Dia Mundial da Água_Visita Sete Fontes

Na celebração do Dia Mundial da Água, fizemos questão de nos associar às comemorações do Município de Braga, convidando todos os interessados em conhecer as nascentes das Sete Fontes.

Num ambiente apaziguador pela natureza, celebrámos a importância da água, reiterando a necessidade de continuarmos a pugnar pela instituição do Parque Verde das Sete Fontes.

A visita foi guiada por Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, que desafiou os participantes a trazerem mais amigos a conhecer as Sete Fontes e a fazerem chegar ao Município esta vontade comum de termos o Parque Verde.

A todos os participantes, que não se atemorizaram pela chuva, muito agradecemos a presença e o convívio. Obrigado!

Os Piratas Vão à Piscina

“Os Piratas vão à Piscina” é um programa do Município de Braga para auxiliar no desenvolvimento da motricidade, permitindo que os participantes entrem em contacto com a água.

Durante o 2o período escolar, a Junta de Freguesia de S. Victor levou os meninos e meninas do JI do Bairro da Alegria à piscina, numa ação concertada entre a escola e a autarquia.

Ao longo destes dias, os meninos e meninas aprenderam os princípios básicos de saber entrar na água, os cuidados a ter dentro de água e apreender alguns movimentos de natação.

Esta é a forma educativa e pedagógica de permitir que todos os meninos e meninas tenham acesso a um equipamento desportivo e adquiram o gosto pelo desporto e pela água.

Roteiro Autárquico pelas Associações Juvenis

Na promoção de um associativismo mais participado, o Sr. Secretario de Estado da Juventude e Desporto esteve hoje, dia 27/03, no distrito de Braga.

Esta visita, inserida no roteiro autárquico do desporto e juventude, visa conhecer o trabalho das associações e os meios que os dirigentes possuem para desenvolver a prática associativa.

Foi com imenso gosto que estivemos no IPDJ a testemunhar o belíssimo trabalho que as associações juvenis do distrito de Braga empreendem.

S. Victor COMmapa

“S. Victor COMmapa” é uma prova de orientação já consolidada no panorama desportivo da modalidade.

Sob a organização do .COM, entidade parceira e amiga da Freguesia, a prova realizada no dia 25/03, permitiu que atletas de vários escalões etários e de várias nacionalidades, pudessem percorrer a nossa freguesia, incentivando ao seu conhecimento. E nem a chuva afastou os concorrentes, que correram de “baliza” em “baliza” para efetuar o seu registo.

O ponto de saída da prova deu-se na Praça da Justiça, onde também foram entregues os prémios aos vencedores, evocando o Dia Nacional dos Centros Históricos.

Ao .COM e aos participantes o nosso muito obrigado!

Ação Sensibilização Nota 50€

A introdução de uma nova nota de 50€ na circulação monetária foi um dos motivos que nos levou à Associação de Moradores do Bairro Social das Enguardas, para sensibilizar os moradores sobre cuidados a ter, evitando burlas e fraudes.

Os Agentes da PSP Carvalho e Pinto estiveram na AMBSE a alertar para a nova nota que entra em circulação a 04/04 e aproveitaram a ocasião para consciencializar para a realidade dos maus tratos a idosos ou isolamento social.

Esta ação foi dinamizada pela PSP, no âmbito do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, com total apoio da Junta de Freguesia de S. Victor e Associação de Moradores do Bairro Social das Enguardas, a quem agradecemos.

Dia Mundial da Água com NLI

Celebramos o Dia Mundial da Água, reconhecendo a importância deste recurso natural na nossa vida, que hoje se fez presente pelas entranhas da terra, mas também pela muita que caiu do céu.

Em visita ao Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes, tivemos a oportunidade de mostrar aos Técnicos do Núcleo Local de Inserção o sítio onde nasce água, como é conduzida pelas canalizações e como desde “sempre” foi historicamente aproveitada pelo Homem.

Foi um gosto guiar esta visita, juntamente com os diretos colaboradores da AGERE, mostrando ao grupo do NLI este “pequeno paraíso” da nossa freguesia e da nossa cidade.

Agradecemos ao técnicos do NLI a visita e estamos sempre disponíveis para os receber.

S. Victor modelo nos Trabalhos Académicos

No apoio ao desenvolvimento dos trabalhos académicos, mostramos toda a nossa disponibilidade para partilhar ideias, sendo certo que em cada trabalho, aprendemos algo que nos permite gizar novas estratégias para a nossa Freguesia.

Foi com gosto que acolhemos, recentemente, o grupo do 2º ano do Curso de Educação (Pós-laboral), da Universidade do Minho, composto por Leonor Matos, Patrícia Silva, Glória Costa e Lucineide Santos. Este grupo está a desenvolver um trabalho sobre Literacia, Literatura e Hábitos de Leitura para a cadeira de Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Educativos II e pretende perceber as iniciativas desenvolvidas pela Junta de Freguesia.

Ao longo da sessão de trabalho, abordamos a nossa Biblioteca, o Clube de Leitores, a edição de livros e a iniciativa “Um escritor, um amigo”. Esperamos, em breve, apresentar uma nova iniciativa.

Ao grupo desejamos um proveitoso trabalho, esperando que a nossa freguesia seja modelo a seguir.

Celebração Dia do Pai

Em Dia do Pai, retomando o espírito da boa vizinhança, fomos ao encontro da União de Freguesias São Lázaro e São João Souto, que tem na figura de S. José um dos seus patronos.

Na tradição da distribuição dos famosos “moletinhos”, fizemos questão de nos associarmos ao Presidente da União de Freguesias, agradecendo esta gentileza que honra todos os Pais.

Aproveitamos a ocasião para desejar Feliz Dia do Pai a todos aqueles homens que devem ser exemplos de vida.

Caminhada pelo Ambiente – Geira

A convite da CMB, no âmbito do programa “Oxigenar Braga”, muitas foram as pessoas que quiseram vir caminhar por um traçado que evoca a memória da Via Romana XVIII e passa pelo Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes.

Ao longo de cerca de 10km, os participantes puderam percorrer os caminhos de Montariol, os campos de Adaúfe e outros locais de interesse ambiente e paisagístico.

Este percurso foi impulsionado pelo Vereador do Ambiente, Altino Bessa e contou com a colaboração da Junta de Freguesia de S. Victor – Braga,Junta de Freguesia de S.Vicente – Braga, Junta de Freguesia de Adaúfe eJunta De Freguesia Palmeira.

Sétima Companhia “dá vida” às Goladas

A Setima Companhia Braga aceitou o desafio da Junta de Freguesia de S. Victor em tomar conta de um espaço verde da Freguesia.

A partir de hoje, a Sétima Companhia apadrinha o Espaço Verde das Goladas, local que tem estado algo abandonado.

A ideia é permitir que as Guias de Portugal possam desenvolver ali atividades, dinamizando o Espaço e humanizando-o.

Hoje, dia 18/03, decorreram os primeiros preparativos para o Acampamento de Páscoa e em breve a mesma companhia desenvolverá o projeto Green Garden, em parceria com a Quercus e JF S. Victor.

Obrigado pelo empenho, 7ª Companhia!