• 14 Março, 2017
  • 18:00
  • Auditório da Junta de Freguesia de S. Victor

O Município de Braga promove no próximo dia 14 de Março, às 18h00, na Junta de Freguesia de S. Victor, a primeira sessão pública de esclarecimento no âmbito da revisão da Carta Educativa.

Volvidos cerca de dez anos desde a elaboração da Carta Educativa, o Município de Braga iniciou o processo de revisão deste instrumento de planeamento estratégico da rede de equipamentos de educação e ensino. A dinâmica demográfica e socioeconómica registada nos últimos anos, assim como as alterações ao nível do próprio sistema educativo, justificam a necessidade de ajustar a Carta Educativa à conjuntura e mudanças ocorridas no Concelho.

Neste processo, o Município conta com o envolvimento de toda a comunidade educativa, numa acção que se pretende “coesa, colectiva e colaborativa”. Segundo a vereadora da Educação, Lídia Dias, a revisão assenta “numa forte cooperação em torno de uma estratégia educativa comum e claramente definida, recolhendo informação essencial à revisão/actualização da estratégia educativa, estando prevista a realização de sessões com diversos grupos, desde equipas do Município, profissionais de educação e ensino, agentes locais e parceiros sociais”.

Tendo em conta a importância de uma participação activa da sociedade civil, o Município irá promover duas sessões públicas, destinadas à comunidade em geral, com o objectivo de dar a conhecer o início dos trabalhos de actualização da Carta Educativa, bem como os respectivos objectivos. As sessões visam ainda a recolha de eventuais contributos para a actualização do diagnóstico.

A primeira sessão pública de esclarecimento realiza-se já no próximo dia 14 de Março, pelas 18h00, no Auditório da Junta de Freguesia de S. Victor.

Recorde-se que a lei estabelece a obrigatoriedade da revisão da Carta Educativa quando a rede “apresenta desconformidades com os princípios, objectivos e parâmetros técnicos do ordenamento da rede educativa ou sempre que resultem de alterações significativas decorrentes da criação ou o encerramento de novos estabelecimentos de educação pré-escolar e de ensino”.

As principais linhas de actuação ao nível da revisão da Carta Educativa do Município de Braga serão:

  • A revisão/actualização da estratégia educativa municipal;
  • A avaliação dos resultados das intervenções em relação ao que foram os objectivos de partida da Carta Educativa de 1ª geração;
  • A formulação de propostas de reordenamento e/ou requalificação da rede escolar municipal.

Todas as sugestões podem ser enviadas para carta.educativa@cm-braga.pt