Reuniram, no dia 15 de maio, no auditório da Autarquia de S. Victor, os 5 Executivos Juniores das escolas desta Freguesia, numa verdadeira Assembleia Magna de Executivos, presidida por Hortense Santos, Presidente da Assembleia Municipal de Braga.
Na abertura da sessão, Ricardo Silva, presidente da autarquia de S. Victor, elencou as principais premissas deste projeto educativo. Primeiramente, importa que todos os alunos possam conhecer os órgãos de governação e entender a sua formação e importância; Depois, importa saber o que é a representação de uma comunidade, a confiança de quem elege e a avaliação que deve ser constantemente realizada junto da população. Por outro lado, importa preparar as crianças e jovens de hoje a serem os políticos do amanhã e a prepararem-se para serem líderes da sua geração, ajudando a mudar o mundo para melhor. E se a lei vier a ser alterada e conferir o poder dos jovens votarem aos 16 anos, então que esta atividade seja, também, uma agente educativo e pedagógico para ajudar a interpretar as opções políticas.
Nas palavras de Ricardo Silva, “este Executivo Júnior é uma atividade que visa verdadeiramente mostrar aquilo que deve ser o desígnio de uma “Cidade Amiga das Crianças”, começando por ouvir as crianças e as suas ideias para a cidade. Sabemos que podem não ser as crianças de hoje a usufruir das ideias partilhadas, mas é uma responsabilidade dos políticos não pensar somente no presente, mas sobretudo, pensar no amanhã e nas opções que beneficiarão as gerações futuras”.
Após esta intervenção, cada um dos Presidentes dos Executivos Juniores realizou uma alocução. O Presidente Júnior da EB1 do Bairro Eng. Duarte Pacheco, Tomás Lourenço, lembrou que “esta é uma iniciativa que permite conhecer e vivenciar grande parte da estrutura física e humana dos Órgãos de Poder Local”, tendo destacado a visita às obras do Complexo Desportivo da Rodovia, como um dos pontos altos da iniciativa. O Presidente Júnior, Tomás Oliveira, em representação da EB1/JI das Enguardas, afirmou que “a participação no Executivo Júnior, fez-nos compreender como o Poder Local pode ajudar as populações, as instituições e, neste caso particular, as escolas”. Na EB1 de Santa Tecla, o Presidente Júnior David Gonçalves, fez-se representar pela Vice-Presidente Daniela Vivas, que exaltou “que a escola só pode ser tão boa quanto os alunos, os professores e colaboradores que possui, e que estes só podem ser tão excelentes quanto o apoio que sentem do órgão de administração e gestão do Agrupamento de Escolas e da Freguesia”. Referente à EB1/JI do Bairro da Alegria, a Presidente Júnior Leonor Pedras, destacou “ o diálogo inter-geracional, pois contactámos com os adultos que ocupam hoje as profissões e lugares que amanhã poderão ser ocupados por nós”. Esta Autarca Júnior lembrou, ainda, a viagem à cidade de Pontevedra e a parceria realizada com o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, que permitiu assistir a um concerto de guitarra e piano no Conservatório Manuel Quiroga, em Pontevedra. Por fim, a Presidente Júnior da EB1 de S. Victor, Francisca Lopes, agradeceu aos colegas a confiança que depositaram no seu executivo para representar toda a escola e agradeceu à Junta de Freguesia de S. Victor o envolvimento e o estímulo para a intervenção política, dando a conhecer o seu papel e a preparação para assumir responsabilidades. A Presidente Júnior Francisca alertou estar consciente que “não é fácil gerir dinheiros públicos, pois não é possível atender a todas as necessidades”, mas finalizou a sua intervenção de forma lapidar: “ Se o objetivo desta iniciativa era semear o gosto pela política aos alunos, em mim a semente já cresce, pois eu gostaria de, um dia, vir a exercer um cargo político”.
À medida que cada Presidente Júnior terminava o discurso, recebia das mãos do Presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Silva, o equipamento adquirido, após discussão entre pares, em cada Executivo Júnior. Assim, a EB1 Bairro Eng. Duarte Pacheco recebeu uma coluna de som portátil e as restantes escolas (Santa Tecla, Enguardas, Bairro da Alegria e S. Victor) receberam projetores multimédia, para utilização mais profícua nas salas de aula.
Numa intervenção dirigida aos 35 alunos dos 5 executivos Juniores, Lídia Dias, Vereadora da Educação e Cultura do Município de Braga, mostrou-se agradada com esta iniciativa, louvando todos os executivos pela participação, pelas ideias expostas e pela forma em como se envolveram neste projeto. Lídia Dias afirmou que este pode ser um excelente exemplo a replicar noutras autarquias e escolas, confirmando que “se há dias mais complicados no exercício autárquico, há, também, aqueles dias, como o de hoje, que nos enchem de orgulho e nos motivam a continuar o nosso trabalho. A Vereadora informou os 5 Executivos Juniores que tudo fará para que esta iniciativa possa integrar o XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que se vai realizar na cidade de Cascais, em novembro deste ano.
O Adjunto da Direção do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, Gastão Veloso, dirigiu-se aos alunos dizendo que “estas são as atividades que marcam e nos influenciam no nosso percurso de vida”.
A Presidente da Assembleia Municipal, Hortense Santos, afirmou ter sido um privilégio liderar esta Assembleia de Executivos Juniores, que mostra bem o potencial das gerações do futuro. A correta preparação para o exercício dos cargos públicos é cada vez mais uma necessidade, porque reflete-se no quotidiano das pessoas. Os políticos têm de estar à altura da responsabilidade que lhes é confiada”, atirou Hortense Santos, terminando a sua intervenção com uma congratulação à Junta de Freguesia e às Escolas pelo sucesso desta iniciativa.