(Re)Escrever o Nosso Bairro’ é um projecto que vai trazer uma nova vida aos Bairros de Santa Tecla, Picoto e Enguardas, através de um conjunto de iniciativas e programas inovadores que visam a inclusão social das comunidades de etnia cigana. O projecto, com uma calendarização de três anos, apresenta-se como um complemento às obras de reabilitação física de todo o edificado já anunciadas pelo Município de Braga, assumindo um papel crucial na inclusão de toda a comunidade residente e potenciando a sua ligação à Cidade.

“Este projecto vai contar uma história diferente daquela que tem sido transmitida pelos bairros sociais à comunidade Bracarense. Foram bairros que se foram degradando não apenas no plano físico, mas também do ponto de vista das condições sociais e humanas. Nesse sentido, este projecto vem conferir mais dignidade a quem ali reside, trazendo todas as condições que, infelizmente, não tiveram ao longo dos últimos anos”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do projecto que decorreu esta Terça-feira, 27 de Junho, no edifício gnration.

A diversidade, o multiculturalismo e a integração, são elementos fundamentais que estão na base deste projecto desenvolvido em colaboração com diversas entidades e que complementa a visão que o Município tem para os bairros sociais do Concelho.

Estivemos presentes na sessão de apresentação corroborando a nossa vontade para auxiliar na implementação deste projeto.