Brasão da Junta de Freguesia de São Victor

Junta de Freguesia de São Victor (Braga)

Adicionar aos Favoritos!

 
Notícias:

ÚLTIMA ACTUALIZAÇÃO

27-01-2012

 

"Festa de Natal, Escolas Básica e Jardins-de-Infância da Freguesia de S. Victor - 2011"

22-12-2011

 

Num ambiente de grande FESTA, cerca de 1.200 crianças vibraram com o assinalar do NATAL dedicado pela Junta de Freguesia de São Victor às Escolas Básicas e Jardins-de-Infância da Freguesia. Com uma logística enorme, só suavizada pelos SORRISOS conquistados junto dos Jovens Estudantes da Freguesia de São Victor, assinalou-se deste modo na nossa Autarquia o NATAL 2011. Desde bem cedo mais de uma dezena de Autocarros fretados para o efeito iniciaram o transporte para o PEB dos alunos “de todas as ESCOLAS (EB1+JI) da Freguesia”. Presentes familiares dos Alunos, Funcionários, Professores e Educadoras, assim como o Executivo da Junta de Freguesia. Mesmo com o “frio e chuva” do mês de Dezembro, o ambiente não arrefeceu nem afectou a alegria contagiante de TODAS as crianças na FESTA DE NATAL de São Victor. Com um Programa especialmente concebido para este evento e que teve no contributo de todas as Escolas os seus momentos mais altos, o AMIGO e Docente da EB 2/3 DR. Francisco Sanches, Professor José Machado foi o “apresentador” ideal e que conduziu de forma exemplar todos os compassos do Programa, não se esquecendo de recomendar a receita do “melhor Natal para todos”. Criou o ambiente perfeito e cativou a atenção das crianças e adultos para todo o vasto programa, “rico e participado” por TODAS as ESCOLAS: - EB1 do Bairro da Alegria e Jardim-de-Infância, EB1 das Enguardas e Jardim-de-Infância, EB1 do Bairro Engº Duarte Pacheco, EB1 de S. Victor nº 7, EB1 de Santa Tecla e Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. Com Henrique iniciou-se e aqueceu-se o ambiente musical, sempre acompanhado por pequenos e grandes em temas natalícios. Afonsito, Tremidinho e Catatau, palhaços Bracarenses com mais de trinta anos de carreira não faltaram à chamada e deram riso,riso,riso à plateia com as suas “travessuras”, pelo que mereceram os fortes aplausos que lhe tributaram as crianças.

Terminou em grande animação esta Festa das Escolas de S. Victor com a distinção dos trabalhos feitos pelos Alunos para o CONCURSO dos Postais e Contos Natal 2011. Nos Postais de Boas Festas da Freguesia de S. Victor, concebidos por alunos(as) da Freguesia, participaram cerca de setecentos alunos das Escolas Básicas  e Jardins-de-Infância da de S. Victor. Também foram seleccionados os três melhores Contos de Natal, de entre os cerca de 300 contos concorrentes. O Júri de uma e outra área, constituído por personalidades ligadas a cada temática, apesar da grande e notória dificuldade nas escolhas devido à sua qualidade, distinguiu os seguintes trabalhos:     

A- POSTAL DE NATAL 2011:

O júri constituído pela Dra. Ana Fernandes (Professora de Educação Visual), Cândido Caldas e Luís de Matos (Artistas Plásticos), Dra. Maria João Simão (Professora de E.V.) e Miguel Candeias (Designer Gráfico), escolheu os seguintes trabalhos:

1º Lugar - Cátia Margarida – 4º Ano - Tª 4 EB1 Enguardas;

2º Lugar - Mariana Carvalho – 2º Ano – Tª 4 – EB1 Bairro da Alegria;

3º Lugar - Joana Luis – 4º Ano Tª 4 – EB1 Enguardas.

Foram também distinguidos trabalhos com Menção Honrosa dos seguintes alunos:

Joana Raquel Freitas Pimenta – 4º Ano – Tª 1 – EB1 São Victor (nº7);

Maria Leonor Baptista Fernandes – 4º Ano Turma B – EB1 Santa Tecla;

Ana Margarida Figueiredo Pinheiro – 1º Ano – Tª 1 - EB1 São Victor nº7;

Catarina Daniela Lopes Gonçalves – 3º Ano – EB1 Bairro Engº Duarte Pacheco;

Rita dos Santos Cardoso – 4º Ano – Tª A - Conservatório Música Calouste Gulbenkian;

Adriana – J.I. do Bairro da Alegria.

B- CONTO DE NATAL 2010

O júri, constituído pelo Dr. Alexandre Pimenta, Dr. José Luis Oliveira e Dra. Raquel Rodrigues e escolheu os seguintes trabalhos:

1º Lugar - José João Teixeira Fernandes – 4º ano – Tª 2 - EB1 de São Victor (nº7);

2º Lugar – Francisca de Moura Rebelo Seabra Pimenta - 4ºano – Tª B – EB1 C Música Calouste Gulbenkian;

3º Lugar – José Afonso – EB1 de São Victor (nº7).

Foram distinguidos com Menções Honrosas:

Joana Luís Esteves Ribeiro – 4º - Tª 4 – EB1 ENGUARDAS;

Eugénia Catarina Pires Correia – EB1 Santa Tecla;

Daniela Lobo e Loureiro – 2º ANO – Tª 3 EB1 Bairro da Alegria

Catarina Daniela Lopes Gonçalves – 4º Ano – Tª B EB1 do Bairro Engº Duarte Pacheco,

A todos os alunos foram entregues prémios relacionados com os temas: Pintura e Contos.

"Concerto de Natal"

22-12-2011

"O Homem da Nuvem Escura"

22-12-2011

 

       

Aquisição da Fábrica CONFIANÇA pela C.M. de Braga

22-12-2011

Firmino José Rodrigues Marques
Presidente da Junta Freguesia de São Victor - Braga
Intervenção e “Declaração de voto”

Aquisição da Fábrica CONFIANÇA pela C.M. de BRAGA

Ao ser votada na alínea nº 5 da Assembleia Municipal de Braga, realizada em 07 de Dezembro de 2011 a “Autorização para a aquisição do imóvel da antiga Fábrica da Saboaria e Perfumaria CONFIANÇA”, a Junta de Freguesia de São Victor representada na A.M. pelo seu Presidente, não pode votar favoralvelmente este acto administrativo sem um cabal esclarecimento por parte do primeiro representante da C.M. de Braga, o seu Presidente, porque apesar de insistentemente recomendar essa aquisição, quer de forma Institucional, com várias recomendações inscritas nas sugestões enviadas da Junta de Freguesia de São Victor para os Planos Anuais de Actividades da Câmara Municipal de Braga desde 2004, o tema “Fábrica CONFIANÇA” sempre responsávelmente abordado junto da Edilidade Municipal, nunca obteve qualquer resposta daquela Instituição, que não fosse o silêncio. Ainda assim e recordando:

Plano 2004 – Contributos da JF de S. Victor para a CM Braga.

“ 2 – Memória industrial:

- Com a mudança de instalações da Saboaria e Perfumaria Confiança não se pode perder a oportunidade de se salvaguardar uma referência, que sirva de “Museu vivo”, e que possa contar no local onde funcionou desde 1894 até 2007, na Rua Nova de Santa Cruz, a história de uma das indústrias mais importantes da economia bracarense, começando por se dar um enquadramento diferente e   mais digno à sua “Chaminé”, que,  actualmente, está colocada no meio de uma via rodoviária.”

Também de forma pública, o Presidente da Junta de Freguesia de São Victor, presente num debate público[1] realizado na “Brasileira”, defendeu no referido debate, promovido pelo “Projecto Braga Tempo” para apresentação de uma hipótese de preservação daquele espaço (Fábrica Confiança), de forma a ocupá-lo com Instituições e actividades Culturais e Sociais da cidade e da Universidade do Minho, a “compra ou expropriação do imóvel”, reconhecendo aquele espaço como “apetecível” e temendo que lhe viesse a suceder o mesmo que à Fábrica Social Bracarense, demolida mesmo em frente à CONFIANÇA na década de 1990, assim como à “Casa do Ta

xa”, ou de forma diferente o que foi feito com o Palacete Matos Graça, no Largo da Senhora-a-Branca.

Se por um lado defendemos uma resposta no âmbito das “Cidades Criativas” para a cidade de Braga, logo a aquisição do imóvel, a alteração de posicionamento da C.M. de Braga não assumindo na oportunidade a aquisição directa aos antigos proprietários, fazendo-o posteriormente sem uma explicação razoável e plausível e com maior esforço financeiro, obriga-nos a solicitar os esclarecimentos devidos por tal alteração pelo que na ausência destes, ABSTEMO-NOS desta forma neste acto, por uma questão de Ética e responsabilidade histórica.

[1] Lima, José Carlos, In Diário do Minho de 12 de Julho de 2003.

XIII Congresso da ANAFRE
Arena - Portimão, 2 e 3 de Dezembro de 2011

22-12-2011

A proposta apresentada pela Delegação da ANAFRE do Distrito de Braga, ao XIII Congresso, foi aprovada sem nenhum voto contra, mais de oitocentos votos favoráveis e cerca de 20 abstenções sendo a mesma da autoria do Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor (Firmino Marques), que na oportunidade em Conselho Geral do Distrito de Braga, realizado em 12 de Novembro no Auditório da Associação Industrial do Minho, a viu ser Aprovada por UNANIMIDADE, com a recomendação de ser a “voz do Distrito” no histórico Congresso de Portimão, realizado nas notáveis instalações designadas de ARENA[1], que servem exemplarmente o Desporto e a Economia Algarvias. Este mesmo equipamento é mais uma prova se fosse necessária de que os benefícios e custos das obras públicas, são altamente rentáveis para as respectivas populações, quando da responsabilidade e efectuadas a nível local.

[1]Integrado no parque de Feiras e Exposições, junto ao estuário do Rio Arade, o Portimão Arena atrai pelo traçado contemporâneo, uma nave dotada da mais recente tecnologia capacitada para uma multiplicidade de utilizações para o sector de incentivos e eventos corporativos (MICE), abrangendo ainda reuniões e congressos. Modular e versátil, o Portimão Arena pode ainda acolher feiras/certames, espectáculos desportivos e musicais de média e grande escala.

Junta de Freguesia de S. Victor

“Campanha: Emprestar um SORRISO a quem precisa…”

05-12-2011

Numa iniciativa enquadrada nos propósitos da Comissão Social e Junta de Freguesia de São Victor, a “Maratona Cultural e de Solidariedade + (MAIS), da Freguesia de São Victor, Município de Braga, teve como principal objectivo alertar as pessoas para a importância da luta contra a fome e pobreza e envolveu várias Escolas da Freguesia e Instituições Culturais e Sociais num esforço de “emprestar um SORRISO” à população mais necessitada e no momento a atravessar mais dificuldades.

Recorde-se que a FAO (Food and Agriculture Organization) escolheu em 2011 para o “Dia Mundial da Alimentação” o tema:- “O Direito à Alimentação” (“The Right to Food)”. A escolha do tema demonstra por isso o crescente reconhecimento pela comunidade internacional da importância de erradicar a fome e a pobreza no Mundo.

A parte final do ano de 2011 mereceu atenção especial, ficando como muito importante o contributo da comunidade mais Jovem para esta causa.    

Com grande espírito de solidariedade, transformar a parte final do ano num espírito de NATAL, que se pretende para todos os dias do ano, foi tarefa alcançada. Alunos e respectivas Famílias, Funcionários e Professores das Escolas EB1 de Santa Tecla, EB1 do Bairro da Alegria, EB 2/3 Dr. Francisco Sanches e Conservatório de Musica Regional Calouste Gulbenkian, juntaram-se ao Grupo Coral de Guadalupe (recolha recorde de azeite, cerca de 500 litros), aos muitos Voluntários da Autarquia de São Victor, a Empresas Amigas e à Comunidade Bracarense, culminando a sua “entrega” com a recolha de produtos alimentares efectuada no Pingo Doce, do Centro Comercial Braga parque, e a sensação do “dever cumprido”, permitindo, assim, com a sua generosidade, que o NATAL venha a ser mais alegre para muitas famílias, conseguindo-o prolongar pelo ano 2012 dentro. Várias Instituições de ajuda Social, quer de São Victor mas também de Braga, foram também contempladas com a ajuda conseguida.

Esta dedicação e entrega merecem por isso o reconhecimento e um agradecimento público desta Autarquia, provando que em momentos de adversidade os Portugueses em geral e os Bracarenses em particular sempre souberam e sabem estar com o seu semelhante. 

“FADO SOLIDÁRIO – X Grande Noite de Fados de São Victor 2011”

29-11-2011

Atendendo ao êxito da Edição do ano anterior, a JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO VICTOR vai realizar a “X GRANDE NOITE DE FADOS” com o nome de “FADO SOLIDÁRIO” novamente no CONVENTO FRANCISCANO DE MONTARIOL. Este evento que em MONTARIOL teve no ano de 2010 o seu maior êxito, representa já uma marca cultural da cidade de Braga e assume-se no panorama cultural como um aliado das boas causas, representando a noite do “FADO SOLIDÁRIO”, uma possibilidade de partilhar através da CANÇÃO genuinamente portuguesa, valores UNIVERSAIS como os da SOLIDARIEDADE. Coincidindo com a abertura de uma das mais emblemáticas obras de alcance Social e de apoio à Saúde dos mais necessitados, ajudar o arranque do Novo Hospital “POVERELLO”, localizado em Montariol, S.Victor, Braga é o nosso máximo propósito. A realização deste JANTAR com FADOS, cuja receita reverte integralmente para a “DOMUS FRATERNITAS”, Instituição responsável pela gestão desta obra de dimensão social incalculável, pelo apoio Hospitalar a prestar a doentes no âmbito de cuidados de Média duração, Longa duração e Paliativos, representa um passo importante também na nossa MISSÃO de Serviço Social. Simbolicamente será atribuída na mesma altura à Paróquia de São Victor, uma ajuda simbólica e de estímulo aos esforços desenvolvidos para a construção do Novo Centro Pastoral e de Apoio Social de Nossa Senhora da Alegria, na zona do Bairro da Alegria nesta Freguesia. A esta nossa iniciativa, juntam-se mais de dezena e meia de FADISTAS e acompanhantes instrumentais, que farão da “X Grande Noite de Fados de S. Victor”, a realizar em 10 de Dezembro de 2011 (Sábado), a partir das 20h30, no Refeitório do Convento Franciscano de MONTARIOL em S. Victor, Braga um momento memorável de SOLIDARIEDADE.    

O FADO, genuína forma da canção nacional, agora com reconhecimento Mundial através da UNESCO que lhe conferiu o estatuto imaterial da HUMANIDADE e os seus seguidores fiéis vão certamente fazer deste evento, um importante momento que ficará para sempre nas nossas memórias.

Junta de Freguesia de S. Victor

       

"Dia Mundial da Alimentação"
“Campanha para a Erradicação da Pobreza”

29-11-2011

 

A EB1 de Santa Tecla na Rua dos Torneiros, no âmbito dos objectivos do “ Dia Mundial da Alimentação” que tem como principal objectivo alertar as pessoas para a importância da luta contra a fome e pobreza, associou-se à Campanha para a “Erradicação da Pobreza”, enquadrando-se nos propósitos da “Maratona Cultural e de Solidariedade + (MAIS), iniciativa da Autarquia de São Victor.

Este ano, a FAO (Food and Agriculture Organization) escolheu para o “Dia Mundial da Alimentação” o tema: - “O Direito à Alimentação” (“The Right to Food)”. A escolha do tema demonstra o crescente reconhecimento pela comunidade internacional da importância de erradicar a fome e a pobreza no Mundo.

Os alunos da Escola e respectivas famílias, foram convidados pelos seus responsáveis a colaborarem na recolha de alimentos para serem depois divididos por aqueles que necessitam.

O tema sensível serviu para a observação e abordagem pedagógica junto dos jovens acerca das vantagens de uma “boa alimentação” e ainda para reforçar a importância do saber e ser SOLIDÁRIO com o nosso semelhante, ajudando deste modo a erradicar a Pobreza no nosso Planeta.

Na presença da Coordenadora da Escola e Professoras assim como de representantes dos(as) Alunos(as), o Presidente da JF de São Victor e restante comitiva da Autarquia depois de elogiar a iniciativa, registou a alegria que os jovens estudantes deram à mesma. Na ocasião lembrou todos aqueles que lutam em vários cantos do mundo diariamente por uma refeição, em contra ciclo com algum excesso de alimentos, nomeadamente nas sociedades ocidentais e que se reflecte na questão da “obesidade”, com graves repercussões para a saúde pública.

Os alimentos entretanto recolhidos serão entregues a Instituições que no âmbito da Comissão Social da Freguesia de S. Victor e no terreno, têm vindo a colaborar para o minorar das dificuldades da Comunidade onde estão inseridos.

Junta de Freguesia de S. Victor

       

Dia Mundial do Ambiente
Classificação de Sobreiro e Carvalhos de Santa Tecla

02-11-2011

 

De há uns anos a esta parte que a Junta de Freguesia se vinha batendo junto das instâncias competentes pelo reconhecimento da importância de um “micro parque arbóreo”, localizado no Largo de Santa Tecla, nesta Freguesia pelo que transcorridos 6 anos, o nosso indeclinável esforço foi coroado de êxito.

Com efeito, recebemos da Autoridade Florestal Nacional o Bilhete de Identidade KNJ1/610 referente ao espécime Quercus suber L. - nome vulgar sobreiro - que esta autoridade descreve como «Sobreiro centenário de grande efeito paisagístico de copa ampla e frondosa. A árvore constitui um marco na paisagem e uma referência visual na memória colectiva. Por se situar em espaço público, esta classificação reveste-se de interesse cultural e pedagógico (sic).»  

Recebemos, também, o Bilhete de Identidade KNJ3/073 referente aos espécimes Quercus robur L. - nome vulgar carvalho alvarinho - que esta autoridade descreve como «Estas três árvores valorizam e constituem uma das atracções deste logradouro, sendo a sombra e frescura sobretudo nos meses de estio, muito procurada pela população local, reforçando a importância social do espaço como local de convívio e de lazer (sic).»

No seguimento desta classificação, irá a Junta de Freguesia proceder a correspondente implantação de placas de identificação, acto que prevê para o ano de 2012 no Dia Mundial da Floresta ou Dia Mundial da árvore, mais concretamente no dia 21 de Março (4ª Feira), cerimónia em que muito gostaria de contar com a ilustre presença de Vª Exª (Presidente da C.M. de Braga), convite que endereçará com a antecipação oportuna.

       

Maratona Cultural e de Solidariedade

02-11-2011

 

No cumprimento da sua politica de Acção Social e em colaboração com a Comissão Social da Freguesia de São Victor, a Junta de Freguesia de São Victor no âmbito da iniciativa SOLIDARIEDADE+(MAIS) realizou no último fim-de-semana a sua “MARATONA CULTURAL E DE SOLIDARIEDADE”.

Esta MARATONA com coração, transformada num Sarau Cultural e de Solidariedade foi simpaticamente apresentada por Elisabete Ferreira no Auditório do IPJ em Braga, perante uma plateia que suplantou literalmente todos os lugares disponíveis. Cada entrada correspondeu a uma ajuda na recolha de Alimentos para os Cabazes de Natal a entregar às famílias e pessoas mais carenciados da Freguesia de São Victor. Todos colaboraram enchendo um contentor colocado para o efeito à entrada deste AUDITÓRIO.  

Este SARAU de muito coração contou com a SOLIDARIEDADE e a presença de centenas de pessoas e das seguintes Instituições, TODAS AMIGAS da Freguesia de São Victor:

1. iPUM – Grupo de Percussão da Universidade do Minho
2. Jardim-de-Infância das Enguardas (Projecto: Qualidade em parceria)
3. Curso de Viola da Junta de Freguesia de São Victor – Braga
4. Grupo de Cantares Mulheres do Minho
5. TinBra – Teatro Infantil de Braga
6. Coro de Pais da Companhia da Música – Braga
7. Coral de Guadalupe – S. Victor – Braga
8. Associação Festiva “OS SINOS DA SÉ” de Braga.

Na presença de Dirigentes da Associação Académica da Universidade do Minho (Departamento de Acção Social), com quem a JF de S. Victor mantém um Protocolo de Colaboração, que inclui também a colaboração da Braval, o intervalo foi aproveitado para divulgar o excelente desempenho da Campanha “Tampinha Amiga e Solidária” durante o ano de 2010/2011, que reforçou substancialmente o “BANCO ORTOPÉDICO DA FREGUESIA DE SÃO VICTOR”.

Este período foi também aproveitado para a Junta de Freguesia de São Victor proceder à entrega de um MEGA ENXOVAL para bebés, à Associação Famílias de Braga representada pela Dra. Aida Eduarda Silva, que ajudará Jovens Mães com dificuldades.

 

Ainda houve tempo para se provarem as “doçuras” que derivam da Horta Biológica da Junta de Freguesia de S. Victor, transformadas carinhosamente por Voluntárias(os) e Amigas(os) de S. Victor em “docinhos (brigadeiros) e compotas de abóbora, sendo novidade este ano a apresentação da tradicional “marmelada”.

Actuaram com o aplauso geral:                             

1.iPUM–Grupo de Percussão da Universidade do Minho

Que e com reforço no I de Irreverência, de Inovação e de Infinito, os iPUM, conhecidos pelos azuis, quer em arruada, quer em actuação de palco deslumbraram todos aqueles que assistiram à MARATONA do coração. Para além da percussão os iPUM apresentaram também as suas gaitas-de-foles e muita dança à mistura, que envolveu no palco uma boa parte da Plateia. Os Jovens Estudantes fizeram questão de colaborar neste evento com um saco iPUM repleto de bens alimentares.

 

2. Jardim-de-Infância das Enguardas (Projecto: Qualidade em parceria).

Um dos momentos mais “aconchegantes” desta Maratona envolveu os “pequenitos utentes do Jardim-de-Infância das Enguardas” que cantaram e encantaram a plateia, acompanhando a Escola de viola da Junta de Freguesia de São Victor, que conjuntamente com os Cursos de Artes Decorativas e de Bordados tradicionais da Autarquia de São Victor, são parceiros em “qualidade”. 

Importante foi o momento de entrega dos produtos recolhidos simbolicamente entre Educadoras, Alunos e Famílias. A importância do elo da “solidariedade” esteve bem patente neste pequeno e grande contributo.

3. Curso de Viola da Junta de Freguesia de S. Victor – Braga

Esta intervenção “Prata da Casa” teve momentos fantásticos que mereceram o aplauso geral. A participação dos Alunos do Curso de Viola da Junta de Freguesia de S. Victor, ministrado pelo Professor Sérgio Gomes com o pequeno “Coro de Cantores do J.I. das Enguardas” foi um dos mais deliciosos momentos da noite.

4.   Grupo de Cantares Mulheres do Minho

Presente como sempre em todos os momentos importantes da vida da nossa Comunidade, o Grupo de Cantares Mulheres do Minho uniu-se na Solidariedade e no gosto de cantar. Foi o momento de lembrar que durante séculos, estes Cantares na voz das Mulheres do Minho animaram trabalhos e serões, apresentando-se recantados como uma situação poético-musical que traz em si a marca da realidade social e artística. O Grupo de Cantares Mulheres do Minho ensaia regularmente nas instalações da Junta Freguiesia S. Victor e trouxe inconfundível qualidade a esta “MARATONA DE OURO”.

5. TinBra – Teatro Infantil de Braga

Um dos “mais antigos parceiros” da Junta de Freguesia de São Victor, o TinBra, autêntica ESCOLA DE TEATRO trouxe particular brilho a esta Noite Solidária. O grupo de Teatro Infantil de Braga onde muito se aprende e tudo se partilha sente o chamamento do público para em conjunto usufruírem dessa partilha. “História de Amor da Filha do Regedor", da autoria de R.M. Cruz, teve momentos deliciosos pela qualidade das intérpretes e pelo humor da peça apresentada.

6.   Coro de Pais da Companhia da Música – Braga

 

O Coro de Pais da Companhia da Música – criado em Janeiro de 2011, sob a orientação do Professor Célio Peixoto, ofereceu um dos momentos de rara qualidade musical. O seu repertório especialmente dedicado à tradição musical portuguesa não descura contudo obras de autores estrangeiros, tanto de estilo profano como sacro. Além de pais, encarregados de educação e familiares destes que fazem parte da comunidade educativa da Companhia da Música, também integram o Coro alunos adultos da escola e outros alunos mais avançados do ensino básico e complementar que apreciam e querem praticar o canto coral.

7.   Coral de Guadalupe – S. Victor – Braga

A música polifónica contou com a forte presença JOVEM do CORAL DE GUADALUPE. E a surpresa surgiu quando foi apresentado o “Hino de São Victor”, entoado por todos os presentes, com música fácil e uma letra que “fala numa linguagem simples com muito orgulho da dinâmica e da importância da Comunidade de São Victor em Braga”.

Foi dos momentos marcantes e muito participados da MARATONA, quer pela qualidade musical apresentada, assim como pelo facto de terem transformado o repleto Auditório, num grande Coro Colectivo.

8.   Associação Festiva “Os Sinos da Sé” – Braga

A Associação Cultural e Festiva “ Os sinos da Sé”, assumiu a história do Grupo Folclórico de Professores de Braga, fundado no ano lectivo de 1978/79, na Escola Dr. Francisco Sanches, com a finalidade de desenvolver unidades de estudo e recreio no âmbito das manifestações musicais e coreográficas que configuram aspectos da cultura popular minhota.

“Os sinos da Sé”, encerraram com “chave de OURO” esta “MARATONA com coração”. Nem a hora tardia da sua intervenção impediu os muitos presentes de darem um pé de dança e aprenderem um pouco das muitas lições que sempre a propósito e sobretudo na área de Etnografia, o Professor José Machado nos dá. Onde quer que intervenham a Cultura portuguesa e sobretudo a área de intervenção tradicional fica sempre mais rica pelo conteúdo das danças, das cantigas e das explicações pormenorizadas do “valor de cada uma”, não faltando a explicação reservada para todos os “trajes riquíssimos” que esta Instituição possui. A Maratona terminou com o “vira geral” que levou boa parte da plateia para o Palco.

 

Agradecimentos: Às Instituições participantes, aos Voluntários da Área Social da Freguesia de São Victor e ao IPJ de Braga pela cedência das instalações.

       

Dia Internacional do Idoso 2011

02-11-2011

 

Com habitualmente a Autarquia da Freguesia de São Victor homenageou os seus Idosos, celebrando o Dia Internacional, que juntou cerca de duzentos “Jovens Seniores”, nos dias 01 e 02 de Outubro de 2011, nas instalações da Colónia Balnear da Segurança Social em Apúlia – Esposende.

Manhã cedo do dia 01 de Outubro e as Ruas do Centro histórico, de São Victor, Largo da Senhora-a-Branca e Rua da Restauração ganharam um inusitado movimento, polvilhado de alegria fruto do reencontro da “Comunidade Sénior de São Victor” para uma “Jornada inesquecível”. Com os primeiros acertos de pormenores para este “fim-de-semana” feitos logo ali, os Autocarros começam a chegar, o primeiro conduzido pelo Amigo Alexandre Braga, um dos proprietários da Escola de Condução MINHOTA, que se associou a este evento, de seguida e vindo da “Bogalha” Entidade que se associou também a este dia chega o incansável Amigo Domingos Santos, também Monitor desta iniciativa, depois chega o Autocarro da REDM com a simpatia do seu motorista bem patente por se associar a este dia e finalmente chegam os nossos amigos da Associação Portuguesa de Deficientes na Carrinha da Cruz Vermelha que ao volante traz o impagável Amigo Costa. Efectuada a chamada e feita a colocação nos Autocarros de todos os participantes, solicitam os presentes o “retrato de família” ali mesmo nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora-a-Branca, na companhia dos sempre Amigos, os Agentes de proximidade da P.S.P. que desde bem cedo ajudaram na logística e fluidez do trânsito.

Do programa constou logo nessa manhã uma visita efectuada à Basílica ou Templo do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido por Templo de Santa Luzia que se situa no alto do monte deste nome, na cidade de Viana do Castelo, donde se vislumbra uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o rio Lima com o seu vale, e todo o complexo montanhoso, panorama considerado um dos melhores do mundo segundo a National Geographic. Uma boa vista…para o excelente almoço que se aproximava em Apúlia, Esposende, nas instalações da Segurança Social.

Na parte nocturna e numa homenagem também ao “Dia da Música”, o Sarau Cultural recordou canções dos “bons velhos tempos”, em temas preparados com a entrega fantástica do CORAL DE GUADALUPE de Braga, que arrebatou justamente o aplauso geral. Ainda houve tempo para uma surpresa final. Fez-se silêncio e cantou-se o Fado, e a surpresa foi que D. Amália Rodrigues, foi lembrada pela voz jovem e sentida da Ana Margarida, pequena Artista com 12 anos de São Victor, com especiais dotes para o Fado/Canção.

Ficou a promessa de novo Encontro para 2012, sempre com a mesma boa disposição.

Na organização deste evento da responsabilidade da JF de S. Victor colaboraram: a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, o CCDTSSS de Braga, a APD, o I.P.J. que apoiou este programa com Monitores-Jovens Voluntários na sua maioria Universitários, a Associação Juvenil “A Bogalha” e Escola Condução A MINHOTA, que colaboraram no transporte de parte da Delegação e na animação musical o Coral de Guadalupe e pequena grande Artista de São Victor, Ana Margarida.

       

S. Victor... Com pessoas, Sempre!...

23-09-2011

 

O início do ano escolar sem grandes sobressaltos na data prevista pelas ESCOLAS, aconteceu, com “velhos problemas para resolver” como a questão da falta de Auxiliares de Acção Educativa, numa questão que infelizmente tem carácter nacional.

O “constrangimento financeiro” que o País atravessa, trouxe “novas dificuldades” com os “velhos problemas” que têm a ver com a aquisição dos “manuais escolares”. Não se compreende que as famílias com “mais baixos rendimentos” tenham de se substituir ao Estado na aquisição dos mesmos, tendo que aguardar, não sabemos se muito ou pouco tempo para serem reembolsadas do respectivo valor.

Estivemos contudo atentos a esta “questão” e recolhemos junto de muitas famílias da nossa Freguesia “livros em bom estado de conservação” que naturalmente iriam parar ao “Eco-Ponto” e que serviram para “acudir” quem mais deles necessitava. Em boa e atempada hora gizamos esta estratégia, pois foram dezenas de livros para dezenas de famílias, numa acção de poupança para as famílias e o próprio estado de que não havia memória. Para além do gesto fica-nos a satisfação de mais uma vez e no capítulo da Educação e Solidariedade estarmos presentes numa hora de extrema importância como é o início de cada ano Escolar para as famílias Portuguesas. Nas fotos, o funcionário da nossa Autarquia Carlos Freitas, entrega os livros que muita falta faziam ao Zé Pedro das Enguardas e a D. Sónia Ribeiro, residente na área de Santa Tecla, consulta os livros disponíveis para a sua filha que frequenta o 7º ano da EB2/3 de Lamaçães.

Iniciamos desta forma a nossa “Maratona Cultural e de “Solidariedade” que todos os anos acontece na Freguesia de São Victor em Braga, visando aproximar cada vez mais as Pessoas e Famílias da nossa Comunidade, com a sua Autarquia.

Junta de Freguesia de S. Victor – Braga
ACÇÃO SOCIAL

       

Água mole em pedra dura, tanto bate…até que fura!..

23-09-2011

 

Bem no topo do Bairro da Alegria temos a antiga Quinta das Verdosas, zona residencial conhecida como da “Cooperativa Lar Jovem”, hoje localizada paredes meias com o Novo Hospital de Braga.

Mas licitamente surge a questão, então o que tem o título desta nota a ver com esta simpática zona residencial de São Victor e de Braga? Pois em poucas palavras e com redobrada alegria, damos nota que após SETE ANOS do inicio de melhorias (sustentabilidade de terras para jardim e construção de passeios) no Largo maior da Quinta das Verdosas, solicitado à Câmara Municipal de Braga pela Junta de Freguesia num excelente trabalho conjunto desta Autarquia com a Associação de Moradores então presidida pelo bom AMIGO Abílio, damos a boa notícia de que finalmente e no ano de 2011 foi concretizado um pedido muito antigo para satisfação dos residentes locais, sobretudo das dezenas de crianças que ali residem. Foi instalado neste Verão um pequeno Parque Infantil, mas muito grande na sua utilidade.

Instalado o Parque desportivo na Escola do Escola EB1, construído o Parque Infantil das Verdosas, temos razões para afirmar que o nosso BAIRRO tem motivos para mais ALEGRIA.

       

Festa de Encerramento das Actividades de Verão - "Respirar Feliz em S. Victor", na Capela de Guadalupe

19-08-2011

 

Apesar de ameaça de chuva, que caiu quase durante todo o dia, encerraram num ambiente de verdadeira Festa as actividades inseridas em “Respirar Feliz em S. Victor 2011”.

O anfi-teatro escolhido para esta cerimónia foram os Escadórios da Capela do Guadalupe que se transformaram num bonito cenário, de onde se observa com grande qualidade parte da cidade de Braga, que à noite ainda ganha mais encanto. Esgotando rapidamente a sua capacidade pela presença das muitas pessoas que não quiseram perder este programa, os presentes aplaudiram a qualidade e diversidade desta programação final.

Foi possível apreciar-se a frescura de um programa que juntou um cheirinho de música Africana com música tradicional portuguesa e fados, tendo como horizonte visual uma paisagem nocturna deslumbrante da cidade de Braga. À temperatura amena que se instalou juntou-se a frescura do Parque de Guadalupe, sendo possível também admirar a Capela Magnifica mandada construir sobre o Monte de Santa Margarida, pelo Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, que a benzeu em 23 de Março de 1725. Na capela-mor destaque especial para o seu retábulo, cujo risco se deve a André Soares, constituindo um dos últimos retábulos desenhados por este arquitecto e que até há pouco tempo permanecia desconhecido. Bem iluminada nesta noite, a CAPELA DE GUADALUPE aguarda desde 2000, solicitado pela ASPA – Associação para o Estudo, Defesa e Divulgação do património Cultural e Nacional dirigido ao Instituto Português do Património Cultural, um pedido de classificação para que a Capela de Nossa Senhora de Guadalupe seja considerada como Imóvel de Interesse Público. O Processo está ainda a correr.

Este é um local a merecer claramente a atenção dos Bracarenses, bem no centro da cidade. A diversidade musical apresentada nesta noite pretendeu lembrar os melhores momentos das actividades de Verão de: “RESPIRAR FELIZ EM S. VICTOR 2011”, que se iniciaram em 29 de Abril e terminam em 29 de Setembro. A Música Tradicional Portuguesa e um dos fortes motivos culturais mais típicos do Minho, teve na voz do “Grupo de Cantares Mulheres do Minho” um momento de grande qualidade, recordando-se as actividades associadas à tradição cultural e popular, como a “Feirinha de S. Victor” e o “Festival de Música Popular”, realizado nessa altura. De África e pela voz do Príncipe Venâncio chegou a frescura e o calor de uma música a marcar o ritmo alegre e contagiante africano. Antes do encerramento da Programação procedeu-se à entrega de lembranças a todos os que colaboraram nestas actividades de Verão, merecendo real destaque o agradecimento dirigido à JOVEMCOOP pelo seu papel desempenhado desde 2004 em benefício da Juventude e do Património Bracarense, num Protocolo que junta há SETE ANOS a Autarquia de São Victor e esta Jovem Instituição na defesa e divulgação dos nossos valores Ambientais, Patrimoniais e Humanos, reforçando-se assim um melhor conhecimento da nossa própria identidade.  

Encerrou o evento o “O Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho, que foi como que uma espécie de prenda para todos os presentes que homenagearam assim todas as iniciativas desenvolvidas durante este Verão. Foi com “chave de ouro” que se encerrou a noite de Guadalupe, com a inconfundível voz de Miguel Rêgo, Jaime Leite, Filipe Martins e Victor Barreto, bem acompanhados à guitarra por Sérgio Lucas e à viola por Pedro Paredes e Maurício Morgado, deliciando-se todos os adeptos confessos do bom fado português, na sua vertente Coimbrã. Em 2012 fica a promessa de momentos ainda mais cativantes em todas as iniciativas enquadradas no Programa de Verão “Respirar Feliz em S. Victor”.

     

Noites Brancas da Senhora-a-Branca

19-08-2011

 

A “IX Edição das Noites Brancas da Senhora-a-Branca” decorreu no âmbito das actividades de Verão da Freguesia de S. Victor, no Largo da Senhora-a-Branca, cuja imagem da Senhora que lhe dá o nome estava adornada com flores brancas e bonitas, tal como manda a tradição nesta noite. Se o dia prometia uma noite amena e um programa rico culturalmente, só a segunda premissa foi cumprida. Bem cedo o Largo que funciona como o Auditório ao ar livre da Freguesia de São Victor, foi sendo ocupado por um público conhecedor e interessado na música polifónica de qualidade. Depressa uma interessada e animada assistência esgotou todos os lugares sentados disponíveis, ficando muitos dos presentes distribuídos pelos muitos bancos de pedra existentes no Largo que tem o conforto da presença da estátua do Papa Pio XII, ocupando as escadarias da Igreja da Senhora-a-Branca e assistindo também nos passeios opostos ao anfi-teatro, preparado com uma espécie de bancada que transmitiu um bonito ambiente a este mítico Largo da cidade de Braga.

A apresentadora Flávia Silva coloriu a “Noite Branca” com um bonito vestido branco e animou o início da noite apresentando a SINFONIETA MUSICAL DE BRAGA, convidada a abrir o evento.

Foi um momento musical delicioso este da responsabilidade de Jovens músicos Bracarenses, sob a direcção artística do também Jovem Carlos Brito Dias. Este foi um momento que funcionou como uma espécie de prenda, pois o Grupo apresentou-se extra programa, para apoiar instrumentalmente o:

1 – “ORFEÃO DE BRAGA” que à medida que ia subindo para o palco para a sua actuação, recebia a primeira chuva da noite. O tempo que durante todo o dia prometeu uma noite amena, abriu as “comportas celestiais”, primeiro com gotículas e de seguida com chuva persistente. Não houve debandada do público presente, mas a tristeza apoderou-se de todos. Tanto trabalho, tanta dedicação e S. Pedro prega-nos esta partida comentava-se a trejeito. Mas enquanto o Presidente da Junta de Freguesia contactava o Senhor Padre José Carlos Azevedo da Paróquia de S. Victor, já este respondia : “… as portas da Igreja Paroquial de São Victor já se estão a abrir” é que “confessou que tinha ouvido na instalação sonora o apelo do dedicado Maestro Villas Boas que do Palco dirigiu um pedido especial para a Paróquia e que a resposta já estava a ser concretizada, pelo que e “em peso os presentes se deslocaram para a Magnífica Igreja de São Victor, que encheu literalmente, ocupando-se também os lugares dedicados ao Coro, na Plataforma de piso elevado ali existente. Assim se abriu oficialmente o FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA POLIFÓNICA. A Associação Cultural” mais antiga da nossa cidade fundada em Maio de 1923, com a companhia de um quarteto de cordas da “Sinfonieta Musical de Braga”, brilhou e ali mesmo “choveram” mas agora os primeiros aplausos.

2 – A TUNA UNIVERSITÁRIA DO MINHO, por razões óbvias aguardou a possibilidade de encerrar este Festival no Adro da Igreja, mas nem mesmo assim a persistente chuva não abrandou, passando-se então a escutar a melodia que nos chegou da Galiza.

3 – Foi um momento brilhante o que nos trouxe o representante Galego da música Polifónica. O CORAL DE O ROSAL, sob a “batuta” da simpática Maestrina: Toñi Santos Vaquero, arrancou fortes e convictos aplausos deixando uma imagem muito positiva da qualidade que patenteou em todos os temas.

4 – Finalizou o programa o “CORAL POLIFÓNICO DE SÃO VICTOR”. Esta noite musical, ao contrário dos vaticínios meteorológicos que a tornariam numa noite de pesadelo, foi uma “verdadeira noite de sonho”, não deixando o Grupo da Casa, sob a batuta do Padre Sérgio Torres, os seus créditos musicais por “vozes alheias”. O grande número de vozes dos muitos jovens deste Coral de S. Victor, arrebatou os aplausos gerais com muita simpatia.

A cereja em cima do bolo foi o momento de apoteose deste Encontro musical que juntou largas dezenas de vozes, da “SINFONIETA MUSICAL DE BRAGA, do “ORFEÃO DE BRAGA”, do “CORAL POLIFÓNICO DE O ROSAL” e do “CORAL POLIFÓNICO DE S.VICTOR”, tendo entoado em conjunto o tema popular Galego “O Vosso galo comadre”, sob a direcção do Maestro António Villas Boas, que repetiu após insistência do público o referido tema popular Galego que o público também acompanhou. Foram distribuídas no final do evento lembranças a todos os participantes da autoria da Artesã Vilaverdense Conceição Pimenta na forma de peças cerâmicas com bonitos desenhos e inscrições, lembrando os tradicionais “Lenços dos Namorados”.

 

Cantigas no Largo - Karaoke

09-08-2011

 

Realizou-se no Largo da Senhora-a-Branca, sala de visitas da Freguesia de São Victor em Braga, a “VII Edição de Cantigas no Largo”, Festival de Karaoke, enquadrado nas iniciativas de Verão da JUNTA FREGUESIA S. VICTOR. Cerca de duas dezenas de participantes animaram a plateia do “anfi-teatro” do Largo, que lotou por completo.

Foi a “prata da casa” que virou OURO, vencendo o Festival dedicado à Juventude, o Jovem BRUNO AMARANTE, residente na zona de Santa Tecla, que deslumbrou com qualidade, interpretando o tema “Hero ”de Mariah Carey. Para além de um bonito troféu, o vencedor que triunfou pela primeira vez, embora seja totalista de todas as Edições anteriores, ganhou também o direito a um fim-de-semana para duas pessoas, numa Casa de Turismo de habitação na Região do Minho, oferta da DIRENOR de Braga.

 O Jovem Bruno Amarante estuda actualmente em Lisboa, na área do Ensino Superior das Artes e é animador regular das actividades dedicadas aos Jovens e às Artes, promovidas pela Autarquia de São Victor. Classificaram-se em segundo e terceiros lugares, Nelma Araújo e Luis Vista Fina, conhecidas figuras da música Bracarense que receberam os respectivos troféus, classificando-se em quarto e quinto lugares, Bárbara Lopes e Ana Margarida, duas vozes muito jovens, com grande futuro no panorama musical da Região.

Presidiu ao Júri, Karter Mendes, Presidente das ACOFA, conhecida figura do meio cultural Bracarense, que destacou a qualidade do excelente painel de participantes, que “dificultou a escolha final do Júri”, composto também pela Dra. Olga Menezes, representante da DIRENOR, Cristina Aguiar, conhecida Artesã Bracarense, por Carlos Cunha, Tesoureiro da Junta de Freguesia de Cabanelas, Vila Verde e pelo Dr. Sérgio Gomes, Professor de Música.

Foram entregues medalhas até ao 10º lugar. Animou e apresentou o evento, Tiago Cortez que cantou temas do agrado geral.

Trilho da Águia do Sarilhão

05-08-2011

 

No seguimento das actividades de Verão da Junta de Freguesia de São Victor: “RESPIRAR FELIZ EM S. VICTOR 2011”, realizou-se no último fim de semana de Julho a “CAMINHADA DA AMIZADE”, que sendo fora da Freguesia e do Concelho de Braga, une e fortalece num mesmo objectivo os residentes da Autarquia mais povoada do MINHO, num momento inesquecível de CONVÍVIO e AMIZADE. Com esta Jornada a ALEGRIA própria da COMUNIDADE de S. VICTOR transfere-se para outras paragens, inflamando numa acção muito POSITIVA TODAS as PESSOAS e lugares por onde têm passado.

Para 2011 e com a escolha sábia do AMIGO Zé Rodrigues do NHA-Clube da Montanha de Braga, a selecção do Percurso (PR) recaiu no: “Trilho da Águia do Sarilhão”, que é um percurso pedestre de pequena rota (PR), com uma extensão de 9 km, com cerca de 3 horas de duração e apresenta um grau de dificuldade médio. Localiza-se na freguesia do Campo do Gerês e possui um património de fundadas tradições culturais e etnográficas. Este trilho de âmbito histórico e cultural estende-se por terrenos aplanados de um vale alargado, por onde passa o Ribeiro de Rodas, entre o Museu Etnográfico e a margem esquerda da albufeira de Vilarinho das Furnas, sendo esta a sua extremidade Norte. Percorre ainda aglomerados rurais deste antigo povoado e descortina, por entre os arruados estreitos, os espigueiros e habitações com as suas cruzes cimeiras e varandas com madeiramentos costumeiros abertas ao logradouro.

Animados pelo excelente dia de Sol e com a temperatura um pouco mais amena, longe dos recentes 38 graus, como que convidando a uma boa caminhada, partiram de S. Victor os cerca de 50 “aventureiros” rumo às terras do Gerês para conhecer a “Águia do Sarilhão”. O percurso que dá nome à “rainha das montanhas”, apresentou-se bem tratado, sempre com a vista nas águas calmas da Barragem de Vilarinho das Furnas e tantas vezes na frescura dos caminhos lageados a lembrar os antigos percursos Romanos. Este percurso de lazer e recomendável para a saúde deu a oportunidade para se REGISTAR e apreciar as diferentes perspectivas da NATUREZA numa visão que alcança a albufeira e se prolonga por vales, encostas e montes, observando-se ao longo dos “lageados dos seus caminhos, muitos dos marcos miliares da Geira Romana”.

Este Percurso inserido numa importante área do Parque Nacional da Peneda Gerês, permitiu a observação de locais de interesse, como a extinta aldeia comunitária de Vilarinho das Furnas, a fraga do Sarilhão e a Mata Nacional de Albergaria.

Foi possível na parte final da caminhada, depois de um almoço fabuloso, preparado em Santa Tecla, São Victor pelo Restaurante Duas Pontes, “saboreado nas sombras” das Pedras Brancas, observar bem lá nas alturas, como que unindo as montanhas, uma das ÁGUIAS que deu nome ao desafio. Avisados da rapidez da aparição, foi assim possível fotografar bem lá no alto, como que observando o seu “reino” a real ÁGUIA do SARILHÃO.

Momento bonito como que a compensar o esforço dispendido montanha acima, montanha abaixo pelos caminhantes. O lanche merecido juntou todos os participantes no Campo do Gerês, tirando-se aí a fotografia de “família”. Cansados, mas compensados nos seus objectivos, os membros da comitiva, depois de partirem manhã bem cedo, regressaram sem incidentes e com muita energia à Brácara Augusta e à sua “Villa de São Victor” eram já 20h30, ficando a promessa de novo desafio para 2012, numa Caminhada de Juventude e AMIZADE.

Trilho da Águia do Sarilhão

05-08-2011

 

Eles e Elas são: “O Nosso Orgulho…”

Desde o ano de 2007 e todos os anos, logo no mês de Janeiro, é lançado o desafio de propor à comunidade mais adulta da nossa Freguesia e não só, a possibilidade de aderirem à aprendizagem básica da “linguagem das novas Tecnologias”. No ano de 2011, contabilizam-se já, mais de quatrocentas presenças nesta área do saber tão bem acolhida pela Comunidade designada carinhosamente como os Alunos das Turmas Jota, por serem JOVENS IDOSOS os que em boa hora decidiram que é SEMPRE TEMPO para APRENDER!

Relevamos como muito importante “o desejo de aprendizagem” assumido pela geração mais Sénior, quer nas primeiras noções sobre as T.I.C. – Tecnologias de Informação e Comunicação, quer na evolução dos conhecimentos já adquiridos. Este notório e importante interesse em aprender dos Jovens mais Idosos, dá forma a uma NOVA e continua OPORTUNIDADE de aumentar os conhecimentos, numa área até há bem pouco tempo desconhecida. Bastaria esse desejo para se redobrar o esforço em criar as melhores condições para TODOS aqueles que desejam, possam de facto frequentar de Março a Julho de cada ano o “Curso de Iniciação Básica em Informática”, realizado em S. Victor, Braga.

Este ano o número de Oitenta Alunos diz bem do interesse em aprender da Comunidade Sénior, exemplo que “melhor fala” a TODOS os Jovens. Aos Alunos matriculados, a maioria da Freguesia de São Victor, juntaram-se cerca de duas dezenas de “Jovens Idosos” de outras Freguesia e de outros concelhos, como uma Aluna que semanalmente se deslocou até Braga desde Vila Verde. Gratificante é verificar que mesmo do alto das SETE DÉCADAS de idade, são muitos os Alunos que adquirem os “seus portáteis” para poderem “falar através da Internet”, com Amigos e Familiares, quer em Portugal, quer nos Estrangeiro. Tudo isto é possível com o excelente GRUPO de VOLUNTARIADO da Junta de Freguesia de São Victor que estende o seu apoio com MONITORES, ao “Curso de Informática”, assim como referência especial para Alunas da Universidade do Minho que também ajudam ao êxito desta iniciativa que conta já com cinco edições, consubstanciando com a sua postura, o espírito de S. Victor – Freguesia Viva…

Nada melhor que juntar bons Monitores às boas instalações de Informática da EB 2/3 Dr. Francisco Sanches, assim como a enorme compreensão dos Órgãos Directivos da referida Escola, com particular destaque para o apoio e incentivo do seu Director Dr. Jorge Amado, a quem agradecemos em nome das Turmas J(ota), o carinho com que ali são tratados os nossos JOVENS.

“Nunca é tarde…Sempre a Aprender!..”, é este o lema e o desafio respondido SEMPRE e cada vez com mais convicção, pela Turmas JOTA. Na oportunidade e com a entrega da Certificação da Aprendizagem aos Alunos, foram também entregues lembranças à EB 2/3 Dr. Francisco Sanches, à aluna mais Idosa (75 anos), ao aluno mais Idoso (74 anos) e os Monitores do Curso: Domingos Santos e José Igreja.

Firmino Marques

Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor

"VII Edição Cantigas no Largo" - Karaoke

28-07-2011

 

CONVITE

No âmbito das actividades CULTURAIS e descentralizadas do evento “RESPIRAR FELIZ em São Victor 2011”, realiza-se no Largo da Senhora-a-Branca, no:

Dia 31 de Julho 2011 (Domingo), às 21h30 realiza-se a:

“VII Edição Cantigas no Largo – Karaoke”

o “Cantigas no Largo” – são um espaço musical dedicado à Juventude, com:

o “Concurso Karaoke”

o Animação Musical a cargo de Tiago Cortez.

o Os vencedores das anteriores Edições foram: Em 2005 João Pedro, depois em 2006 a Tailandesa radicada em Braga, Ansha Lee, Nelma Araújo venceu em 2007 e 2008. Em 2009 triunfou Patricia Palhares que repetiu o 1º lugar em 2010.

"NOITES BRANCAS DA SENHORA-À-BRANCA"

20-07-2011


No seguimento das actividades programadas na iniciativa “RESPIRAR FELIZ EM S. VICTOR 2011”, para a área da CULTURA, a Autarquia de S. Victor, realiza no:
Dia 16 de Julho (Sábado), às 21h30
Largo da Senhora-à-Branca.
O Festival Internacional de Música Polifónica: - IX Edição das “NOITES BRANCAS DA SENHORA-A-BRANCA”, apresentando-se:

Orfeão de Braga, Coral Polifónico de O Rosal da Galiza, Espanha, Coral Polifónico de S. Victor e T.U.M. – Tuna Universitária do Minho.

Abre o Festival, o “ORFEÃO DE BRAGA”, que sob a liderança do Maestro A. Vilas Boas é “apenas” a “Instituição Cultural Bracarense”mais antiga da nossa cidade, tendo sido fundado em Maio de 1923. Ao longo dos tempos tem granjeado nas mais de “oitenta Primaveras” pelo País e estrangeiro o respeito que advém da qualidade das melodias que a todos delicia. É “Membro totalista deste Festival desde o seu início”.

No ano 2003 nasce o “Coral da Agrupación Musical do Rosal” graças à colaboração do “Concello do Rosal e da Fundación O Rosal”, sob a direcção de Toñi Santos. Apresentou-se publicamente em 16 de Outubro de 2004, tendo na sua estreia registado um caloroso acolhimento por parte do Povo Rosaleiro. Desde então o Coral participou em diversas celebrações musicais em distintos lugares da Galiza, Asturias, País Vasco e em Portugal, destacando-se as seguintes actuações: 2007: Finalista no Festival de “Vilancicos de Caixanova” e “2º posto no Concurso de Vilancicos da Catedral de Tui”. 2008: O Coral cantou na missa do Peregrino na Catedral de Santiago de Compostela. Participou no II Certame Nacional da “Avellana Piloña en Infiesto (Asturias)”. Foi também seleccionado para participar e para ser sede organizadora de um dos concertos do III Certame de Corais “En Clave Coral” convocado pela “Consellería de Cultura e pela Federación Coral Galega”. 2009: Realizou uma digressão ao Pais Vasco, actuando no “Centro Galego de Vitoria-Gasteiz” e na Igreja de “San Vicente Mártir”. 2º Premio no Concurso de Vilancicos da Catedral de Tui, repetindo a classificação de 2008.

 

2010: Finalista do Festival de “Vilancicos de Caixanova”. Neste momento o Coral é formado por 50 elementos e é Dirigido por Toñi Santos Vaquero.

“Coral Polifónico de S. Victor” é orientado sob a batuta do incansável Padre Sérgio Torres e é o Grupo a quem cabe assumir com muita Juventude e grande qualidade, a defesa dos pergaminhos da casa. A diversidade musical dos programas que têm apresentado nos últimos Festivais, a par da sempre apetecida novidade dos melhores arranjos musicais para letras de grande qualidade de autores Portugueses consagrados, tornam sempre das suas actuações uma esperada e BOA SURPRESA.

A Tuna Universitária do Minho que encerra o Festival foi fundada no ano de mil novecentos e noventa por vinte jovens trovadores. Natural da mui nobre e Augusta Cidade de Braga, os seus objectivos passam pelo bem saber cantar e tocar, não esquecendo o elogio às belas discípulas de Vénus e a manutenção das velhas e irreverentes tradições académicas.

Desde a sua estreia nas Monumentais Festas do Enterro da Gata de mil novecentos e noventa, tem sido com grande orgulho a grande Embaixatriz Académica da Universidade do Minho, levando a alegria e deixando a saudade por todas as terras e locais por onde já passou.

A Tuna Universitária do Minho enverga o trajo académico da Universidade do Minho, com pequenas alterações aprovadas pelo código de praxe da academia minhota. Estas alterações, que são o uso de meias vermelhas e o uso de um «bico» também vermelho sobre os ombros, já nos valeram a alcunha de «vermelhinhos», conferindo à Tuna uma identidade muito própria.

Integrada na ARCUM – Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho, tem, ao longo da sua história, percorrido, sozinha ou com os restantes grupos da ARCUM, todo o território nacional, continental e insular, bem como alguns dos locais mais privilegiados do mundo. A Tuna Universitária do Minho é organizadora do FITU BRACARA AVGVSTA - Festival Internacional de Tunas Universitárias, festival este que é já uma referência no panorama dos festivais de tunas nacionais, sendo também um dos maiores eventos culturais da Cidade de Braga.

Sendo a Tuna mais antiga da academia minhota, temos a honra de ter como tunas afilhadas a Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho, a Tuna Académica do Externato Infante D. Henrique, a Afonsina – Tuna de Engenharia da Universidade do Minho e a Tuna Académica da Universidade Fernando Pessoa. Desde Maio de 1993, a Tuna Universitária do Minho está irmanada com a Tuna de Direito de Oviedo e desde Abril de 2001 com a Tuna de Medicina do Porto.

A Tuna Universitária do Minho comemorou em Maio de 2000 o seu décimo aniversário. Esta comemoração foi assinalada com o lançamento do C.D. duplo “Tuna Universitária do Minho” composto por 31 músicas que marcaram o percurso da Tuna desde a sua fundação.

Unir Gerações - 2011

20-07-2011

 

“OBRIGADO”, foi com esta frase simples que Leonardo da Vinci consagrou, numa frase sábia, que “todo o nosso saber começa nos sentimentos”, que os “Jovens Idosos da Comunidade de S. Victor” se despediram de mais uma “grande jornada de confraternização”, que junta gerações distintas da Freguesia de São Victor, e que todos os anos se reveste de um sabor especial. Foi um Domingo diferente, que “UNIR GERAÇÕES” juntou, com todo o tempo para saborear cada segundo, AVÓS E NETOS numa iniciativa que emparceira a Junta de Freguesia de São Victor e a “Bicavalaria do Minho”. Num momento único juntaram-se netos e avós, mais os “míticos Citroen de 2 CV”, conduzidos com todo o cuidado e carinho por “Bicavaleiros(as)” que vieram não só de Braga como de Guimarães, Barcelos ou Vila das Aves, dando a conhecer, num dia fantástico, o que de melhor o MINHO tem, as paisagens, as pessoas e a gastronomia. E para que tudo decorresse pelo melhor, o dia iniciou-se com a partida da Rua de S. Victor, na presença de um “Sol envergonhado”, com três dezenas de “potentes 2 CV”. Subindo qual “trote acertado”, parou-se no CONVENTO FRANCISCANO de MONTARIOL. Eram 9h30, e o “pequeno-almoço CONVENTUAL” chamava, não faltando o “famoso CAFÉ da CHOCOLATEIRA”. Deu as boas-vindas à comitiva Frei Pinto, que entregou um grande abraço a todos os participantes por recomendação de Frei José Neves, Guardião de Montariol. Mais de centena e meia, foi o número de “aventureiros” que subiram, “bem puxados pelos 2 CV”, até às Terras da Calcedónia, bem no coração de Terras de Bouro, no Minho. Nada melhor que “recordar Miguel Torga” e o seu “Diário VI”, que diz assim:

“Subida à Calcedónia, uma das coroas de gloria cá da terra. A tarde estava como um veludo, e as fragas, amolecidas pela luz, pareciam broas de pão a arrefecer. Do alto, a paisagem à volta era dum aconchego de berço. Muros sucessivos de cristas - círculos concêntricos de esterilidade - envolviam e preservavam a solidão. Nas vezeiras, resignadas, as rezes esmoíam os tojos como quem ajeita um cilício ao corpo. E mais uma vez me inundou a emoção de ter nascido nesta pequena pátria pedregosa que é Portugal. Há nessa condenação como que uma graça dos deuses. Também é preciso ser de eleição para merecer certas pobrezas...”

Uma saudação especial para os(as) responsáveis da Fundação Calcedónia, que receberam com simpatia Minhota toda a comitiva. E o almoço…”humm”, fantástico…e inesquecível aquela iguaria tão simples como muito saborosa. Sabor inconfundível, aquele “arroz com feijão típico de Terras de Bouro”, que “fugia pelo prato fora” para ser saboreado com “carne grelhada”. Divinal…até as sobremesas típicas e tentadoras. Foi um verdadeiro pitéu o almoço. Depois das “iguarias gastronómicas” desceu-se o Minho, por “S. Bento da Porta Aberta”, que viu passar a caravana até fazer uma última paragem para a foto “em família” em Bouro de Santa Maria, nas escadarias do seu esplendoroso Mosteiro, próximo de Amares, cuja História nos refere: “ Este edifício religioso do século XVIII, erigido sobre o antigo Mosteiro de S. Bernardo, uma abadia cisterciense que já existia em 1148. D. Afonso Henriques outorgou, nesse ano, aos monges desta ordem mendicante o senhorio do couto de Bouro, tendo D. Manuel I concedido foral em 1514. Da construção românica do século XII apenas subsiste parte do aparelho numa das paredes do cenóbio e uma pia baptismal no transepto da igreja”.

A fotografia foi ali mesmo tirada, depois dos netos e netas e respectivos Avós se deliciarem com esta “fantástica aventura”. Difícil foi juntar o Grupo, que era enorme, mas que com boa vontade quis registar este momento histórico.

A Junta de Freguesia fez a entrega de lembranças, relativa à actividade “UNIR GERAÇÕES 2011”, uma bonita peça de Artesanato com motivos alusivos aos “lenços dos namorados”, da autoria da Artesã Vilaverdense, Conceição Pimenta, que foi elogiada quer pelos responsáveis do Convento de Montariol, da Fundação Calcedónia e pelos proprietários dos “sempre vivos 2 CV”.

O regresso a Braga, desta jornada memorável, foi tranquilo, sem qualquer avaria, concretizando-se um SONHO, que certamente se repetirá em 2012, cada vez com mais encanto.

Festa no Bairro 2011

20-07-2011

 

SANTA TECLA voltou a receber em 09/07/2011, com “pompa e circunstância”, a “Festa no Bairro 2011”, actividade CULTURAL descentralizada da responsabilidade da Junta de Freguesia de S. Victor e enquadrada nas actividades de Verão: “RESPIRAR FELIZ EM S. VICTOR 2011”. 

 

A presença da população desta simpática zona da cidade de Braga, que tributou merecidos aplausos a mais esta iniciativa da Freguesia de São Victor, e que encheu por completo o Polidesportivo da Rua de Baixo, em Santa Tecla, foi um dos factos da noite relevados pelo Presidente da Junta de Freguesia. A “Festa no Bairro 2011” teve integralmente a participação de Instituições ligadas à Freguesia e iniciou-se com a passagem de dois vídeos correspondentes a duas marcantes iniciativas da Autarquia de S. Victor. As “VICTORÍADAS 2011” deram a conhecer a homenagem da Freguesia às suas Instituições Desportivas, destacando-se o facto de esta iniciativa ter reunido mais de setecentos Atletas e o seu Sarau de Ginástica Desportiva e Artística ter lotado por completo o Pavilhão das Goladas. Foram também lembradas imagens das “Colónias Balneares de S. Victor”, que este ano se iniciam, para cerca de 200 crianças, no próximo dia 25 de Julho. Esta actividade da área da ACÇÃO SOCIAL é das mais relevantes da Autarquia e destina-se ao apoio às Famílias na época de Verão, desfrutando os mais pequenos cidadãos da Freguesia de momentos verdadeiramente inesquecíveis passados na Colónia Balnear da Apúlia. Esta actividade, gratuita, enquadra também o apoio ao Ano EUROPEU do VOLUNTARIADO, sendo os seus Directores e Monitores recrutados no I.P.J. – Instituto Português da Juventude, que aprovou o Programa das “Colónias Balneares da Autarquia de São Victor”.

O iPUM-Percussão Universitária do Minho abriu o Programa em força com os seus “bombos e gaitas de foles”. Esta Instituição Cultural Universitária distinguiu a Junta de Freguesia como seu “Membro Honorário” por todo o apoio que a Autarquia lhe tem dado, sendo também o Presidente da Autarquia “empossado como “Membro Honorário do iPUM”, juntando-se à festa e estreando-se neste evento com o “bombo maior”.

Do programa, em que imperou a “Prata da Casa”, constou a participação dos Alunos do Curso de Viola, ministrado pelo Professor Sérgio Gomes, do Grupo de Amigos do Cavaquinho – Manuel Lima, que teve uma Plateia aliada, num enorme coro de vozes, para cada tema entoado.
Finalizou a “Festa no Bairro 2011” o Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Os Bragueses”, que iniciaram a sua actividade precisamente nas actividades de Verão de S. Victor e que se despediu com temas conhecidos do Minho, merecendo coro especial o “Farol de Montedor”.
A população local, que tão bem tem acolhido todas as iniciativas da sua Junta de Freguesia, agradeceu e pediu nova visita para 2012, com a “Festa do Bairro”.

IV Mostra do Futuro de São Victor

20-07-2011

 

IV Mostra do Futuro de São Victor – Feira do Emprego e Formação Profissional

Decorreu no passado dia 2 de Julho, nas instalações da Escola Secundária Carlos Amarante, a IV Mostra do Futuro – Feira de Emprego e Formação Profissional, organizada pela Junta de Freguesia de S. Victor e pelo seu Gabinete de Emprego e Formação.

O aumento do desemprego é uma preocupação constante desta Autarquia, facto que nos motivou à realização da IV edição deste evento, com o qual se procurou ajudar os desempregados a encontrar respostas para a sua situação profissional, quer através da divulgação de ofertas de emprego, quer através da inserção em cursos de formação profissional que aumentem a empregabilidade dos candidatos.

Na IV Mostra do Futuro estiveram presentes várias entidades ligadas à problemática do emprego e formação: Exército (Centro de Recrutamento de Braga); Talenter – Empresa de Trabalho Temporário; Associação de Empresas do Parque Industrial de Celeiros; Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho; Oriflame; Gabinete de Emprego e Formação da Freguesia de S. Victor; Escola Secundária Carlos Amarante; Oficina da Inovação; Associação Nacional de Jovens Empresários; Universidade do Minho; Cruz Vermelha Portuguesa; e Escola Profissional de Ponte de Lima.

Realizou-se também, com a colaboração da Talenter, o workshop “Conquiste o seu Emprego!”, onde se discutiram técnicas de procura de emprego.

A Empresa Bracarense “Malas Modarte” colaborou com a iniciativa oferecendo para “sorteio”, entre todos os visitantes, artigos de viagem de prestigiadas marcas internacionais que representa em Portugal.

Estamos certos de que, com esta iniciativa, contribuímos para a diminuição do número de desempregados da nossa Freguesia e do nosso Concelho.

Rita Nunes
Responsável do Gabinete de Emprego e Formação da Junta de Freguesia de São Victor em Braga

Victoríadas - 2011 - A Festa do Desporto em S. Victor

07-07-2011

 

Tendo conquistado pela qualidade um lugar no panorama dos “bons eventos” desportivos que acontecem em Braga, realizaram-se já as “VICTORÍADAS 2011” no final do mês de Junho, destacando-se a prestação conseguida pelo SARAU de GINÁSTICA desportiva e Artística que teve lugar no Pavilhão das GOLADAS em S. Victor, Braga. 

Este evento desportivo prestou homenagem a todas as Instituições desportivas da Freguesia e reuniu um interessante conjunto de ATLETAS de Braga e de outros Concelhos como Vieira do Minho, Guimarães e São João da Madeira num Pavilhão das Goladas completamente cheio e que teve momentos inesquecíveis pela grande qualidade dos participantes envolvidos. As VICTORÍADAS assumem-se como a Festa da Juventude, tendo como convergência o DESPORTO e reuniu este ano no conjunto de actividades desportivas:

-Andebol, Atletismo (Caminhada), Basquetebol, Futebol (Torneio de Futebol de 5 em celebração dos 25 anos da Bogalha), Ginástica Desportiva, Hóquei em Patins (a realizar em 09 de Julho às 21h00) e Orientação Desportiva, mais de setecentos Atletas. O Sarau de Ginástica Desportiva onde foi possível apreciar: dança urbana, aeróbica, equipas de ginástica acrobática, pares e quadras e Ginástica Artística, Capoeira e Karaté, realizado no Pavilhão das Goladas que foi pequeno para acolher todos aqueles que não quiseram perder esta FESTA da JUVENTUDE e do DESPORTO, foi de facto pela extraordinária qualidade dos participantes o momento alto das “VICTORÍADAS 2011”. Para a história ficam as Instituições participantes

Participação especial: Estudantina de Braga (Tuna Universitária), Associação Desportiva Sanjoanense de São João da Madeira, .COM-Clube de Orientação do Minho, Manabola, Hóquei Clube de Braga, S.C. Leões das Enguardas, S.C. Braga (Basquetebol), Águias FC, GD Alegrienses, GD Peões, GD Santa Tecla (GIMNAM), GD Sete Fontes, Abada Capoeira de Portugal, Ginásio Clube de Vieira do Minho, EBS Vieira de Araújo de Vieira do Minho, Grupo de Ginástica Acrobática e de Formação da Escola Sec. Alberto Sampaio (Formação, Competição e Antigos Alunos), Clube de Karate Wado de Braga. Destaque para o trabalho de enorme qualidade desenvolvido pelo Centro de Formação de Ginástica Desportiva da Escola Secundária Alberto Sampaio presente mais uma vez nas VICTORÍADAS, com os seus recentes Campeões Nacionais de Ginástica de Grupo. A todas as Instituições participantes, aos Bombeiros Voluntários de Braga, ao Macc Donald´s da Av. Central, Pingo Doce (BragaParque) e às dezenas de Voluntários que colaboraram na Organização assim como à comunicação social que divulgou a iniciativa e a todos aqueles que assistiram e aplaudiram o DESPORTO, muito reconhecidamente apresentamos os nossos sinceros agradecimentos.

Pela enorme participação dos JOVENS e pelo estatuto de grande qualidade que este evento Desportivo já atingiu, a Autarquia de São Victor vai propor à Câmara Municipal de Braga que possa integrar este evento no Programa a apresentar no ano de 2012, altura em que Braga justamente será a Capital Europeia da Juventude.

Rastreios Gratuitos

28-06-2011

 

No âmbito das actividades de Verão da Freguesia de S. Victor: “RESPIRAR FELIZ 2011” e fruto de um Protocolo de Estágio Curricular com a Escola de Ciências da Saúde (Medicina) da Universidade do Minho, a Junta de Freguesia de São Victor vai realizar em colaboração com a Aluna Ana Filipa Malheiro M. Fontes e Instituições Desportivas da Freguesia, de forma descentralizada nas suas Sedes Sociais, rastreios GRATUITOS de Glicemia, Tensão Arterial e medição de Índices de massa Corporal, com o seguinte calendário:

· Dias 20 de Junho (Segunda-Feira), das 10h00 às 12h30 - Local: G.D. Alegrienses, no Bairro da Alegria,

· Dias 21 de Junho (Terça-Feira), das 10h00 às 12h30 - Local: Águias F.C. na Rua Nova de Santa Cruz,

· Dias 22 de Junho (Quarta-Feira), das 10h00 às 12h30 - Local: S. C. Leões das Enguardas, no Bairro Social das Enguardas,

· Dias 27 de Junho (Segunda-Feira), das 10h00 às 12h30 - Local: G.D. de Santa Tecla, Rua Jaime Sotto Mayor em Santa Tecla,

· Dias 28 de Junho (Terça-Feira), das 10h00 às 12h30 - Local: G. D. Sete Fontes no Bairro das Sete Fontes,

· Dias 29 de Junho (Quarta-Feira), das 10h00 às 12h30 - Local: G.D. dos Peões na Urbanização dos Órfãos.

SENSIBILIZAR e PREVENIR são a “receita certa” para uma melhor Saúde da população e é nesse sentido que a Autarquia de São Victor de forma descentralizada procura chegar aos seus concidadãos. Na oportunidade serão entregues panfletos informativos sobre conceitos/conhecimentos básicos de saúde.

Dia Mundial da Criança em S. Victor 2011

28-06-2011

 

A Junta de Freguesia de S. Victor elegeu a área do Ambiente como prioritária para a sensibilização das crianças dos Jardins-de-Infância e do Ensino Básico 1, durante o ano de 2011. Aproveitando a celebração do “Dia Mundial da Criança” com a colaboração dos Jardins de Infância do Bairro da Alegria e Enguardas a que se associaram também outros Jardins de Infância particulares e todas as Escolas Básicas da Freguesia e alguns Estabelecimentos de Ensino Privados, este tema não foi esquecido.

Mais de 1.100 crianças, repartidas pela manhã e tarde viveram assim um dia inesquecível com o Sol radioso a lembrar já o Verão. Sempre num clima de grande animação que se repartiu pelo Complexo Desportivo da Rodovia, onde marcaram presença os mais petizes, foi aí ministrada na parte da manhã a partir das 10h00, uma “aula ao ar livre e num BOM AMBIENTE de ginástica e dança” aos alunos dos Jardins de Infância que animadamente “brincaram” sob a orientação da dedicada Professora Tânia Covas, que orientou muitos exercícios lúdicos que encantaram os mais jovens estudantes. A Professora Adriana Henriques, Artista Plástica, cativou todas as crianças para um conjunto de actividades didácticas de cariz ambiental e artístico que culminaram na apresentação de um conjunto de “verdadeiras obras primas” que se encontram expostas nas instalações da Junta de Freguesia de São Victor.

Os alunos das Escolas Básicas depois de auscultados e num espírito participativo de decisões, sobre o que desejavam para o “Dia da Criança”, optaram pelo CINEMA que foi a opção mais escolhida, tendo “As Aventuras de Sammy”: e “A passagem secreta ”, nos Cinemas Lusomundo que colaboraram com JF S. Victor acolhido mais de setecentos Jovens Estudantes. Muitos deles ainda puderam disfrutar da programação também organizada para este dia pelo Shopping Braga Parque que apresentou um programa variado que envolveu: Malabaristas, palhaços, escultores de balões, equilibristas, entre outros.

Ainda e no seguimento da programação de sensibilização para a protecção AMBIENTAL, e com o apoio da área do Ambiente da C.M. de Braga e da Associação de Pais da EB1 de Santa Tecla, realizou-se ontem mesmo uma sessão de sensibilização com o tema : “Separar para Reciclar”, que colheu o interesse de mais de duas dezenas de Alunos daquela Escola e Encarregados de Educação.

O programa continua com a visita no próximo dia 21 de Junho pelas 10h00 de TODOS os alunos do 4º ano da EB1 do Bairro Engº Duarte Pacheco ao Monumento Nacional das Sete Fontes depois do Presidente desta Autarquia ter sido orador de uma “Palestra dedicada ao Património” na referida Escola, culminando uma interessante actividade escolar dedicada ao tema. O ano lectivo encerra com uma FESTA dedicada a TODAS as Escolas da Freguesia, e que é fruto de uma parceria da JF de S. Victor com as responsáveis do Jardim de Infância das Enguardas e responsável Coordenadora dos J.I. do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, que se realiza no próximo dia 01 de Julho a partir das 21h30 no Auditório do I.P.J. em Braga, onde o tema “Biodiversidade” será Rei.

Estas actividades são uma Organização da JF S. Victor e têm a Colaboração dos: Jardins-de-Infância e Escolas Básicas de S.Victor, Braga Parque e Cinemas Lusomundo, Câmara Municipal de Braga, Cursos de: Artes Decorativas, Bordados e Viola da Junta de Freguesia de São Victor e Instituto Português da Juventude.

"Campanha Crescer em Segurança em S. Victor-2011"

28-06-2011

 

Foi num verdadeiro clima de Festa, que se realizou no dia 3 de Junho (Sexta-feira) a componente prática da “Campanha Crescer em Segurança em S. Victor 2011”. O Sol juntou-se garboso à Festa e ao tradicional “Peddy Paper-Prova Prática”, que decorreu nas ruas do centro histórico da freguesia, um momento muito importante da componente pedagógica da formação em Segurança na Escola e trajectos, em casa, nos locais de lazer e sobretudo na PREVENÇÃO RODOVIÁRIA. Foi num autêntico passeio lúdico, seguro e de aprendizagem, com um conjunto de provas práticas, que premiou os conhecimentos adquiridos na Acção de Formação Teórica, que as onze equipas constituídas por três alunos, representando outras tantas Turmas dos 4ºs anos do Ensino Básico de S. Victor se entregaram com grande atenção e alegria. A prova (Peddy-Paper) consistiu na condução e destreza com velocípede sem motor (bicicletas) e comportamentos nas respostas aos vários questionários fornecidos nos diversos postos de controle. O ano de 2011 revelou-se um ano de excepcional aplicação e consolidação dos objectivos pretendidos que se traduziram em classificações de grande qualidade, fomentando-se assim a “prevenção rodoviária” a nível do Ensino Básico e a inversão a nível nacional dos sinistros rodoviários, num desafio para TODOS e do futuro, no combate à sinistralidade que aflige o nosso País. Os prémios respeitantes a esta iniciativa (1º Lugar Bicicletas e capacetes de segurança + Troféus para Alunos e Escolas, assim como Troféus e DIPLOMAS para todas as Escolas premiadas até ao 3º lugar), foram entregues nas instalações da Junta de Freguesia de São Victor, num ambiente de verdadeira festa no passado Sábado, na presença de representantes de todas as Escolas, Familiares e Amigos dos premiados que encheram literalmente o Salão Nobre da Autarquia de São Victor. Destaque para o apoio a este evento de TODAS as Escolas da Freguesia, assim como do Governo Civil de Braga, da CONFIAUTO e da P.S.P. entidades que patrocinam esta iniciativa desde o seu nascimento e que enviaram mensagens de felicitações e incentivo a todos os participante e à Junta de Freguesia de São Victor.

Destaque para a colaboração do Governo Civil de Braga e da “Escola Segura” da P.S.P. assim como dos técnicos de Formação Rodoviária, simbolizando este envolvimento com diversas Autarquias e Instituições, um sinal claro e a necessidade de TODOS ajudarem mesmo com pequenos contributos Portugal a ser distinguido pela União Europeia, pelo esforço e resultados obtidos na diminuição da sinistralidade. Dez anos de “permanente combate ao sinistro” revelam já o esforço feito no nosso País para se retirar Portugal do topo do “ranking da sinistralidade Europeia”. Neste como noutros “combates”, ninguém é dispensável.

“Publicação em Diário da República das Sete Fontes como MONUMENTO NACIONAL”

02-06-2011

 

A Junta de Freguesia de S. Victor regista com agrado, e finalmente, a publicitação em Decreto (16/2011), de 25 de Maio, com origem do Ministério da Cultura, das SETE FONTES como Monumento Nacional.

Esta “operação burocrática” consolida a importância, para TODOS, que o Complexo Monumental das Sete Fontes tem, quer no contexto Patrimonial Português, quer Europeu, dando-lhe garantias para o futuro, mas também preocupações, que, de forma fundada, ainda subsistem.

De forma a sensibilizar a Comunidade para esta questão, a Autarquia de S. Victor promoveu, no âmbito das actividades de Verão “Respirar Feliz em S. Victor 2011”, uma caminhada pela Saúde e pelo Património, que juntou largas dezenas de cidadãos, que aliaram a uma triagem de saúde, uma caminhada e uma visita às Galerias deste Monumento Nacional, que deixou “boquiabertos” aqueles que o fizeram pela primeira vez, tal o impacto e o “encanto” que esta obra magnifica de Engenharia Hidráulica de abastecimento de água à cidade de Braga provocou em todos os participantes. Esta visita foi orientada pelo Arqueólogo Ricardo Silva, da Jovem Coop. A iniciativa contou ainda com o apoio das Farmácias Henriquina e Silva, da Cruz Vermelha de Braga e da Prhofame e a colaboração da ASPA, Grupo de Peticionários das Sete Fontes e Quercus de Braga.

Abordou-se durante a visita a questão da URGÊNCIA, para as SETE FONTES, da definição da sua Zona Especial de Protecção (ZEP), e a ideia clara do que pretende objectivamente a Câmara Municipal para todo este importante “sítio histórico”, à frente das quais terá sempre que estar a PRIORIDADE à preservação do enorme historial de toda esta vasta zona, que faz de Braga um dos únicos locais da Europa com uma referência VIVA, em forma de Museu, relativamente à Água e a um belíssimo conjunto Arquitectónico, que, justamente, elegem Braga como capital do Barroco em Portugal.

Não basta à C.M.B. antes da aprovação da ZEP (Zona Especial de Protecção) anunciar estar em “laboração” o Plano de Pormenor para este importante local, quando a política urbanística para o Século XXI aconselha um diálogo permanente e construtivo entre TODOS os Agentes intervenientes, nomeadamente na sociedade Bracarense (Autarquias, População e Instituições), o que não é prática corrente no nosso Município. Lembramos, contudo, que é aos Municípios que estão confiadas as mais importantes tarefas directamente relacionadas com o fazer, refazer e ordenar da cidade, cabendo-lhes o essencial do desenvolvimento do processo urbanístico, sendo o modelo de “Perequação”, que aparece em Braga como “novidade”, um instrumento fundamental de há muitos anos, a que recorrem, para o desenvolvimento harmonioso, muitos Municípios Portugueses. Recordamos que na regulamentação das “Perequações”, e, neste âmbito, “…nas situações em que as compensações sejam feitas com intervenção activa da Câmara, normalmente através da criação e gestão de um fundo de compensação, nos termos previstos no artigo 125.º do RJIGT, a transferência de índices dar-se-á no momento da emissão do alvará que titula operações urbanísticas” (devendo dele constar se a compensação deve ser prestada, e em que termos, ou se esta não é devida), situação que apenas, e agora, é “novidade”para os Bracarenses.

Fica a expectativa de que não se cometam ERROS, neste futuro próximo, que prejudiquem a história e o Monumento Nacional das SETE FONTES, como aqueles que sucederam não há muito tempo, por exemplo, com o desaparecimento de umas das SETE estruturas, que deveria ter da parte dos responsáveis municipais um maior empenho na sua recuperação, para que, tão URGENTE quanto possível, viesse a ocupar o lugar que lhe pertence neste importante “sítio histórico” de Braga (o mais próximo possível, pois ali, na Rua Nuno de Morais, foi construído um prédio no seu lugar).

Cabe ao Ministério da Cultura a que V. Exª preside o papel mais importante na solidificação deste importante Monumento, actuando na defesa do NOSSO Património e identidade, antes que o tempo se encarregue de ajudar quem o destrua…

Caminhada às Sete Fontes

23-05-2011

 

 Flores de Lua

19-05-2011

 

 Mostra de Produtos Regionais

18-05-2011

 

Concertos Corais Sinfónicos

02-05-2011

 

Monumentos e Sítios

02-05-2011

 

16 de Abril de 2011. Homenagem ao PATRIMÓNIO e SITÍOS HISTÓRICOS, um desafio proposta ao MUNDO pela UNESCO, particularizando a ÁGUA, como CULTURA E PATRIMÓNIO. Dia fantástico. Tempo de Verão. Convite à procura de um bom Ambiente, de boa frescura e de melhor Água. Oportunidade aproveitada em BRAGA para elevar em importância a recente consagração das SETE FONTES como MONUMENTO NACIONAL. Mas se Instituições oficiais houve que ignoraram este apelo, a Autarquia de São Victor, a ASPA, o Grupo de Peticionários das SETE FONTES e a JOVEM COOP aproveitaram a oportunidade para celebrar em FESTA um ABRAÇO às Sete Fontes. Mais de mil pessoas rumaram ao Complexo Monumental e fizeram deste dia, um momento delicioso. Lindo é o adjectivo que poderemos oferecer a este dar de mãos da sociedade com o seu Património. Famílias inteiras passaram uma tarde diferente. Foi possível ver netos e avós, pais e filhos, num Ambiente afectuoso e que é preciso multiplicar no calendário. Braga tem aqui o seu Parque natural. Portugal tem também neste Sítio o seu MUSEU VIVO, o Mundo e a HUMANIDADE têm aqui a razão primeira da sua existência. 

Num dia a repetir, e em tertúlia de “conversa” séria, falou-se do passado, presente e futuro. Brincou-se nos atelier’s temáticos, fez-se exercício físico, dançou-se, ouviu-se da melhor melodia polifónica e o ribombar dos bombos e o som estridente das gaitas-de-foles ecoou em Braga inteira. Visitaram-se as Galerias subterrâneas e bebeu-se muita água PURA e CRISTALINA das “nossas SETE FONTES”, nossas como quem diz, de “TODOS, porque o que é de TODOS, a TODOS pertence”.

Cumpriram e responderam ao desafio da UNESCO: a ASPA, Grupo de Peticionários das SETE FONTES, Jovem Coop e Junta de Freguesia de São Victor – Braga, que agradecem à comunicação social presente e a TODOS que compareceram e que ajudaram esta FESTA, de forma particular aos responsáveis pelos atelier’s, pela ginástica, dança, “tertúlia” e música cantada e tocada um FORTE ABRAÇO das SETE FONTES. Um obrigado especial ao “Agueiro” e a todos aqueles que ofereceram e beberam a nossa ÁGUA DAS SETE FONTES.

Sete Fontes  - Sitio Histórico

28-04-2011

 

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

14-04-2011

 

 

Procissão Nossa Senhora da Burrinha

13-04-2011

 

 

Concerto Semana Santa

08-04-2011

 

Apoio na entrega das declarações relativas ao I.R.S. do ano 2010

08-04-2011

 

A  JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO VICTOR, disponibiliza dentro do horário de expediente 9h00/18h45 todo o apoio no preenchimento das Declarações de I.R.S. quer em suporte de papel, dando também prioridade nos seus 4 Postos Públicos, para a entrega via Internet dos referidos documentos com o apoio dos seus funcionários. 

Lembra-se assim que para as declarações enviadas pela internet, decorre durante todo o mês de Abril o período para declarar exclusivamente rendimentos das categorias A e H. Durante o mês de Maio, nos restantes casos. 

De forma a melhorar a ajuda dos utentes desta Autarquia, quer no preenchimento documental, quer na solicitação do nº de senha para apresentação pela Internet, estará disponível durante o mês de ABRIL às Terças-feiras, das 21h30 às 23h00, um Técnico de Contas, inscrito na Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, que prestará todos os esclarecimentos e fornecerá o apoio devido, quer no envio das Declarações Via Internet, assim como para esclarecer dúvidas respeitantes a esta operação.

 

Dia Mundial da Água - 22 de Março

23-03-2011

Cada ano, a ONU escolhe um tema a ser discutido no “Dia Mundial da Água”.

O Dia 22 de Março de 2011 – Dia Mundial da Água teve como tema: “Água para as Cidades: Respondendo ao desafio Urbano”.       

O objectivo deste dia foi o de informar, promover e criar a consciência entre os povos e nações da importância e da sensibilidade do dia mundial da água, incentivando-os a realizar actividades, campanhas e pesquisas visando o desenvolvimento de tecnologias para melhor aproveitamento dos recursos aquíferos, educação, bem assim como para todas as pessoas aprenderem a cuidar da água.

Nesse sentido e de forma a assinalar este Dia, a Junta de Freguesia de São Victor, a ASPA, o Grupo de Peticionários das Sete Fontes e a JovemCoop, convidaram os Bracarenses a celebrarem este Dia, tendo sido colocado na “sala de visitas de S. Victor”, uma réplica de uma “Mãe de água” das Sete Fontes e uma Fonte em funcionamento, com oferta de água pura e cristalina das SETE FONTES numa iniciativa designada por:

“Um dia pela água, um Brinde pelas SETE FONTES”, que ocorreu pelas 18h00, no Largo da Senhora-a-Branca em S. Victor – Braga.

Brindaram nesta iniciativa dezenas de Bracarenses, consumindo-se os 50 litros de água recolhidos expressamente para este efeito na Bica das Sete Fontes, cujo cuidado da sua BOA QUALIDADE é da responsabilidade da Autarquia de S. Victor.

Censos 2011

23-03-2011

CENSOS 2011: O dia 21 de Março, marcou o arranque da fase de resposta aos Censos 2011. A resposta pela internet está disponível pela primeira vez. O INE procura, assim, acompanhar a sociedade actual e está confiante na boa adesão da população.

A resposta pela internet decorre entre 21 de Março e 10 de Abril. A resposta em papel prolongar-se-á até 24 de Abril.

Durante as últimas duas semanas decorreu a distribuição da documentação pelos alojamentos, estimando o INE ter concluído esta fase em mais de 90% dos alojamentos existentes.

A ajuda ao preenchimento e o esclarecimento de dúvidas estão igualmente garantidos à população. Em www.censos2011.ine.pt pode consultar cerca de meia centena de perguntas frequentes que, numa linguagem simples, permitem responder às principais dúvidas dos utilizadores. Uma linha telefónica dos Censos estará igualmente disponível, gratuita, através do 800 22 20 11, nos dias úteis, das 09:00 às 20:00, horário que poderá vir ainda a ser alargado até às 22:00, para esclarecimento de dúvidas.

No entanto a Junta de Freguesia São Victor em Braga, ciente da importância desta operação estatística para o País e para a Freguesia tem em funcionamento permanente na sua Sede Social o apoio aos Censos com o objectivo de acolher o cidadão para o esclarecimento de dúvidas e encaminhamento para o respectivo recenseador.  Este Serviço de apoio funciona das 09H30 às 13H00 e das 14H30m às 18H30, TODOS os dias úteis, prestando-se apoio nas seguintes matérias: informação e esclarecimentos gerais,  fornecimento de formulários em falta, informação e disponibilização de vários postos de internet para o preenchimento do e-censos.

 

Curso da Artes Decorativas

14-03-2011

 

A Junta de Freguesia de S. Victor, recebeu nas suas instalações uma Delegação da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais de S. Torcato, Guimarães, cujas responsáveis e utentes, participaram numa aula prática de Artes Decorativas, ministrada pela Monitora Cristina Aguiar, aula que contou também com as Alunas deste Curso em funcionamento na nossa Autarquia. A participação recolheu todo o interesse das nossas visitantes que lidaram pela primeira vez com o manuseamento de “biscuit” uma massa ecológica cujo produto final apresenta autênticas obras de Arte da autoria das Alunas e da sábia ajuda da Monitora, produtos de cerâmica com a particularidade da sua cozedura ser a frio. As utentes da ADCL levaram uma lembrança dos trabalhos produzidos.

 

"As Maias entre Mitos e Crenças"

14-03-2011

 

O lançamento do Livro, “AS MAIAS ENTRE MITOS E CRENÇAS”, da autoria do Transmontano radicado no Minho Jorge Lage, ocorreu em 29 de Janeiro última na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Braga, perante uma sala repleta de pessoas Amigas e interessadas nas “boas coisas da NOSSA TERRA”.

A mesa de honra foi ocupada pelo Presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Braga, Eng. Correia Vaz, pelo Vice-Presidente e comentador, Dr. José H. Machado, pelo apresentador, Poeta e Prof. Nelson Vilela e pelo autor da obra Dr. Jorge Lage.

Como “não há festança sem comezaina”, foi por aqui que, pelas 19H45, se começou com uma divinal «massa com vitela à lavrador», em que o feijão vermelho, a couve troncha e o fumeiro, «regada» com um encorpado Dólmen tinto da Adega Cooperativa de Valpaços deixaram a todos rendidos.

Mas à hora aprazada abriu as «hostilidades» o Presidente da Casa confessando-se surpreendido com mais esta obra do autor, agradecendo a presença do apresentador da obra e o autor bem como a presença da numerosa assistência.

Embora a noite estivesse fria, com temperaturas exteriores a rondar os zero graus, o salão da Casa e o aconchego era completado pelo calor que imana das almas felizes e solidárias prontas a partilhar alguns minutos de cultura, tendo como denominador comum as nossas tradições.

O apresentador, poeta Nelson Vilela, ligou o livro à Natureza e à criação do mundo e citando a Bíblia, justificou a existência do “homem e da mulher”, elogiando também o autor e a obra.

O Prof. José Machado fez uma apreciação em que enalteceu mais a vertente cívica e cultural, lembrando que a contestação do que se cria ou se celebra tem muitas vezes a contestação e a proibição social. Mas, afinal, o homem tem sabido, a alguma distância, reconhecer obras e valores que, noutros tempos, foram proibidos.

O autor acabou por agradecer a presença de todos, lembrando que «As Maias entre mitos e crenças» acaba por ser um contributo de muitos. Sem essa ajuda o autor não teria conseguido tão variados contributos que acabam por enriquecer o livro, tornando-o um LEGADO das nossas tradições associadas ao início da Primavera.

Saudou o autor a presença do órgão executivo da Junta de Freguesia de S. Victor de Braga, estando presentes no lançamento: o Presidente – Dr. Firmino Marques, o Secretário – Prof. Domingos Abreu e o Tesoureiro – Dr. José Ferraz.  

Aproveitou para relevar o imenso trabalho da actual Junta de Freguesia de S. Victor em promover e estimular os concursos anuais d’«Os Maios em S. Victor», iniciativa que catapultou este livro e a sua expressão pública, registando esta faceta da nossa memória imaterial.

Pretende o autor que a celebração desta tradição venha a ser uma realidade em muitos locais e possa ser uma mais valia cultural e turística, quer no presente quer para o futuro das nossas comunidades.

 

Censos 2011

14-03-2011

Arrancam hoje, dia 7 de Março, os Censos 2011. A primeira fase desta operação consiste em distribuir os questionários de recolha de dados. Juntamente com o questionário serão entregues os códigos que permitem o acesso para as respostas na internet.

A partir desta segunda-feira, os 50 recenseadores da Freguesia de São Victor, Município de Braga, com o apoio de 6 Sub-Coordenadores e 2 Coordenadores (Um da Freguesia e Outro Municipal), iniciam a entrega dos documentos necessários a esta acção, tutelada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e vão-se apresentar porta a porta, devidamente identificados, com um cartão de identificação e um colete, com formação para prestar qualquer esclarecimento necessário.

A segunda fase da operação começa a partir de 21 de Março, com o arranque do período de respostas via internet, no site www.censos2011.ine.pt

De 28 de Março a 10 de Abril as respostas podem ainda ser entregues pela internet, e preenchidos os questionários que serão recolhidos pelos recenseadores, outra vez porta a porta, até 24 de Abril.

De resposta obrigatória e confidencial, esta acção tem o apoio da linha gratuita 800 22 20 11, nos dias úteis, das 09:00 às 20:00, horário que poderá vir ainda a ser alargado até às 22:00, para esclarecimento de dúvidas.

Colabore!...

São Victor em Braga, 07 de Março de 2011

 

"O Homem da nuvem escura"

22-02-2011

 

A Opera Omnia, a Junta de Freguesia de S. Victor (Braga) e o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian procederam numa cerimónia FESTIVA à apresentação do livro "O homem  da nuvem escura", com texto de Inês Vinagre e ilustrações de Sebastião Peixoto, dois Jovens da Freguesia de São Victor, Braga.

O livro, dirigido ao público infantil e apresentado formalmente ao público, na presença dos alunos do 1º Ciclo do Conservatório Regional de Música Calouste Gulbenkian de Braga e convidados que encheram o Auditório Adelina Caravana, é uma edição da Opera Omnia em parceria com a Junta de Freguesia de S. Victor, e foi apresentado pelo Dr. Jorge Lage no final do ano de 2010.

Na ocasião, a Junta de Freguesia de S. Victor, num notável esforço educativo e cultural, distribuiu gratuitamente a cada aluno do 4º ano das Escolas de S. Victor, um exemplar da obra, num total de mais de duas centenas de livros.

Refira-se que a autora do Livro Inês Vinagre, foi distinguida recentemente pela Autarquia de S. Victor com o “Prémio Mérito de S. Victor” para a área da Juventude, tendo a mesma na altura da recepção do referido Prémio, sido desafiada pelo Presidente da Junta de Freguesia a escrever um Conto para Crianças, o que veio a suceder, sendo neste momento esta obra um êxito a nível nacional, distinguida pelas Revistas da especialidade.

Estamos assim a cumprir com este apoio á CULTURA, o estímulo e incentivo á leitura, ficando para a História um percurso e um LEGADO que continuaremos a acompanhar e a apoiar com todo o interesse no próximo futuro.

Os Autores,

Inês Vinagre nasceu em 1983 e é professora do Ensino Básico, tendo-se especializado em Associativismo e Animação Sócio-Cultural. Recebeu dois prémios literários: Prémio Juvenil Ferreira de Castro e Prémio Jovens Criadores.

Sebastião Peixoto nasceu em Braga, em 1972. É licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes do Porto. Para além das actividades de docência no ensino básico secundário e da realização de exposições de desenho e pintura, tem colaborado com várias editoras na ilustração de manuais escolares e livros infantis.

 

Reforço dos Colectores das águas pluviais no Centro Histórico de São Victor

22-02-2011

 

E fez-se luz, melhor dizendo: “habemus obra”.

Correspondendo a um pedido antigo da Junta Freguesia de São Victor, a Câmara Municipal de Braga, depois do Concurso concluído, procedeu ao melhoramento dos colectores de recepção de águas pluviais da Rua da Restauração e Rua de S. Victor, de forma a terminar com as preocupações dos moradores que em alturas de “fortes chuvadas” viam a água da chuva transformar-se em rio e sair dos colectores de drenagem, invadindo as garagens e derrubando muros para seu prejuízo. Com o aumento do diâmetro dos referidos colectores, pensamos ter-se solucionado um problema que durante dezenas de anos preocupou e afligiu a nossa Autarquia e os nossos residentes nesta zona do Centro Histórico de São Victor.

Como nota de satisfação para o sucedido, fica o registo que em Fevereiro de 2011 e finalmente: “habemus uma obra ansiada” pela Junta de Freguesia de São Victor, entre muitas outras, essas sim demoradas nas necessárias respostas.

Junta de Freguesia de São Victor – Braga

Visita à Sete Fontes do Grupo "Novo Rumo"

10-02-2011

 

Como é tradicional o Grupo de Jovens da Paróquia de S. Victor inclui anualmente nas suas actividades o estudo e conhecimento do Património de Braga e de forma particular aquele que se enquadra na Freguesia de S. Victor.

As SETE FONTES, têm merecido o especial cuidado e atenção nos últimos anos e no dia 29 de Janeiro de 2011, o Grupo “Novo Rumo” meteu pés ao caminho até ao Complexo Monumental das Sete Fonte, onde se juntaram ao Sr. Joaquim, “Agoeiro das Sete Fontes”e funcionário da AGERE e ao Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Firmino Marques que se associou também a esta vista, servindo de “cicerone” para “ajudar” a um melhor conhecimento desta “pérola Monumental ainda por lapidar” e que se situa em S. Victor, Braga. Iniciada a visita com Sol e boa disposição, logo ali a partir da Rua Nuno Morais em direcção às Fontes “Gémeas do Dr. Alvim” se iniciou uma verdadeira aventura envolvendo o AMBIENTE e PATRIMÓNIO.

“Fantástico, supremo, coisa nunca vista”, foram expressões ouvidas ao longo desta visita. Houve tempo ainda numa visita que durou toda a manhã, para visitar a “Maternidade da Natureza” bem no fundo de uma das Galerias do Complexo, para ali mesmo ver “nascer a água”. Apreciar as Galerias, as Condutas, as Nascentes e a ÁGUA das Sete Fontes e apreciar mesmo na escuridão a “água falando” com os visitantes, como que a “sussurrar: protejam-me”. Foi um momento único. Sentir o ambiente ainda puro, apesar de ameaçado e desfrutar desta maravilha da Natureza é um bom motivo para dia-a-dia se defender o que é nosso preservando esta autêntica JOIA da HUMANIDADE.

De parabéns os responsáveis e o Grupo Novo Rumo, assim como a Paróquia de S. Victor, que nos aponta de forma sistemática bons exemplos de VIDA.

Junta de Freguesia de S. Victor

WORKSHOP - GRUPO CANTARES MULHERES DO MINHO

14-01-2011

PRIMEIROS SONS DE JANEIRO

14-01-2011

 

Nada melhor para iniciar o ano de 2011 do que o poder fazer de forma melodiosa, contrariando como que o destino desenhado pelos “especialistas económicos e pintado de cores cinzentas”. Aproveitando as sinergias da “prata da casa”, tivemos a possibilidade de em Janeiro de 2011 escutar dois CONCERTOS de grande qualidade, o primeiro dos quais em 08 de Janeiro e a abrir o Ano Cultural da nossa Autarquia com os “Primeiros sons de Janeiro” e oferecido pela: “SINFONIETA MUSICAL DE BRAGA”. 

A orquestra “Sinfonieta de Braga” que surgiu no ano de 2006 com um grupo de jovens bracarenses, alunos e ex-alunos do Conservatório de Música de Braga que se UNIRAM para divulgar a música clássica / jazz na região, estreou-se em Agosto desse ano, com um pequeno ensemble de cordas e sopros, nas actividades culturais “Respirar Feliz em S. Victor”, organizadas por esta freguesia bracarense, com a qual a Associação estabeleceu um protocolo de colaboração.

A Sinfonieta de Braga é constituída por jovens músicos dos 15 aos 30 anos, provenientes de instituições como o CM Calouste Gulbenkian de Braga, ESMAE do Porto, Academia N. Superior de Orquestra (Lisboa), ESART de Castelo Branco e EPM de Viana do Castelo. Além da sua principal formação – a Orquestra Sinfonieta – a Associação congrega várias formações de música de câmara, como um quarteto de cordas, octeto vocal, quarteto de trompetes, entre outros, presenteou no início deste ano todos aqueles que encheram a Igreja da Senhora-a-Branca com um fantástico desempenho, quer da Orquestra sob a Direcção do Jovem Paulo Morais, quer do seu nóvel Coro, liderado pelo também Jovem Almeno Gonçalves. Foi uma hora e meia de “grande prazer” tendo o seu desempenho sido compensado com o público de pé e com fortes aplausos. 

A “CAPPELLA BRACARENSIS” e a “CAMERATA DE SOPROS” dos Alunos do Conservatório de Música Regional de Braga CALOUSTE GULBENKIAN encerraram o Ciclo de CONCERTOS DE ANO NOVO, tendo actuado na Igreja Paroquial de São Victor que se encheu literalmente para escutar esta Instituição Bracarense fundada em 1997, como octeto vocal. A vontade de fazer música coral pelo prazer de cantar e a tarefa de divulgar música de todas as épocas, com especial incidência na música portuguesa são a génese da existência desta importante referência Musical da nossa Cidade. O reportório apresentado em que sobressaíram peças de Manuel Faria mereceu o pedido geral de repetição da obra “Adestes Fideles” interpretado de forma irrepreensível e com uma qualidade digna de registo que mereceu o aplauso geral.

Este Concerto foi dirigido pela Maestrina Graça Miranda.

Na oportunidade foi efectuada uma homenagem ao Dr. Nicolau Gonçalves, cujo aniversário do seu falecimento coincidiu com este evento, tendo-se associado à mesma a Bicavalaria do Minho, da qual foi seu sócio fundador. Foi uma cerimónia merecida dedicada a um grande AMIGO de S. Victor e exemplar Dirigente Associativo de uma Instituição com quem a JF de São Victor mantém excelentes laços de amizade.

Com este início temos a esperança fundada de um FRUTUOSO ANO onde se somem muitos mais momentos de ALEGRIA como estes e de reconhecimento da qualidade de OURO da nossa “Prata da Casa”.

Junta de Freguesia de São Victor – Braga

PRESÉPIO EM MOVIMENTO NO BAIRRO DA ALEGRIA

06-01-2011

 

No cumprimento da tradição, o Executivo da Junta de Freguesia de S. Victor foi convidado pelo simpático casal Ramoa, do Bairro da Alegria, a visitar o “Presépio movimentado”, concebido à dezenas de anos por este simpático casal.

Sempre com a mesma disposição que dá nome ao Bairro onde habitam, é com muita Alegria que o simpático casal renova este “quadro” alusivo ao Natal, momento ímpar de Solidariedade e de apelo à Paz. São centenas as pessoas que acorrem ao Bairro da Alegria, mesmo de fora da cidade, procurando a Rua 1º de Maio e a singela garagem do casal Ramoa que nesta altura se transfigura num lindíssimo e carinhoso Presépio, enchendo todos aqueles que o visitam de enorme alegria. A sua maioria são crianças que com os seus pais e avós ali se deslocam. Este PRESÉPIO composto de dezenas de figuras muitas delas movimentadas, tem na “técnica mecânica” que utiliza a água, o seu maior segredo.

Os seus netos são já o garante desta tradição, pois já acompanham com muita atenção, todos os pormenores de construção desta magnífica obra de Arte. Partilhar este gesto do simpático casal Ramoa, ele com 76 e ela com 77 anos é uma forma de homenagear todos aqueles que através do Presépio depositam em cada ano que passa um sinal de esperança de um Mundo Melhor.

Aproveitando a ocasião desta visita, foram oferecidas ao casal, por esta Junta de Freguesia, lembranças de Natal, destacando-se os postais de Natal, concebidos pelos alunos das EB1 e Jardins-de-Infância de S. Victor e o respectivo bolo-rei.

O Presépio está disponível para ser visto até final do mês de Janeiro de 2010.

JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO VICTOR

 

 
 

 

 

 

 

Copyright © 2007 Junta de Freguesia de São Victor (Braga). Todos os direitos reservados.

 

Desenvolvido por: Miguel Igreja

Logótipo - Amar São Victor