado dia 07 de abril, com a presença de Joaquim Cracel, Presidente do Município terrabourense, Ricardo Silva, Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Lídia Dias, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga e representante da Comissão das Solenidades da Quaresma e Semana Santa, bem como demais autarcas e colaboradores do concelho de Terras de Bouro.

O Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro afirmou ser uma honra acolher a exposição “Luzes e Cores – A Procissão da Burrinha”, mostrando abertura do Município em acolher outras iniciativas semelhantes, dada a proximidade geográfica dos territórios. Joaquim Cracel mostrou-se satisfeito por ter uma exposição repartida por dois locais emblemáticos, como a Câmara Municipal e o Museu da Geira.

Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Victor agradeceu a cedência dos espaços ao edil terrabourense e afirmou estar a cumprir um objetivo com 4 anos. Afinal, Terras de Bouro e S. Victor estão ligados há mais de 2000 anos pela Geira Romana, monumento nacional que tem uma capacidade de se tornar um dos ativos turísticos mais rentáveis do norte de Portugal. Simbolicamente, a “burrinha” volta a unir os dois territórios, estendendo um convite para todas as pessoas assistirem, no dia 12 de abril, nas ruas da cidade de Braga, ao Cortejo Bíblico “Vós Sereis o Meu Povo”.

A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, felicitou as duas autarquias pela união de esforços e por se apostar numa divulgação das iniciativas das Semana Santa, numa lógica sem fronteiras, onde todos são bem-vindos. Os eventos da Semana Santa tem um lado religioso de inegável cunho, mas têm, também, uma forte vertente cultural e pedagógica, contribuindo para uma educação para a arte, que deve tocar a todos.

A exposição “Luzes e Cores – A Procissão da Burrinha”, de Flávio Freitas, estará patente até 30 de Abril, contando com 50 fotografias alusivas aos 22 quadros do Cortejo Bíblico “Vós Sereis o Meu Povo”.