A 14ª edição do Dia da Defesa Nacional tem início no mês de janeiro.

O DDN (Dia da Defesa Nacional) visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas e decorre nos CDDN (Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional), sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas.

Durante o Dia da Defesa Nacional são desenvolvidos um conjunto de atividades destinadas a sensibilizar os jovens para a importância da Defesa Nacional e para o papel e missão das Forças Armadas Portuguesas.

O QUE É O DIA DA DEFESA NACIONAL (DDN)?

A comparência ao Dia da Defesa Nacional é um dever militar para todos os cidadãos portugueses, de ambos os sexos, que completam 18 anos de idade, conforme previsto na Lei do Serviço Militar e respetivo Regulamento. Para cumprirem com este dever os jovens devem consultar os editais de convocação (afixados nas câmaras municipais, juntas de freguesia, postos consulares e no presente artigo) e comparecer, posteriormente, no Centro ou Núcleo de Divulgação do Dia da Defesa Nacional para o qual foram convocados. Durante o Dia da Defesa Nacional são desenvolvidos um conjunto de atividades destinadas a sensibilizar os jovens para a importância da Defesa Nacional e para o papel e missão das Forças Armadas Portuguesas.

EDITAIS DE CONVOCAÇÃO

Nos Editais de Convocação constam os locais e os dias em que cada cidadão se deve apresentar para cumprimento deste dever militar, sendo assegurados os direitos à alimentação e ao transporte, em território nacional.
Aquando da sua comparência ao Dia da Defesa Nacional, o cidadão deve trazer consigo o seu documento de identificação civil (bilhete de identidade ou cartão de cidadão) e, no caso de a ter recebido, a carta enviada pelo Ministério da Defesa Nacional a relembrar o dia e o centro ou núcleo de divulgação ao qual terá de comparecer (O facto de o cidadão não ter recebido a carta recordatória não o isenta do cumprimento do seu dever militar pois deverá consultar os editais de convocação).

Consulte os Editais de Convocação (Pesquisa de convocados / situação relativa ao DDN) AQUI

Consulte os Editais por Freguesia AQUI

Todos os cidadãos até aos 35 anos de idade, devem comunicar ao Ministério da Defesa Nacional a alteração dos seus dados pessoais, nomeadamente no que respeita às habilitações literárias e morada, através do endereço de correio eletrónico colocando em assunto “ALTERAÇÃO DADOS”.

Saiba mais informações sobre o Dia da Defesa Nacional AQUI 

Também pode consultar as imagens abaixo disponibilizadas (as informações aqui colocadas foram extraídas do sítio http://bud.defesa.pt/, pelo que para qualquer  informação ou esclarecimento devem ser contactados os Serviços da Defesa Nacional).