• 29 Setembro, 2019
  • 12:30
  • Parque de Guadalupe

A Junta de Freguesia de S. Victor inaugura, no próximo Domingo, dia 29/09, às 12h30, a biblioteca “Árvore da Leitura”, situada no Parque de Guadalupe.

Numa altura em que tanto se fala de ambiente e de cultura, a Junta de Freguesia de S. Victor entendeu por em prática uma ação, de cariz simbólico, mas plena de significado.

Dentro de uma árvore oca, tendo o tronco uma dimensão assinalável, foi montada uma estrutura em madeira e vidro, permitindo albergar um conjunto de livros variados e pondo à disposição da população.

A Biblioteca “Árvore da Leitura” foi estruturada de forma a não conter pregos nem qualquer material invasivo para não ferir a árvore, recorrendo a um sistema de encaixe.

Entendemos, com esta ação, poder sensibilizar e estimular a população para a leitura, usufruindo de um espaço único em pleno centro da cidade e contribuindo para alertar para a proteção ao parque árboreo. Esta biblioteca é uma Homenagem à natureza e às árvores, devolvendo, simbolicamente, a matéria prima ao interior da sua origem. Em redor da Biblioteca, foi colocada uma instalação artística, evocando a memória do antigo parque infantil existente em Guadalupe.

A “Árvore da Leitura” é um dos projetos vencedores da iniciativa “Bairro Feliz”, programa instituído pelo hipermercado Pingo Doce e o prémio alcançado permitiu construir esta singular estrutura.

A inauguração é aberta ao público e de livre acesso, para que todos os interessados possam conhecer este projeto singular.