O auditório da Escola EB 2,3 Dr. Francisco Sanches foi pequeno para acolher a elevada afluência de público à 4.ª edição da iniciativa “Cantar as Janeiras em S. Victor”, organizada pela Junta de Freguesia de S. Victor.
O evento decorreu no dia 21 de Janeiro e contou com a participação de sete grupos muito amigos da nossa autarquia.
Grupo Coral de Guadalupe, Grupo de Cavaquinhos e Cantares “Ecos da Minha Terra”, Orfeão de Braga, Agrupamento CNE 660/Montariol, CDCR dos CTT de Braga, Grupo Coral do Centro Social da Quinta da Armada e Associação Cultural e Festiva ‘Os Sinos da Sé’, foram os grupos que passaram pelo palco do auditório, entoando cada um deles quatro temas.
“Por aqui se vê a riqueza do nosso cancioneiro e do património etnográfico pois são sete grupos, cada um interpreta quatro temas e não houve um cântico que se repetisse. Ou seja, no total são 28 músicas de Reis e Janeiras que temos oportunidade de ouvir”, referiu Ricardo Silva, presidente da Junta de S. Victor. O autarca realçou ainda que enquanto presidente da Junta é para ele “um orgulho” ter na freguesia grupos que preservam as tradições, como é caso destas sete coletividades que foram convidadas para a iniciativa que animou a tarde de 21/01.
Ricardo Silva mostrou-se ainda bastante satisfeito com a adesão dos seus fregueses, demonstrando-se, assim, que as tradições e a sua preservação também dizem muito a quem reside no centro urbano. Referiu igualmente que o trabalho com os grupos, colectividades e associações é continuo para este executivo local, que se orgulha de ter uma calendarização de actividades ao longo de todo ano. “A freguesia de S. Victor é rica do ponto de vista associativo e é intenção da Junta de Freguesia valorizar os Grupos Culturais e todo o movimento associativo, num evento que funciona como mostra daquilo que os grupos tão bem sabem fazer”, rematou.
Neste evento esteve o Presidente da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto, João Pires, bem como a Vereadora da Cultura do Município de Braga, Lídia Dias, a quem foi solicitado para auxiliar na entrega das lembranças da 4ª edição do “Cantar as Janeiras”.