• 27 Outubro, 2016
  • 21:30

apresentacaovagalume

Inserida na rubrica “Um Escritor…Um Amigo”, o auditório da Junta de Freguesia de S. Victor, acolhe a primeira apresentação do romance Vagalume de José Manuel Cruz.

A apresentação da obra decorre no próximo dia 27, às 21.30 horas.

Conhecido como cronista na imprensa local, José Manuel Cruz lança, agora, uma obra de envergadura, romance ao qual Braga serve de cenário. Conjuga-se a narrativa no presente e articula-se em diversos passados, acompanhando as evocações do personagem principal, Álvaro, no balanço e ajuste de contas de um percurso de vida.

Oferece-se, o Vagalume, como uma longa parábola dos tempos recentes, destes anos da crise e da troika. Mais do que uma divagação pelos meandros amorosos, é, a obra proposta, um romance político e social, um relato trespassado por reflexões de cariz filosófico-religioso. Álvaro resvala sem retorno, toda a percepção de préstimo e mérito tendo entrado em dissolução. Peça de temática dura, de desencantos e amarguras, é o Vagalume um texto pontuado de ironias e humores, constituindo, no seu todo, uma leitura absorvente e desafiante.

Este evento, inserido na “Academia S. Victor” é de entrada livre.