• 20 Janeiro, 2019
  • 16:00

Diz o ditado popular que as janeiras cantam-se até ao final do mês de janeiro.

No próximo domingo, dia 20 de Janeiro, às 16h no auditório da Escola Dr. Francisco Sanches (entrada pela Rua do Taxa), a Junta de Freguesia de S. Victor e a Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé” realizam o “Cantar as Janeiras”, conferindo, a esta quinta edição, o perpetuar as tradições de desejar Bom Ano e destacar o trabalho dos grupos que se dedicam a esta prática.

Além disso, esta edição do “Cantar as Janeiras” configura o arranque das celebrações dos 40 anos de vida da Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé”, instituição que surgiu no ano lectivo 2018/2019 como Grupo Folclórico dos Professores de Braga, com a finalidade de desenvolver unidades de estudo e recreio no âmbito das manifestações musicais e coreográficas que configuram aspetos da cultura popular do Minho. Entretanto, o grupo evoluiu e desenvolveu-se com nova designação, abrindo-se à cidade e à comunidade, passando a acolher todas as pessoas que partilhassem da paixão pela dança popular.

Esta primeira iniciativa, que visa celebrar os 40 anos de atividade, contará com a participação de grupos amigos de “Os Sinos da Sé”, marcando presença o Grupo Folclórico de Santa Eulália de Cabanelas, o Grupo Folclórico de Vendas Novas e o Grupo Coral do Centro Social e Paroquial da Armada.

Com esta iniciativa pretende-se enlevar as tradições, dando apoio aos grupos para que continuem este trabalho em defesa da cultura popular. Por outro lado, uma vez que a freguesia de S. Victor é tão grande e pode ser difícil aos grupos percorrer todas as ruas para cantar as janeiras de porta-em-porta, é intenção da Junta de Freguesia proporcionar um evento que funciona como ponto de encontro para que, em simultâneo, se possa desejar bom ano a toda a comunidade.

O evento decorrerá dia 20 de Janeiro, às 16h no auditório da Escola Dr. Francisco Sanches (entrada pela Rua do Taxa) e a entrada é livre.