A Junta de Freguesia de S. Victor, no âmbito das actividades da Academia S. Victor, inaugurou, no dia 20 de Janeiro, a Exposição“O FIO DO LABOR E BORDAR COM AMOR”, como mostra do resultado do Curso de Bordados Tradicionais.
Este curso, sob a orientação da Monitora Palmira Leite, funciona nas instalações da Junta de Freguesia às terças e quintas-feiras entre as 21h e as 22h30, e esta exposição surge do resultado dos muitos trabalhos que foram realizados ao longo dos últimos anos, pelas formandas do curso.
O ato inaugural contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, que se regozijou com a continuidade deste curso, fundado nos tempos em que era presidente da Junta de Freguesia de S. Victor e instigou as formandas mais jovens a aprender e a dar sequência ao trabalho da Professora Palmira Leite.
Coube ao Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva agradecer o empenho de todas as formandas que compuseram esta exposição, bem como reconhecer o enorme trabalho perpetrado pela Prof. Palmira Leite na defesa e continuidade das nossas tradições, através do 16º ano de funcionamento do curso de bordados tradicionais.
Além de ser uma atividade de lazer e de permanente boa disposição na defesa dos nossos costumes e tradições, este curso permite a aprendizagem e aplicação de bordados tradicionais de Braga ( Vila Verde e Guimarães), de Viana do Castelo, Castelo Branco, Tibaldinho, Caldas, S.Miguel (Açores) e Madeira, bem como tapeçarias de Arraiolos e Ponto Cruz.
Sendo um incremento nas atividades de proteção às artes e à cultura, este curso pretende ser, além de um momento de educação e aprendizagem, também, um espaço de salutar convívio e partilha de estados de alma.
Por isso, convidamos todos os amigos e interessados a passarem pela Junta de Freguesia de S. Victor e a usufruirem da Exposição “O FIO DO LABOR E BORDAR COM AMOR”, que decorre até dia 08/02, no Espaço Galeria da JF S. Victor.