#DESENHA SÃO VICTOR

A Junta de Freguesia de S. Victor precisa da ajuda de todas as meninas e meninos que estão em casa…: Ajudam-nos a criar a próxima exposição artística?

Abre a tua janela e desenha o que vês ou, então, desenha o teu lugar preferido da Freguesia de #saovictor. Pode ser um monumento, a tua escola, um parque, a tua rua, o que tu quiseres, tem é que ter o arco-iris da esperança com #tudovaificarbem.

Pede ao teu Pai ou à tua Mãe para digitalizar ou para fotografar o desenho e envia-lo para geral@juntasvictor.pt o vosso nome completo e o nº telefone do Pai ou da Mãe.

Além disso, se a tua família se animar, pode partilhar o desenho nas redes sociais com a hastag #desenhasaovictor e marcar-nos na publicação.

Todos os desenhos serão expostos no nosso Espaço Galeria, na Junta de S. Victor logo que isto passe.

Muito Obrigado a todos, queremos que se divirtam com esta atividade.

Confere a forma de participação em:

Regulamento Participação #desenhasaovictor

#desenhasaovictor #juntasaovictor #jfsvictor #ficaemcasa #StopCoronavirus #vaificartudobem

:: COVID’19 – PLANO CONTINGÊNCIA – EB1/JI ENGUARDAS ::

No âmbito de uma boa colaboração e relações institucionais estreitas, a Junta de Freguesia de S. Victor ajuda na divulgação do Plano de Contingência da EB1/JI das Enguardas, estabelecimento de ensino pertencente ao Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches.

O presente Plano de Contingência, no âmbito da infeção pelo novo Coronavírus COVID-19, é referente à EB1/JI das Enguardas, do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, da cidade de Braga, deve considerar, assim como os procedimentos a adotar no âmbito das suas responsabilidades e competências.

Plano_Contingência_Enguardas 20

Visita Guiada “Dia da Mulher”

 

A 8 de Março celebra-se o Dia Internacional da Mulher.

A Junta de Freguesia de S. Victor acredita que este dia deve ser vivido todos os dias do ano, mas aproveitando a efeméride, irá prestar homenagem à “Mulher”, já no próximo sábado, dia 07 de Março, às 10h00, promovendo uma visita guiada a dois locais emblemáticos da Freguesia de S. Victor e intimamente relacionados com a temática “Mulher”. A visita guiada inicia-se na Capela da Imaculada/Cheia de Graça, situada no interior do Seminário Menor (popularmente conhecido como Seminário das Tamancas), na Rua de S. Domingos. Esta é uma obra de arte contemporânea, que apela aos sentidos e às emoções. De seguida, a visita prossegue para a Casa/Recolhimento das Convertidas, na Avenida Central, aludindo ao facto de ter sido construída em 1722, sob a insígnia de D. Rodrigo Moura Telles, para acolher e converter “mulheres de más práticas”. Mais tarde, este Recolhimento evolui e passa a funcionar como um Lar Residencial para Idosas.

A Visita é gratuita, mas solicita-se inscrição em https://www.facebook.com/events/605337026864024

“Numa altura em que a sociedade convive com inúmeras campanhas de sensibilização contra a violência, destacando os cenários de violência  contra mulheres, torna-se necessário relembrar a importância do respeito mútuo e saber valorizar a vida humana. Aproveitamos o Dia da Mulher para prestar a nossa homenagem às Mulheres, num ato de solidariedade com todas as que são vítimas de violência” – diz Ricardo Silva, presidente da autarquia de S. Victor.

:: APAIXONE-SE PELAS 7 FONTES ::

“Só amamos aquilo que conhecemos” é o mote que leva a JovemCoop e a Junta de Freguesia de S. Victor a realizarem a 5ª edição da atividade “Apaixone-se pelas Sete Fontes”.

A visita realiza-se sábado, dia 15 de Fevereiro, às 9h30 junto ao Cemitério Monte D’Arcos.

Aceite o nosso desafio e traga um amigo também.

A visita ao Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes inclui a entrada nas galerias, por esse motivo aconselhamos a utilização de lanternas e calçado impermeável.

Deixe-se apaixonar..

FAZ AQUI A TUA INSCRIÇÃO

J.F.S.Victor no XVII Congresso ANAFRE

No decurso do XVII Congresso da Associação Nacional das Freguesias (ANAFRE), Ricardo Silva, Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor realizou uma intervenção, debatendo-se por uma maior capacitação das Juntas de Freguesia.

A musculação das estruturas Juntas de Freguesia, o número de mandatos a tempo inteiro, o modelo de financiamento, o papel dos Presidentes de Junta na Assembleia Municipal e os limites impostos pela Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP), foram alguns dos temas abordados.

Aprovação do Plano de Atividades e Orçamento 2020

Decorreu, no passado dia 26 de Dezembro, a 10ª sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Victor.

Esta sessão fica marcada pela eleição de uma nova “Mesa de Assembleia”, após a renúncia da anterior Presidente, Olga Pereira, que entretanto assumiu funções como Vereadora na Câmara Municipal de Braga. A Mesa da Assembleia passa a ser presidida por Augusto Alexandre Dias, tendo como secretários João Rodrigo Correia e Maria José Sousa.

A Bancada da Coligação Juntos por Braga apresentou um voto de louvor pela realização da Ceia de Natal Social, que mereceu a aprovação por unanimidade.

Durante esta reunião, foi apreciado e comentado o Plano de Atividade e Orçamento para o ano 2020, que giza prioridades ao nivel da Ação Social e da promoção de iniciativas amigas do meio Ambiente.

O Plano e Orçamento foram aprovados com dez votos favoráveis e oito abstenções.

Pode conhecer o nosso Plano de Atividades e Orçamento carregando AQUI.

:: CEIA DE NATAL SOCIAL ::

A Junta de Freguesia de S. Victor realiza, pela primeira vez, uma Ceia de Natal para pessoas sem retaguarda familiar. Esta Ceia será realizada no dia 24 de Dezembro, entre as 19h e as 21h, no auditório da Junta de Freguesia de S. Victor e é destinada aos residentes na Freguesia que passariam a noite de consoada sozinhos.

A ideia desta Ceia é quebrar o isolamento social e estimular os laços de convívio, proporcionando um Natal mais caloroso do ponto de vista dos afetos.

Segundo o Presidente da Junta de S. Victor: “Numa freguesia com mais de 30.000 habitantes, sabemos que existem algumas pessoas que passam o Natal sozinhas, muitas delas seniores, algo que lamentamos e que nos deixa inquietos.

Se procuramos uma sociedade mais harmoniosa e equilibrada, pensamos que esta Ceia pode ser um contributo para minimizar a tristeza de quem se sente sozinho. E se o Natal é a Festa da Família e tendo conhecimento de que há pessoas que estão privadas de viver esta quadra com os seus entes queridos, é nossa vontade e desejo que nenhuma pessoa passe a Noite de Natal sozinha. Por isso, realizamos esta Ceia como forma de proporcionar um ponto de encontro a pessoas que estejam sozinhas e que queiram partilhar connosco a noite de Natal, dando como prenda, neste Natal, momentos de esperança, de alegria e de emoções, para lá da Ceia.” – afirma Ricardo Silva.

A Junta de Freguesia de S. Victor assegura a refeição, onde não faltarão o bacalhau e os doces típicos desta época.

:: CONCERTO DE NATAL -2/2 ::

A Capela de Guadalupe acolhe esta segunda-feira, dia 23, às 21h30, o segundo concerto de Natal da Junta de Freguesia de S. Victor.

No âmbito da sua programação de Natal, e após um intenso período dedicado à ação social, a Junta de Freguesia de S. Victor deseja celebrar o Natal, abrindo portas a um concerto de Natal em espírito familiar.

A Capela de Guadalupe é o local escolhido para esta celebração musical de Natal, contando com a participação do Grupo Coral de Guadalupe e da Estudantina de Braga, que irão dar destaque a um vasto reportório de músicas tradicionais de Natal, quer do cancioneiro nacional, quer de origem estrangeira.

Este concerto de Natal visa ser ponto de encontro para difundir a melhor cultura musical, mas também como iniciativa social de combate ao isolamento e de estimulo e homenagem à estrutura “Família”, tantas vezes desvalorizada nos dias de hoje.

Este concerto ganha um especial destaque devido à contribuição dada pela comunidade na entrega de garrafas de azeite e de artigos de puericultura que servirão para consubstanciar a ação da Comissão Social da Freguesia de S. Victor, seja na entrega de cabazes de Natal, seja na composição dos Enxovais “Um Bebé…Um Sorriso”.

A entrada é livre.