• 8 Março, 2019
  • 21:30
  • Auditório JF S. Victor

A 8 de Março celebra-se o Dia Internacional da Mulher.

Acreditamos que este dia deve ser vivido todos os dias do ano, mas aproveitando a efeméride, iremos Homenagear a Mulher na 6ª feira, dia 08 de Março, às 21h30. A Junta de Freguesia de S. Victor realiza um evento tri-partido, como forma de celebrar o Dia, composto pela Inauguração da Exposição “Olhares Femininos”, numa mostra de retratos de mulheres, pertencentes ao Arquivo Aliança, em depósito no Museu da Imagem de Braga.

Segue-se uma pequena conferência com dois ilustres oradores, por um lado, Rodrigo Azevedo falar-nos-á sobre  “A Mulher Educada e a Mulher Transgressora , em Portugal, na 1ª metade de Séc. XX; Por outro lado, Marta Mendes, da APAV, fará “Alguns Apontamentos sobre o Quadro de Violência de Género”.

Para coroar a noite, o Grupo de Cantares Mulheres do Minho, entoará cânticos polifónicos, alusivos às Mulheres, num repertório tradicional que se quer perpetuado pelas gerações.

A entrada para este espetáculo é livre.

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto.

No início de 1917, na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917. A data da principal manifestação, 8 de Março de 1917 , foi instituída como Dia Internacional da Mulher pelo movimento internacional socialista.

Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de Março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou políticas.