:: FEIRA DO EMPREGO ::

 

A Junta de Freguesia de S. Victor realiza, nos próximos dias 11 e 12 de Outubro, uma nova edição da Feira do Emprego.

Esta quarta edição da Feira do Emprego, realiza-se no claustro do Espaço Vita e conta com quase três dezenas de empresas em fase de recrutamento.

Esta iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de S. Victor, através do seu Gabinete de Inserção Profissional (GIP), visa responder a uma necessidade premente de criar condições para que as pessoas em contexto de desemprego ou com vontade de mudar a situação profissional possam encontrar, num só espaço e ao mesmo tempo, empresas que procurem recursos humanos. Além disso, possibilitamos às empresas encontrar pessoas motivadas e interessadas para suprir a falta de mão de obra em determinadas áreas laborais.

É uma atividade de responsabilidade social porque une vários parceiros que entendem poder contribuir para baixar a taxa de desemprego, possibilitando um horizonte profissional estável e contribuindo para uma harmonia nos agregados familiares.

Esta edição da Feira do Emprego conta com a participação de empresas ligadas à área da construção, à área de transportes, à área das tecnologias, contando também com a participação de empresas de material escritório, sector têxtil e também da área do ensino e da formação.

Entendendo que a empregabilidade é uma prioridade social e financeira, a Junta de Freguesia de S. Victor investe na Feira do Emprego, promovendo em escala a empregabilidade e cumprindo mais uma missão social, numa altura em que muitos agregados familiares estão sufocados com as contas do início do ano letivo.

Para Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia  “é nosso entendimento que se esta autarquia não pode criar emprego, podemos e devemos ser agentes facilitadores e promotores de contatos entre entidades que procuram os melhores recursos humanos e as pessoas que procuram um futuro mais estável”. Esta iniciativa torna-se, ainda, inclusiva, permitindo que muitos emigrantes, recém chegados a Braga e à procura de janelas de oportunidade, possam encontrar ali uma esperança profissional, contribuindo para a integração social.

A grande novidade desta 4ª edição da Feira do Emprego é a parceria criada com o Espaço Vita, que possibilita que a iniciativa se concretize no Claustro, criando um local moderno, atrativo e confortável para esta realização. A localização central do Espaço Vita, o facto de ter estacionamento disponível e o acesso à rede wireless são alguns dos atrativos que levam a apostar neste local, numa dinâmica de reforço à Feira do Emprego.

“Ainda não temos o número total de ofertas que estarão à disposição nesta Feira do Emprego, mas se auxiliarmos pelo menos uma pessoa a encontrar um novo rumo de vida, então teremos a certeza que a nossa aposta é ganha, reforçando o papel de empreendedor social da Junta de Freguesia de S. Victor. Sempre que nos é permitido mudar a vida de uma pessoa para melhor, estamos a cumprir o nosso papel político de servir as pessoas e, em especial, os nossos fregueses” – diz Ricardo Silva.

A Feira do Emprego de S. Victor conta ainda com a parceria do Blog “O Empreendedor Bracarense”, que está a preparar uma ronda de “talks” e de breves palestras sobre temas ligadas à motivação pessoal, empreendedorismo, técnicas de marketing, entre outros.

A Feira do Emprego de S. Victor abre portas, na 6ª e no sábado, às 10h e encerra às 19h, com pausa no horário de almoço entre as 12h30 e as 14h. A entrada é gratuita e o acesso ao Espaço Vita faz-se pela Rua José Sarmento.

 

Férias Seniores na Praia da Apúlia

Dinamizando uma vertente social e enaltecendo o dom da vida, queremos convidar os nossos fregueses mais “experientes” e proporcionar-lhes um tempo inesquecível.

Assim, nos dias 28 e 29 de Setembro, realizaremos mais uma edição das “Férias Seniores na Praia da Apúlia”, iniciativa dirigida à população sénior .

“Férias Seniores na Praia da Apúlia 2018” visa transformar um fim-de-semana normal em 48h de grande alegria, de muitos sorrisos e pleno de emoções, enfatizando a necessidade da promoção do convívio, da partilha de ideias e de momentos que marquem positivamente os seniores de S. Victor.

 

:: CONCURSO FOTOGRÁFICO ::

“S.VICTOR POR UMA LENTE”

A Junta de Freguesia de S. Victor promove o concurso de fotografia “S. Victor por uma Lente”, inserido nas Jornadas Europeias do Património, com o tema “Arte, Património e Lazer”.

O concurso de fotografia pretende divulgar e promover o património natural, arquitetónico, cultural e social da freguesia de S. Victor. Tem como principal objetivo sensibilizar os cidadãos para a observação e valorização deste património, incentivando a expressão, o desenvolvimento de competências técnicas e a criatividade no âmbito da fotografia.

Em simultâneo, a nossa ideia é constituir um banco de imagens sobre a Freguesia, realizando uma exposição fotográfica que permita dar a conhecer os nossos Monumentos e o nosso Património.

Para participar, os candidatos devem ler o regulamento* e entre 15 de Agosto e 15 de Setembro podem captar as fotografias. De seguida, devem preencher a ficha de inscrição, seleccionar as 3 fotos a submeter ao concurso e envia-las, juntamente com a ficha de inscrição, para o nosso mail, até dia 18/09.

Este concurso é aberto a todos e o que conta é participar e evidenciar as particularidades da Freguesia de S. Victor.

FICHA DE INSCRIÇÃO – S.VICTOR POR UMA LENTE

REGULAMENTO PARTICIPAÇÃO_S.VICTOR POR UMA LENTE

:: NOITES BRANCAS DA SENHORA-A-BRANCA ::

Enquadrado nas atividades de Verão “Respirar Feliz em S. Victor”, realiza-se no próximo sábado, dia 13 de Julho, às 21h30, a XVII Edição do Festival Internacional de Música Polifónica “Noites Brancas da Senhora-a-Branca”, que acontece no Largo com o mesmo nome.

Este concerto ao ar livre conta com a participação do Orfeão de Braga, seguindo-se os convidados internacionais, Grupo Coral de A Guarda (Galiza) e o “Projeto Concerto Tempo”, vindo de Ferrol. O programa conta, ainda com a participação da Tuna Estudantina de Braga e o encerramento será realizado pela “Prata da Casa”, com a atuação do Coro Polifónico de S. Victor, dirigido pelo Pe. Sérgio Torres.

Num figurino atrativo e confortável, ao espectador proporciona-se a possibilidade de assistir a um evento de qualidade, enquanto aprecia o melhor do património arquitetónico e cultural, com a fachada da Igreja da Senhora-a-Branca a fazer de cenário.

A qualidade musical e cénica tem trazido um substancial aumento de número de espeCtadores, que acorrem a esta “sala de visitas” da Freguesia, que é o Largo da Senhora-a-Branca, para assistir à atuação de 5 formações musicais de referência.

A participação é livre.

:: Projeto Árvore da Leitura ::

Este projeto visa a constituição de um equipamento educativo e cultural, ao serviço da comunidade. A Freguesia de S. Victor, em 5 km2 não possui uma única biblioteca ou local de leitura.

Numa altura em que se pretende fomentar o gosto pela leitura, criar hábitos de leitura e de manusear livros em papel, esta será uma oportunidade de constituir uma biblioteca dentro de um tronco de árvore. Queremos fomentar os hábitos de leitura e aumentar os índices de literacia e manuseamento de livros.

Tem um impacto direto na comunidade ao proporcionar o livre acesso ao Parque de Guadalupe, um dos poucos espaços verdes existentes na cidade de Braga.

:: UNIR GERAÇÕES ::

A Junta de Freguesia de S. Victor promove, domingo, dia 07 de Julho, a XIv edição da atividade “Unir Gerações”, mítico passeio de avós e netos, em clássicos automóveis como os Citröen 2Cv e Renault 4L, numa parceria com a Bicavalaria do Minho e o Clube 4L (núcleo norte).

A Autarquia de S. Victor tem privilegiado acções de estímulo e reforço do conceito FAMÍLIA e, por isso, nada melhor que juntar, no mesmo encontro, Avós com Netos de S. Victor e leva-los numa confraternização para localidades amigas.

O passeio “Unir Gerações” é um momento de comunhão entre Avós e Netos, numa tentativa da autarquia de S. Victor em aproximar gerações que devem estreitar laços.

É vontade desta Junta de Freguesia que os avós estejam presentes na vida dos netos e que os netos saibam sorver a experiência de vida dos avós. A Família é algo insubstituível e quanto mais estiver unida, mais os seus elementos saem reforçados a todos os níveis.

O passeio “Unir Gerações” passará pelo Concelho da Póvoa de Lanhoso.

As inscrições devem ser realizadas nos serviços administrativos da Junta de Freguesia de S. Victor até 6ª feira, dia 05/07.

O Nosso Património – Inscrições Abertas

Estão em curso as inscrição para a  XV Edição de “O Nosso Património”, que irá decorrer entre 1 e 24 de Julho, nas instalações da Junta de Freguesia de São Victor.

“O Nosso Património”, é uma atividade direcionada para jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17, que tem como objetivo dar a conhecer, de um modo divertido e informal, um pouco da história da cidade em geral e da freguesia de S. Victor em particular.

Com esta atividade pretendemos, também, ajudar a criar consciências e a promover uma sensibilização ativa na proteção das nossas heranças culturais.

Durante 3 semanas, os participantes percorrerão as ruas em busca de monumentos, sítios de interesse e pessoas com relatos orais que interessem ser registados.

As inscrições poderão ser feitas na Junta de Freguesia de São Victor, ou através do nosso email info@jovemcoop.com.

FAZ AQUI DOWNLOAD DA FICHA DE INSCRIÇÃO

Apresentação da Procissão da Burrinha 2019

  

  

Decorreu, no passado dia 27 de Março, a apresentação pública do Cortejo Bíblico “Vós Sereis o Meu Povo”, edição 2019.

Numa colaboração de excelência, a Paróquia e a Junta de Freguesia de S. Victor reforçam os valores da educação e da qualidade como premissas deste Cortejo Bíblico.

Este singular evento da Semana Santa, mais conhecido por “Procissão da Burrinha”, visa ser uma sessão de catequese dinâmica, apelativa e interativa, permitindo ao público perceber o contexto histórico e social que conduziu ao desfecho do episódio da “Paixão de Cristo”.

Este ano, manteremos o percurso, bem como a aposta nas tecnologias, com a @bsbsmartbright a dar “sinal de localização” à Burrinha Pombinha.

Mas a qualidade versará na aposta em novas túnicas, roupas e adereços, dando mais cor à Procissão.

A “Burrinha de Barro” é também uma das novidades deste ano, fazendo uma “ponte” entre o Natal e a Semana Santa, sendo uma forma de ajudar a Procissão e a Paróquia.

A Procissão da Burrinha sai para as ruas no próximo dia 17 de Abril, às 21h30 e percorrerá as ruas do centro histórico da cidade de Braga, tendo, este ano, cerca de 25 quadros, onde se recupera o Quadro da Senhora das Angústias.

Protocolo PSP / JF S. Victor no âmbito do MIPP

Com a convicção de que todos fazemos parte da nossa segurança, foi com elevada honra que assinámos, dia 04 de Abril, o protocolo com a PSP e com as demais Juntas/Uniões de Freguesia cuja área administrativa é vigiada pela força de segurança pública.

A expressão mais visível deste protocolo é referente ao Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), com ações de sensibilização a partir do projeto “Mini-Fardas”, promovidas pela PSP nas escolas na área de influência.

Está iniciativa tem mérito a vários títulos, desde logo pela promoção da cooperação entre freguesias, do estreitar de laços entre as Freguesias e a Polícia de Segurança Pública e por apostar na sensibilização das gerações mais novas para, com muita pedagogia, serem melhores cidadãos e responsáveis no futuro.

O nosso sincero agradecimento à PSP pelo desafio e o nosso louvor às freguesias e escolas que usufruirão deste modelo de proximidade.

S. Victor recebe Casa de Gatos

A primeira “Casa dos Gatos” do Concelho de Braga já está colocada no quintal da sede da Junta de Freguesia de S. Victor.

Respondendo positivamente ao desafio da Associação Abandoned Pets e do Movimento Braga para Todos, que verificaram a existência de uma larga Colónia de Gatos nesse espaço, foi com muito agrado que recebemos a “Casa de Gatos”, construída e cedida pelo “Movimento 4 Patas”, coletividade da zona sul do país.

A Abandoned Pets acompanhou a chegada desta primeira “Casa”, que foi colocada no seu local, no passado dia 25 de Março e estando agora em fase de permitir que o gatos se adaptem e se aproximem desta “casa”.

Quer-se, com esta iniciativa, estimular e promover as políticas de defesa animal, controlando as colónias errantes e estimulando a esterilização dos elementos das mesmas.

Aferir-se-á a aceitação da mesma, para perceber se pode ser uma solução para os espaços públicos ocupados por colónias de gatos.

Obrigado Abandoned Pets, Braga Para Todos e Movimento 4 Patas