:: OP’17 | JUNTA DE FREGUESIA S. VICTOR ::

Estamos a entrar na fase final das votações do OP’17/S. Victor. Não percam a oportunidade de votar nos projetos que possam ajudar ao desenvolvimento da Freguesia.

Pode votar presencialmente na Junta de Freguesia (todos os dias, das 9h às 18h) ou, em alternativa, poderá votar online no site Minha Freguesia. Também dá para descarregar uma aplicação móvel que permite votar, sendo provavelmente a opção mais prática:

iPhone/iPad (https://appsto.re/pt/Jk4leb.i)

Android (https://play.google.com/store/apps/details…)

Para votar tem que ser residente em São Victor, e fazer login no site/aplicação com o seu número de Cartão de Cidadão e a sua data de nascimento.

Pode verificar aqui os projetos em votação:

http://www.juntasvictor.pt/orcamento-participativo17/

Noites Brancas da Senhora-a-Branca

Enquadrado nas atividades de Verão “Respirar Feliz em S. Victor”, realiza-se, este ano, a 15 de Julho, a XV Edição do Festival Internacional de Música Polifónica “Noites Brancas da Senhora-a-Branca”, que acontece no Largo com o mesmo nome.

Num figurino renovado, mais atrativo e confortável, ao espectador proporciona-se a possibilidade de assistir a um evento de qualidade, enquanto aprecia o melhor do património arquitetónico e cultural, com a fachada da Igreja da Senhora-a-Branca a fazer de cenário.

A qualidade musical e cénica tem trazido um substancial aumento de número de espetadores, que acorrem a esta “sala de visitas” da Freguesia, que é o Largo da Senhora-a-Branca, para assistir à atuação de 4 formações musicais de referência.

Este ano, as Noites Brancas iniciam-se com o Orfeão de Braga, seguindo-se o Grupo ACIJE. Oriundo de Ponteareas (Galiza), os Obradoiro Vocal A Vila são os convidados internacionais, que prometem abrilhantar a noite com um programa musical absolutamente surpreendente. O encerramento será realizado pela “Prata da Casa”, o Coro Polifónico de S. Victor, dirigido pelo Pe. Sérgio Torres. Faremos, ainda, a apresentação do nosso “Novo Projeto Musical”, liderado por Inês Teixeira.

Ricardo Silva, Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, reitera a importância das “Noites Brancas da Senhora-a-Branca” no programa de actividades da Freguesia de S. Victor. “As Noites Brancas da Senhora-a-Branca” é daquelas actividades em que depositamos todas as energias, além de ser das mais aguardadas pelo público, pois motiva-nos ver o Largo da Senhora-a-Branca repleto de pessoas. A qualidade imposta por este festival é traduzida pelo número de pessoas que assiste ao espectáculo, que tem sido em número crescente de ano para ano. É um orgulho, no espetro de uma freguesia, realizar um dos momentos altos das actividades culturais da nossa cidade”.

Sábado, dia 15 de Julho, a partir das 21h30.

Unir Gerações – Passeio Avós e Netos

A Junta de Freguesia de S. Victor promove, domingo, dia 09 de Julho, a XII edição da atividade “Unir Gerações”, mítico passeio de avós e netos, em clássicos automóveis como os Citröen 2Cv e Renault 4L, numa parceria com a Bicavalaria do Minho e o Clube 4L (núcleo norte).

A Autarquia de S. Victor tem privilegiado acções de estímulo e reforço do conceito FAMÍLIA e, por isso, nada melhor que juntar, no mesmo encontro, Avós com Netos em S. Victor.

Neste passeio participam 23 Citröen 2Cv e 14 Renault 4L, que transportam 180 pessoas, entre avós e netos, contando, ainda, com participação da EBA Transportes, que reforça o apoio logístico.

Ponto de encontro na Junta de Freguesia de S. Victor às 8h30, seguindo-se o típico pequeno-almoço conventual em Montariol.

Novas Valências na Piscina Rodovia

O Complexo das Piscinas da Rodovia dispõe agora de novas valências desportivas, com a criação de dois campos de padel. Os novos equipamentos representam uma mais-valia para aquele complexo cuja entrada foi também alvo de melhoramentos significativos.

Durante uma visita ao local, realizada hoje, 7 de Julho, conjuntamente com o Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva e com a Vereadora do Desporto, Sameiro Araújo, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, explicou que esta é uma primeira fase de uma intervenção mais abrangente que está prevista para o complexo das Piscinas.

Vão ser criadas novas valências de apoio em termos de infra-estruturas para todo o complexo que incluem uma nova bilheteira, um bar para servir de apoio ao interior e ao exterior e ainda novos balneários. Os trabalhos incluem igualmente a cobertura de um dos campos de padel e outro de ténis.

CNE 003 – preparação ACANAC

Continuamos a incentivar uma sociedade mais participada, em que o papel dos cidadãos é fulcral.

Foi com muita honra que acolhemos no dia 06/07, um grupo de representantes do CNE003/S. Victor que está a prestar provas para a participação no ACANAC.

Uma das provas visa a identificação de situações/ocorrências na área administrativa do Agrupamento e levar esses problemas ao conhecimento da autarquia local.

E foi uma agradável surpresa receber o Diogo, a Barbara, a Ana Raquel e a Ana Sofia da Patrulha Pelicano, que nos trouxeram uma sugestão para as ruas da Freguesia.

A ideia destes representantes da Patrulha Pelicano é colocar “Chiclões” nas ruas da freguesia, evitando que as pessoas atirem estes resíduos para o chão. É uma medida de enorme educação cívica que apela a um melhor cuidado com o meio ambiente.

Agradecemos a visita de trabalho, com a esperança renovada nestas gerações, que no presente já constroem o futuro.

Obrigado ao CNE003 por esta iniciativa de cidadania.

Clube Colina 3d visita Sete Fontes

Foi com elevado entusiasmo que hoje, dia 06/07, “abrimos” as portas das Mães d’Água, para assistirmos ao “nascer da água”.

O Grupo 3D do Clube Colina tem realizado um conjunto de atividades para as participantes e quis levá-las a conhecer a História das Sete Fontes e perceber a importância natural deste local.

Ricardo Silva, Presidente da autarquia de S. Victor, guiou a visita e relatou os principais apontamentos históricos deste Monumento Nacional.

Agradecemos a visita às Sete Fontes e desejamos que o Clube Colina continue a dar a conhecer este local especial aos seus participantes.

CNE 660 – preparação ACANAC

Na busca de uma sociedade mais participada, o papel dos cidadãos torna-se fulcral.

Foi com muita honra que acolhemos hoje, dia 04/07, um grupo de Exploradores do CNE660/Montariol, que está a prestar provas para a participação no ACANAC.

Uma das provas visa a identificação de situações/ocorrências na área administrativa do Agrupamento e levar esses problemas ao conhecimento da autarquia local.

E foi uma agradável surpresa receber o Afonso, da Patrulha Leão, a Ariana, da Patrulha Águia e a Leonor, da Patrulha Falcão, que nos mostraram 5 problemas que devem ser resolvidos. Comunicamos que alguns dos problemas já estão sinalizados e que aguardam deferimento superior e que os que não conhecíamos, tudo faremos para os resolver.

Agradecemos a visita de trabalho, com a esperança renovada nestas gerações, que no presente já constroem o futuro. Obrigado ao CNE660 por esta iniciativa de cidadania.

“O Nosso Património” – Campo de Trabalho

Férias são férias, mas nem por isso significam tempos de pausa.

Pelo 13º ano consecutivo, rubricamos a parceria com a JovemCoop, desafiando um grupo de adolescentes a conhecer o património da Freguesia de S. Victor e a descobrir a História de Braga.

Ao longo de quase 4 semanas, a JovemCoop irá percorrer a Freguesia de S. Victor, abrindo as portas dos monumentos e mostrando o valor do património. Acresce, a esta atividade, a funçao pedagógica do levantamento do património existente e a proposta de medidas de salvaguarda dos locais, a partir da reflexão conjunta.

Queremos com “O Nosso Património” que os participantes adquiram uma consciência crítica e se formem como agentes da cidadania activa.

À JovemCoop e a todos os participantes desejamos uma Boa Jornada de Trabalho!!!

Protocolo de colaboração no âmbito do GIAPI

Numa nova dimensão estruturada para maior apoio à inclusão, o Municipio de Braga assinou hoje, dia 03/07, com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, um protocolo de colaboração no âmbito do GIAPI (Gabinete de Informação e Acolhimento Para a Igualdade).

Este protocolo visa reforçar as atuações deste gabinete, dando mais substância e apoio às pessoas em situação de inclusão social, que estejam aptas a recomeçar a sua vida.

O GIAPI sai reforçado com a atuação do Município de Braga, da BragaHabit, da CIG , que tudo farão para melhor dignificar os proponentes que necessitarem deste apoio.

As autarquias de S. Victor e S.Lázaro e S. João do Souto estiveram presentes, representadas pelos seus presidentes, como forma de reiterar total colaboração a este projeto.

Celebração Senhor da Paz

O Senhor da Paz representa a memória do Bairro do Carandá e configura identidade ao Bairro das Enguardas.

Hoje, dia 02/07, celebramos a festa em Honra do Senhor da Paz, cuja organização da Associação de Moradores do Bairro Social das Enguardas visa celebrar os valores da comunidade e estreitar os laços da boa vizinhança.

A Celebração iniciou-se com a Missa Campal, presidida pelo Pe. José Carlos Azevedo, que deixou a mensagem da paz, do serviço e do acolhimento.

Quisemos estar presentes num sinal de proximidade a todos os moradores e de reconhecimento pelo trabalho empreendido para Associação de Moradores.

A festa continua durante a noite, com muita animação musical.