Proponente – Miguel José Araújo de Barros

Proposta – O Projecto visa promover intercâmbios culturais e sinergias entre escritores e artistas de países da UE com a intenção de partilhar as suas experiências e caminho criativo na escrita e publicação. Associação Juvenil Synergia convidou um porta-voz de uma associação italiana, Pietro Martinetti para reproduzir um curso que “Liberi di Volare” realizado em Itália. Este curso tem um grande potencial e pode ter um grande impacto na vida cultural de Braga.

O formato do projecto foi concebido para ser reproduzido em grande escala e, se necessário, para estabelecer uma parceria duradoura para os intercâmbios e as interacções culturais entre as associações da UE.

O principal objectivo deste projecto é utilizar a escrita criativa como uma ferramenta para dar valor e revigorar o interesse e a difusão da literatura e da literacia entre os jovens europeus.

Além disso, tem a finalidade de promover a união e a mistura cultural entre as diferentes tradições literárias europeias com a ambição de criar sinergias e colaborações entre todos os povos que trabalham com todos os tipos de escrita. Além disso, este projecto visa dar as ferramentas para expressar as experiencias e dificuldades de todos os jovens, especialmente aqueles com desvantagens sociais. Isto tem o objectivo de permitir que estes desabafem se “fundam” numa actividade criativa dando-lhes a oportunidade de conviver com pessoas da mesma idade com os mesmos interesses.