Brasão da Junta de Freguesia de São Victor

Junta de Freguesia de São Victor (Braga)

Adicionar aos Favoritos!

 
Notícias:

ÚLTIMA ACTUALIZAÇÃO

22-07-2010

 

“Solenidades da Semana Santa em Braga – Procissão da Burrinha”

17-03-2010

 

Mais uma vez, e a exemplo dos anos anteriores, a cidade de Braga e em especial a comunidade de São Victor, vão ter a honra de assistir à passagem, pelas ruas principais, da sua já famosa “Procissão de Nossa Senhora da Burrinha”, a qual sairá na quarta-feira, dia 31 de Março, pelas 21,30 horas. Os habitantes da Freguesia fazem questão de se associar das mais diversas formas a este acontecimento religioso e cultural, para que a procissão, única do género, seja cada vez mais participada e presenciada pelos milhares de forasteiros nacionais e estrangeiros que acorrem a Braga para assistir às solenidades da “Semana Santa”

É com o Cortejo Bíblico, designado “Vós sereis o Meu povo”, representado em 21 quadros históricos, compostos por cerca de 800 figurantes, que se inicia o grande momento de vivência cultural e religiosa, integrado nas Solenidades Pascais. É sem dúvida um momento especial, sempre aguardado com muita expectativa pelos bracarenses e visitantes que, de ano para ano, aumentam em grande número, revelando o interesse religioso e curiosidade pelas antigas tradições.

Com grande esplendor, obedecendo a uma simbologia de época e numa sucessão cronológica onde estão presentes profetas, reis e figuras bíblicas do Antigo Testamento, revelam acontecimentos que conduzirão ao Mistério Pascal que a Igreja celebra nos dias seguintes. São quadros vivos bem elucidativos, que nos transportam até à infância de Jesus, incluindo a sua fuga com José e Maria para o Egipto montada numa burrinha, e o seu regresso a Nazaré.

Este majestoso Cortejo, organizado desde 1998 pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de S. Victor, vai criando raízes, transmitindo-se de geração em geração, envolvendo as Autoridades locais e Religiosas numa colaboração ímpar. É importante referir o facto de os seus figurantes pertencerem aos diversos bairros e lugares da Freguesia. Sem discriminação de idades ou classes sociais, desfilam orgulhosamente, acompanhados por duas Bandas Musicais, três Coros e uma Orquestra, Pelotões representativos dos Bombeiros e da Cruz Vermelha, a que se juntam também convidados das Instituições Oficiais e membros da Organização do evento, numa envolvência de mais de 1200 pessoas. A qualidade da figuração, é sempre renovada pelo esmerado empenho das zelosas costureiras da terra. Também elas fazem jus ao labor com que as suas mãos trabalham e assim manifestam com prazer a sua arte.

Serão editados mais de 10.000 folhetos explicativos da ”Procissão de Nossa Senhora da Burrinha”, os quais, como habitualmente, serão distribuídos pelos Escuteiros e Guias de S. Victor, sendo também colocados em alguns Postos de Turismo no País e na Galiza.

Este ano, como novidade, serão apresentadas duas edições dos Correios: uma colecção de selos de taxa nacional, com o motivo da Nossa Senhora da Burrinha, relativo à peça de artesanato, apresentada em 2007, da autoria de Isa Alcobia, e uma colecção de 8 postais fotográficos, da autoria de Sérgio Freitas e Nuno Veiga, representativos de vários momentos figurativos e integrantes da Procissão de Nossa Senhora da Burrinha, que serão colocados à venda em diversos locais.

A Comissão Organizadora deste evento colabora com a Comissão Organizadora das Solenidades da Semana Santa de Braga, promovendo e procurando reforçar a imagem da Cidade, num período de vivência religiosa e de grande afluência de visitantes.

Neste sentido, estão ainda agendadas as seguintes actividades culturais a realizar:

No dia 19 de Março, pelas 21h30, na Nave Lateral da Igreja de Nossa Senhora-a-Branca, será inaugurada uma Exposição de Fotografia com o tema “Procissão de Nossa Senhora da Burrinha … o seu encanto”, dos autores: Sérgio Freitas e Nuno Veiga.

No mesmo dia, pelas 22 horas, teremos na Galeria da Junta de Freguesia uma Exposição de Cristos, intitulada “Cristo Crucificado”, cujas peças, muito diversificadas, são cedidas de colecções particulares oriundas da comunidade local, que, assim, de forma diferente, se associa também às Solenidades.

No dia 20 de Março: Concerto pelo Coral Sagrada Igreja Catedral de Tui - Galiza – Espanha, na Igreja Paroquial de S. Victor, às 21h30, num intercâmbio cultural entre os dois países vizinhos.

Em 26 de Março: Exposição de fotografia s/ o tema: “Semana Santa em Braga - Um certo olhar”, na Casa-Museu Soledade Malvar, de V. N. de Famalicão, do autor Carlos Ribeiro, residente em Braga.

Em 27 de Março: Exposição de pintura a óleo s/ o tema: “Um Cristão amadurece e torna-se forte… junto da Cruz”, do artista bracarense Casanova, no Centro Cultural de A Guarda – Galiza – Espanha, pelas 19 horas. Esta exposição será antecedida, pelas 18h45, da promoção das Solenidades da Semana Santa de Braga e da Procissão de Nossa Senhora da Burrinha, na sala de Conferências do Ayuntamiento de A Guarda, que contará com a presença do Alcaide local José Manuel Dominguez Freitas.

A Comissão Organizadora da “Procissão da Burrinha”, que integra os Senhores Párocos de São Victor, representantes da Junta de Freguesia e cidadãos com relevante actividade social e paroquial, agradece publicamente a todos aqueles que participam pessoalmente na Procissão, os que confeccionaram todo o guarda-roupa dos figurantes e todos os amigos e amigas que, de alguma forma, se empenham e contribuem para que este evento religioso se torne uma importante realidade inquestionável no seio da grande comunidade de São Victor.

Agradecemos também às Pastelarias São José, que, recuperando uma antiga tradição,   no final do Cortejo oferecem a todos os participantes uma lembrança composta por saborosos “doces de romaria”. Sempre muito apreciados, são confeccionados mais de 400 quilogramas, para que possam ser distribuídos pelos mais de mil colaboradores do evento.

À Comissão de Solenidades da Semana Santa de Braga, às empresas e empresários da nossa Freguesia e a todos aqueles que ajudam a erguer, todos os anos, a sempre renovada “Procissão da Burrinha”, não esquecendo a Comunicação Social, que ajuda na divulgação do que se vai fazendo em prol da cultura, na Freguesia de S. Victor, o NOSSO MUITO OBRIGADO!

Filomena Oliveira

Aluna da Licenciatura de Estudos Artísticos e Culturais da Universidade Católica – Braga

 

 
 

 

 

 

 

Copyright © 2007 Junta de Freguesia de São Victor (Braga). Todos os direitos reservados.

 

Desenvolvido por: Miguel Igreja

Logótipo - Amar São Victor