A Junta de Freguesia de S. Victor, no âmbito das actividades da Academia S. Victor, inaugurou, no dia 15 de Fevereiro, a Exposição “BORDAR COM AMOR”, como mostra do resultado do Curso de Bordados Tradicionais.

Este curso, sob a orientação da Monitora Palmira Leite, funciona nas instalações da Junta de Freguesia às terças e quintas-feiras entre as 21h e as 22h30, havendo uma segunda turma a funcionar ao sábado de tarde. Esta exposição surge do resultado dos muitos trabalhos que foram realizados ao longo dos últimos anos, pelas formandas do curso.

O ato inaugural contou com a presença do Vereador do Ambiente e Turismo da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, que se regozijou com a continuidade deste curso, que tem lugar na Junta de Freguesia de S. Victor há mais de 17 anos, como garante de uma identidade e enraizamento cultural, perpetuada pelas gerações e para conhecimento das comunidades migrantes que procuram Portugal como destino. O Vereador Altino Bessa desafiou a Professora Palmira Leite a levar exposição “Bordar com Amor” para o Posto de Turismo de Braga.

Coube ao Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva agradecer o empenho de todas as formandas que compuseram esta exposição, bem como reconhecer o enorme trabalho perpetrado pela Prof. Palmira Leite na defesa e continuidade das nossas tradições, através do décimo sétimo ano de funcionamento do curso de bordados tradicionais.

Além de ser uma atividade de lazer e de permanente boa disposição na defesa dos nossos costumes e tradições, este curso permite a aprendizagem e aplicação de bordados tradicionais de Braga ( Vila Verde e Guimarães), de Viana do Castelo, Castelo Branco, Tibaldinho, Caldas, S.Miguel (Açores) e Madeira, bem como tapeçarias de Arraiolos e Ponto Cruz.

Sendo um incremento nas atividades de proteção às artes e à cultura, este curso pretende ser, além de um momento de educação e aprendizagem, também, um espaço de salutar convívio e partilha de estados de alma.

Por isso, convidamos todos os amigos e interessados a passarem pela Junta de Freguesia de S. Victor e a usufruírem da Exposição “BORDAR COM AMOR”, que decorre até dia 07 de Março, no Espaço Galeria da JF S. Victor.