Francieli Castro foi a vencedora da 1.ª edição do Concurso de Fotografia “S. Victor por uma Lente” subordinado ao tema ‘Património e Monumentos de S. Victor’. O propósito do concurso é desafiar todos os apaixonados da fotografia a revelar as perspetivas individuais de cada fotógrafo, dinamizando o sector da arte da captação de imagens, além do claro propósito de rejuvenescer e encorpar o banco de imagens da freguesia de S. Victor. Uma vez que os objetivos foram cumpridos, a Junta de Freguesia de S. Victor anunciou uma nova edição em 2019, ficando por definir o tema do mesmo.
Na cerimónia de anúncio dos premiados e entrega de prémios, que decorreu no Espaço Galeria da Junta de S. Victor, o júri foi unânime em reconhecer a “elevada qualidade” das fotos a concurso, destacando a foto vencedora “pelas cores, pelo enquadramento e pelo momento perfeito de uma imagem fabulosa”.
A imagem “Sete Fontes – água bebedouro”, de Francieli Castro alcançou o primeiro lugar, seguindo Carolina Gomes, com o trabalho “Lente por Lente” e “Espelho”, de Francisco Maia, granjeou o terceiro lugar do pódio.
O anúncio e a atribuição dos prémios foram realizados por Ricardo Silva, Presidente da Autarquia de S. Victor, que fez questão de dirigir uma palavra de “reconhecimento e enaltecimento para com estes participantes que mostram as particularidades da nossa freguesia, destacando os pormenores ou os cenários com que convivemos diariamente, mas que, pela azáfama do dia-a-dia, nos passam despercebidos. Este é um tributo ao sentido da visão, mas também um claro reconhecimento a quem tem a coragem de partilhar a sua sensibilidade artística.
O Júri, composto por Adriana Henriques, artista plástica, Adão Silva, designer gráfico e por Sérgio Freitas, fotógrafo, decidiu, ainda, atribuir, entre os 32 trabalhos a concurso, quatro menções honrosas, destacando “Pray for Us” de Joana Teixeira, “Entre as Ruas” de Paulo Martins, “ Sete Fontes (Reflexo), de Francieli Castro e “Tubular”, de Margarida Pereira.
Esta edição de “S. Victor por uma Lente” foi totalmente dedicada ao tema “Património e Monumentos”, com o intuito de celebrar o Ano Europeu do Património, num feliz acaso da inauguração e atribuição de prémios ter decorrido no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorado a 18 de Abril.