:: CONCURSO FOTOGRÁFICO ::

“S.VICTOR POR UMA LENTE”

A Junta de Freguesia de S. Victor promove o concurso de fotografia “S. Victor por uma Lente”, inserido nas Jornadas Europeias do Património, com o tema “Arte, Património e Lazer”.

O concurso de fotografia pretende divulgar e promover o património natural, arquitetónico, cultural e social da freguesia de S. Victor. Tem como principal objetivo sensibilizar os cidadãos para a observação e valorização deste património, incentivando a expressão, o desenvolvimento de competências técnicas e a criatividade no âmbito da fotografia.

Em simultâneo, a nossa ideia é constituir um banco de imagens sobre a Freguesia, realizando uma exposição fotográfica que permita dar a conhecer os nossos Monumentos e o nosso Património.

Para participar, os candidatos devem ler o regulamento* e entre 15 de Agosto e 15 de Setembro podem captar as fotografias. De seguida, devem preencher a ficha de inscrição, seleccionar as 3 fotos a submeter ao concurso e envia-las, juntamente com a ficha de inscrição, para o nosso mail, até dia 18/09.

Este concurso é aberto a todos e o que conta é participar e evidenciar as particularidades da Freguesia de S. Victor.

FICHA DE INSCRIÇÃO – S.VICTOR POR UMA LENTE

REGULAMENTO PARTICIPAÇÃO_S.VICTOR POR UMA LENTE

:: NOITES BRANCAS DA SENHORA-A-BRANCA ::

Enquadrado nas atividades de Verão “Respirar Feliz em S. Victor”, realiza-se no próximo sábado, dia 13 de Julho, às 21h30, a XVII Edição do Festival Internacional de Música Polifónica “Noites Brancas da Senhora-a-Branca”, que acontece no Largo com o mesmo nome.

Este concerto ao ar livre conta com a participação do Orfeão de Braga, seguindo-se os convidados internacionais, Grupo Coral de A Guarda (Galiza) e o “Projeto Concerto Tempo”, vindo de Ferrol. O programa conta, ainda com a participação da Tuna Estudantina de Braga e o encerramento será realizado pela “Prata da Casa”, com a atuação do Coro Polifónico de S. Victor, dirigido pelo Pe. Sérgio Torres.

Num figurino atrativo e confortável, ao espectador proporciona-se a possibilidade de assistir a um evento de qualidade, enquanto aprecia o melhor do património arquitetónico e cultural, com a fachada da Igreja da Senhora-a-Branca a fazer de cenário.

A qualidade musical e cénica tem trazido um substancial aumento de número de espeCtadores, que acorrem a esta “sala de visitas” da Freguesia, que é o Largo da Senhora-a-Branca, para assistir à atuação de 5 formações musicais de referência.

A participação é livre.

:: Projeto Árvore da Leitura ::

Este projeto visa a constituição de um equipamento educativo e cultural, ao serviço da comunidade. A Freguesia de S. Victor, em 5 km2 não possui uma única biblioteca ou local de leitura.

Numa altura em que se pretende fomentar o gosto pela leitura, criar hábitos de leitura e de manusear livros em papel, esta será uma oportunidade de constituir uma biblioteca dentro de um tronco de árvore. Queremos fomentar os hábitos de leitura e aumentar os índices de literacia e manuseamento de livros.

Tem um impacto direto na comunidade ao proporcionar o livre acesso ao Parque de Guadalupe, um dos poucos espaços verdes existentes na cidade de Braga.

:: UNIR GERAÇÕES ::

A Junta de Freguesia de S. Victor promove, domingo, dia 07 de Julho, a XIv edição da atividade “Unir Gerações”, mítico passeio de avós e netos, em clássicos automóveis como os Citröen 2Cv e Renault 4L, numa parceria com a Bicavalaria do Minho e o Clube 4L (núcleo norte).

A Autarquia de S. Victor tem privilegiado acções de estímulo e reforço do conceito FAMÍLIA e, por isso, nada melhor que juntar, no mesmo encontro, Avós com Netos de S. Victor e leva-los numa confraternização para localidades amigas.

O passeio “Unir Gerações” é um momento de comunhão entre Avós e Netos, numa tentativa da autarquia de S. Victor em aproximar gerações que devem estreitar laços.

É vontade desta Junta de Freguesia que os avós estejam presentes na vida dos netos e que os netos saibam sorver a experiência de vida dos avós. A Família é algo insubstituível e quanto mais estiver unida, mais os seus elementos saem reforçados a todos os níveis.

O passeio “Unir Gerações” passará pelo Concelho da Póvoa de Lanhoso.

As inscrições devem ser realizadas nos serviços administrativos da Junta de Freguesia de S. Victor até 6ª feira, dia 05/07.

O Nosso Património – Inscrições Abertas

Estão em curso as inscrição para a  XV Edição de “O Nosso Património”, que irá decorrer entre 1 e 24 de Julho, nas instalações da Junta de Freguesia de São Victor.

“O Nosso Património”, é uma atividade direcionada para jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17, que tem como objetivo dar a conhecer, de um modo divertido e informal, um pouco da história da cidade em geral e da freguesia de S. Victor em particular.

Com esta atividade pretendemos, também, ajudar a criar consciências e a promover uma sensibilização ativa na proteção das nossas heranças culturais.

Durante 3 semanas, os participantes percorrerão as ruas em busca de monumentos, sítios de interesse e pessoas com relatos orais que interessem ser registados.

As inscrições poderão ser feitas na Junta de Freguesia de São Victor, ou através do nosso email info@jovemcoop.com.

FAZ AQUI DOWNLOAD DA FICHA DE INSCRIÇÃO

Apresentação da Procissão da Burrinha 2019

  

  

Decorreu, no passado dia 27 de Março, a apresentação pública do Cortejo Bíblico “Vós Sereis o Meu Povo”, edição 2019.

Numa colaboração de excelência, a Paróquia e a Junta de Freguesia de S. Victor reforçam os valores da educação e da qualidade como premissas deste Cortejo Bíblico.

Este singular evento da Semana Santa, mais conhecido por “Procissão da Burrinha”, visa ser uma sessão de catequese dinâmica, apelativa e interativa, permitindo ao público perceber o contexto histórico e social que conduziu ao desfecho do episódio da “Paixão de Cristo”.

Este ano, manteremos o percurso, bem como a aposta nas tecnologias, com a @bsbsmartbright a dar “sinal de localização” à Burrinha Pombinha.

Mas a qualidade versará na aposta em novas túnicas, roupas e adereços, dando mais cor à Procissão.

A “Burrinha de Barro” é também uma das novidades deste ano, fazendo uma “ponte” entre o Natal e a Semana Santa, sendo uma forma de ajudar a Procissão e a Paróquia.

A Procissão da Burrinha sai para as ruas no próximo dia 17 de Abril, às 21h30 e percorrerá as ruas do centro histórico da cidade de Braga, tendo, este ano, cerca de 25 quadros, onde se recupera o Quadro da Senhora das Angústias.

Protocolo PSP / JF S. Victor no âmbito do MIPP

Com a convicção de que todos fazemos parte da nossa segurança, foi com elevada honra que assinámos, dia 04 de Abril, o protocolo com a PSP e com as demais Juntas/Uniões de Freguesia cuja área administrativa é vigiada pela força de segurança pública.

A expressão mais visível deste protocolo é referente ao Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), com ações de sensibilização a partir do projeto “Mini-Fardas”, promovidas pela PSP nas escolas na área de influência.

Está iniciativa tem mérito a vários títulos, desde logo pela promoção da cooperação entre freguesias, do estreitar de laços entre as Freguesias e a Polícia de Segurança Pública e por apostar na sensibilização das gerações mais novas para, com muita pedagogia, serem melhores cidadãos e responsáveis no futuro.

O nosso sincero agradecimento à PSP pelo desafio e o nosso louvor às freguesias e escolas que usufruirão deste modelo de proximidade.

S. Victor recebe Casa de Gatos

A primeira “Casa dos Gatos” do Concelho de Braga já está colocada no quintal da sede da Junta de Freguesia de S. Victor.

Respondendo positivamente ao desafio da Associação Abandoned Pets e do Movimento Braga para Todos, que verificaram a existência de uma larga Colónia de Gatos nesse espaço, foi com muito agrado que recebemos a “Casa de Gatos”, construída e cedida pelo “Movimento 4 Patas”, coletividade da zona sul do país.

A Abandoned Pets acompanhou a chegada desta primeira “Casa”, que foi colocada no seu local, no passado dia 25 de Março e estando agora em fase de permitir que o gatos se adaptem e se aproximem desta “casa”.

Quer-se, com esta iniciativa, estimular e promover as políticas de defesa animal, controlando as colónias errantes e estimulando a esterilização dos elementos das mesmas.

Aferir-se-á a aceitação da mesma, para perceber se pode ser uma solução para os espaços públicos ocupados por colónias de gatos.

Obrigado Abandoned Pets, Braga Para Todos e Movimento 4 Patas

:: VISITA GUIADA – DIA DO PAI ::

A Junta de Freguesia de S. Victor, a Paróquia de S. Victor e a JovemCoop antecipam as celebrações do Dia do Pai, convidando os interessados em participar numa visita guiada pelo património da Freguesia.

A visita guiada inicia-se na Igreja de S. Victor, onde se abordará a sagração do templo, em 19 de Março de 1698, tendo S. José como segundo orago. A visita continuará pela Capela de S. Victor-o-Mártir (onde se diz que S. Victor terá nascido) e pela Capela de S. Victor-o-Velho (onde, segundo a lenda, S. Victor foi martirizado).

Com esta atividade, além de divulgarmos o Património da Freguesia de S. Victor, queremos assinalar a importância da estrutura Família e dos valores familiares, homenageando todos os PAIS.

A visita inicia-se às 10h na Igreja de S. Victor e para participar graciosamente, basta FAZER AQUI A INSCRIÇÃO.

Celebração Dia Internacional Dia da Mulher

A 8 de Março celebra-se o Dia Internacional da Mulher.

Acreditamos que este dia deve ser vivido todos os dias do ano, mas aproveitando a efeméride, homenageámos “A Mulher” na 6ª feira, dia 08 de Março.

A Junta de Freguesia de S. Victor realizou um evento tri-partido, como forma de celebrar o Dia, composto pela Inauguração da Exposição “Olhares Femininos”, numa mostra de retratos de mulheres, pertencentes ao Arquivo Aliança, em depósito no Museu da Imagem de Braga (Câmara Municipal de Braga).

Seguiu-se uma pequena conferência com dois ilustres oradores, por um lado, Rodrigo Azevedo falou-nos sobre  “A Mulher Educada e a Mulher Transgressora , em Portugal, na 1ª metade de Séc. XX; Por outro lado, Marta Mendes, da APAV, abordou “Alguns Apontamentos sobre o Quadro de Violência de Género”.

Para coroar a noite, o Grupo de Cantares Mulheres do Minho, entoaram cânticos polifónicos, alusivos às Mulheres, num repertório tradicional que se quer perpetuado pelas gerações.

No final desta sessão, Ricardo Silva, Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, ofereceu, em jeito de agradecimento, aos dois oradores e à representante do Grupo de Cantares Mulheres do Minho, um símbolo heráldico da Freguesia, estampado em bandeja cerâmica, bem como um livro da Procissão da Burrinha.

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto.

No início de 1917, na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917. A data da principal manifestação, 8 de Março de 1917 , foi instituída como Dia Internacional da Mulher pelo movimento internacional socialista.

Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de Março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou políticas.